TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que professores do conteúdo da escola de matemática nos primeiros anos de prioridade da escola primária?

Tese: Que professores do conteúdo da escola de matemática nos primeiros anos de prioridade da escola primária?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Tese  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 3

Que conteúdos da matemática escolar professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental priorizam?

O titulo desde trabalho traz umas da questões que busquei responder em minha pesquisa de doutorado. A motivação daquela pesquisa foi compreender as concepções de Matemática e de seu ensino expressas por um grupo de 116 professores dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da observação de suas aulas.

Assim, um dos objetivos do estudo foi identificar a seleção e a distribuição dos conteúdos da matemática escolar trabalhados pelos professores, nas aulas observadas. Neste processo, foi possível verificar as situações mais recorrentes, que, apesar de não descreverem todas as aulas nem todos os professores, ajudam a compor um quadro da Matemática que ocorre na maioria das salas de aula observadas e discutir algumas das concepções comuns a muitos professores.

È discutido aqui a distribuição dos conteúdos observados pelos quatro blocos estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (Brasil, 1998), a saber: Números e Operações, Grandezas e Medidas, Espaço e Forma e Tratamento da Informação.

Para listar os conteúdos, neste banco de dados, busquei utilizar termos ou expressões que expressassem, sem deixar dúvida, o tópico de Matemática trabalhado. Por exemplo: expressões numéricas, adição de naturais, reta numérica, sólidos geométricos, medida de capacidade. Há ainda registros como operações com naturais, quando o professor propôs atividades envolvendo as quatro operações, ou como medidas, que significa que o trabalho com medidas foi realizado com vários tipos de grandezas.

Vale ainda destacar que devemos trabalhar com aulas que incentive o aluno a aprender de uma forma mais clara e que possa assimilar o conteúdo .

È o bojo desta discussão que o Ministério da Educação publica um referencial curricular nacional em 1998, intitulado Parâmetros Curriculares Nacionais. Apesar da Flexibilidade que os PCN pressupõem, por se tratar de uma referencia curricular nacional foi escolhido como parâmetro para minhas analises sobre a relação de conteúdos observados.

Ao contrário do esperado, a ênfase em conteúdos da área de Números e Operações é maior na rede privada do que na rede pública. Além disso, conteúdos dos campos relativos às Grandezas e Medidas e ao Tratamento da Informação foram encontrados com maior frequência na rede pública, provavelmente porque os professores desta rede reconhecem a importância e fazem uso mais frequente de atividades contextualizadas.

Sabemos então que apesar da dificuldades, os conteúdos como Aritmética, da geometria , das grandezas e medidas devem estar inseridas para os anos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e eles são muito importantes pois utilizamos eles de uma forma informal no dia a dia es vezes não sabemos , mas eles estão inseridos em tudo o que fazemos no dia a dia , desde a nossa moradia até em veículos que nos permitem nos transportar de um local para o outro.

Os conteúdos matemáticos estão inseridos em nosso cotidiano então vamos olharmos para o lado que ele estará de uma forma que as vezes não vemos , mas se nos aprofundarmos mãos no assunto vermos que esta cada dia mais frequente em nosso dia .

A forma mais elabora de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com