TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento De Pessoal

Artigos Científicos: Recrutamento De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 2

Recrutamento de pessoal

O Recrutamento de pessoal é um método muito utilizado nas empresas para iniciar o processo de contratação de funcionários para diversas áreas e funções. Através dele, a empresa divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher.

Como funciona o recrutamento de pessoal

O processo de recrutamento de pessoal começa quando surge a necessidade de preenchimento de um ou mais postos de trabalho na empresa. O setor responsável recebe a solicitação de pessoal, geralmente com o perfil do candidato, experiência exigida, qualificações etc.

O processo de recrutamento de pessoal precisa ser alimentado por fontes de recursos humanos que estejam interessados nas vagas disponíveis e também que preencham os pré-requisitos estabelecidos pelo RH da empresa. Para isto, é necessário que a empresa analise qual é a sua necessidade e qual a fonte (empresas, universidades, cursos técnicos etc.) que deseja explorar em cada processo seletivo. Quanto maior o número de candidatos recrutados, mais rico será o processo e maiores serão as chances de se encontrar o profissional ideal para aquela vaga.

As opções de fontes de profissionais a serem exploradas podem ser: recrutamento interno, recrutamento externo ou recrutamento misto.

Recrutamento Interno

Este tipo de recrutamento consiste na divulgação de vagas e busca de mão-de-obra dentro da própria empresa, contemplando apenas os funcionários que nela trabalham e que podem vir a ser aproveitados em outras vagas (novas ou antigas). Esta divulgação pode ser feita através de cartazes em locais de grande circulação de funcionários como copa, refeitório, corredores, através de e-mails, jornais eletrônicos de circulação interna e comunicados formais.

Uma das grandes vantagens de se utilizar este método é o baixo custo, uma vez que não se faz necessária a contratação de uma empresa especializada para realizar o processo de divulgação e contratação de pessoal. Outra grande vantagem é a valorização dos funcionários da empresa, uma vez que estes se sentem privilegiados por serem a primeira opção de contratação da empresa.

Já a desvantagem seria o circulo vicioso que se cria ao preencher uma vaga e vagar outra dentro da empresa. Outro problema causado pelo recrutamento interno pode ser o baixo nível de oxigenação de talentos, uma vez que a empresa utiliza apenas as pessoas que já trabalham nela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com