TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento De Pessoal

Trabalho Universitário: Recrutamento De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO AO RECRUTAMENTO DE PESSOAL

O Recrutamento e Seleção de pessoas é o processo realizado para agregar talentos às empresas. Nos dias atuais está comum a terceirização deste serviço, com administradores, psicólogos, gestores de rh sendo requisitados em agências, consultorias de rh, etc.

Este processo de recrutamento de pessoal visa buscar no mercado pessoas que se adequam ao perfil da vaga a ser preenchida na empresa, buscando demonstrar habilidades necessárias para lidar com o ambiente competitivo e exigente das empresas que são formadas por um mercado dinâmico.

Chiavenato também propôs que que este recrutamento de pessoal pode ser definido como a escolha da pessoa certa para o cargo certo, aqueles mais adequados aos cargos existentes dentro da organização com o intuito de aumentar a eficiência e o desempenho no quadro de colaboradores.

O recrutamento pode ser divido nas seguintes etapas:

1 – recebimento da vaga;

2 – divulgação das vagas em fontes e parceiros de recrutamento;

3 – análise e triagem de currículos;

4 – convocação dos candidatos para o processo seletivo.

Sintetizando estas etapas teremos:

O recrutamento se inicia quando se recebe a liberação da vaga e é estipulado o perfil profissional necessário para a organização onde serão escolhidos quais são os critérios para a aprovação do currículo.

Será escolhido se o recrutamento será interno ou externo. Sendo o recrutamento interno a divulgação da vaga dentro da própria empresa, tendo como vantagem o baixo custo com fontes de recrutamento. Já no recrutamento externo a divulgação da vaga é feita no mercado com anúncios em agências de emprego, consultorias, jornais, etc. A desvantagem muitas vezes é a desmotivação dos colaboradores internos da empresa sentirem-se desconsiderados para o processo seletivo.

O currículo é o cartão de visitas do candidato. Nele são encontrados dados pessoais do candidato, assim como as suas experiências profissionais e formação acadêmica. Com o currículo em mãos, o recrutador irá verificar se o candidato possui o perfil para a vaga em aberto e em seguida irá chama-lo para a entrevista onde será verificado o teor das informações.

Ao convocar o candidato para o processo seletivo é ideal que o recrutador use de clareza nas informações, empatia, apresentando a empresa e a vaga, focando as condições de trabalho. Pode-se usar também o contato telefônico para se verificar a fluência verbal, desenvoltura e motivação para participar do processo.

Após o candidato ser aprovado na entrevista, aplicam-se testes para se verificar o comportamento, amostras de rendimento e personalidade e também testes específicos na área a qual está sendo recrutado para verificar o grau de conhecimento.

É na entrevista pessoal que se decide realmente se o candidato está apto para o cargo. Após esta etapa o candidato fará exames médicos para averiguação da sua saúde ou se existe algo que o impossibilite de exercer o cargo. O candidato tendo aprovação final, inicia-se o processo de admissão, onde o recrutador solicita os documentos necessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com