TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recreação Na Escola Primaria (resumo)

Dissertações: Recreação Na Escola Primaria (resumo). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

A Recreação na Escola

Ao passar dos anos, a escola teve que se modificar, devido as grandes mudanças sofridas pela sociedade em geral, principalmente suas matérias e métodos de ensino.

Enquanto a Psicologia e a Biologia mostravam que as crianças eram diferentes uma da outra no crescimento, amadurecimento e aprendizagem, a Sociologia mostrava o seu desenvolvimento social, fazendo com que a criança fosse vista de outra maneira também, como uma pessoa em formação, diferentes uma da outra, cada uma tendo características próprias.

A escola passou então a se preocupar com o desenvolvimento integral do aluno, tendo que se preparar para “O Bom Aproveitamento do Lazer”, a fim de evitar que ele fosse transformado em para atividades prejudiciais.

Até hoje alguns reclamam do barulho que as brincadeiras causam na escola durante o chamado “recreio” que é a hora da merenda e de ir ao banheiro.

As atividades recreativas passarão a ser aceitas onde houvesse crianças. Depois de serem vistas como diversão inócua (que não trás dano e nem prejuízo, inofensivo), vieram a ser encaradas como úteis ao descanso dos professores.

A recreação na escola é um meio de realizar o desenvolvimento harmonioso de cada aluno e ajudar a se integrar no grupo social.

O valor da recreação é maior porque é acompanhada com alegria, fazendo com que resulte no seu objetivo.

Porque não são apenas passatempos, pois são definidos seus objetivos.

Os projetos de jogos, danças, trabalhos manuais, representações e festas nas escolas devem ser planejados e não realizados no calor do momento. As recreações nas escolas são de suma importância, pois contribuem para a saúde, desenvolvimento físico, desenvolvimento social, proteção dos acidentes nas ruas, entre outros.

1 - Quais são os benefícios que as crianças adquirem ao passarem boa parte do seu tempo brincando?

R: Aprendem a explorar as possibilidades do próprio corpo, fazendo com que tenham uma leve noção do que são ou não capazes de fazer; coordenam seus movimentos, descobrem o mundo físico e social e aprendem a exprimir suas ideias e sentimentos, dentro outros vários benefícios.

2 – qual o objetivo da prática da recreação?

R: Dar alegria as crianças por meio de atividades saudáveis, para q elas sejam estimuladas positivamente.

Dar a elas a possibilidade de fazerem experiências, livres de pressões, castigos e/ou repreensões.

Oferecer atividades que contribuam não só para o desenvolvimento pessoal, mas que facilitem seu ajustamento social, promovendo assim uma boa educação para o bom emprego do tempo livre.

Ampliar seu repertório de atividades recreativas, fazendo com que as crianças conheçam uma variedade de ocupações prazerosas que possam praticar na infância, na adolescência e na idade adulta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com