TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento e Seleção e Direito do Trabalhador

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

Entrevista de emprego

Quando se trata de contratação de novos funcionários, as empresas então sendo mais rigorosas. O Departamento de Recursos Humanos é o responsável pelas etapas do processo seletivo, desta forma, deve possuir colaboradores competentes para identificar pessoas com capacidade técnica e com comportamento e atitudes adequados a cultura da empresa. Para que o selecionador sinta maior segurança na entrevista, é importante que ele faça o planejamento adequado, fazer perguntas obejetivas ajudara a conhecer melhor o candidato.

É interessante reparar na forma de se vestir, no horário em que o candidato chegou em relação ao combinado e as atitudes como forma de se sentar e agir durante a entrevista. Isso sempre vai contar pontos negativos ou positivos para o candidato ao cargo.

Minhas experiencias

Ate então como selecionador não tive a experiência de participar de um teste seletivo, mas com candidato sim. O cargo era vendedor e o selecionador usou a dinâmica mais obvia que seria “vender”, como a loja era de eletrodomésticos ele no mesmo momento da entrevista se fez passar por um cliente, e eu como candidato e vendedor supostamente dizendo deveria convencer que meus produtos eram de boa qualidade e assim fechando a venda.

Hoje me sinto preparado e bem motivado para organizar um teste seletivo como organizador, usando uma serie de questões e dinamizando a entrevista.

- Adicional de Periculosidade, Insalubridade e Penosidade

O ambiente de trabalho pode induzir a mecanismos de agressão ao ser humano, como a potencialidade carcinogênica, mutagênica, teratogênica, exposição a inúmeros patógenos, ruído excessivo, riscos de queda, situações penosas entre outras. A maciça incorporação de tecnologias de automação, a constante fragmentação do trabalho vem modificando substancialmente o papel do trabalhador junto ao coletivo.

PERICULOSIDADE:  CONFORME A CLT ART. 193 O TRABALHO REALIZADO EM AMBIENTES PERIGOSOS O ADICIONAL É DE 30% REFERENTE AO SALARIO BASE.

INSALUBRIDADE: OS PERCENTUAIS DE INSALUBRE VARIAM DE 10%, 20% OU DE ATE 40%. DEPENDENDO DO GRAU DE RISCO A SAUDE DO TRABALHADOR.

A RESPEITO DO PENOSO NÃO ESTA DEFINIDO O ADICIONAL.

13° SALARIO:  13º salário faz jus o trabalhador urbano ou rural, o trabalhador avulso e o doméstico. O pagamento do 13º salário é feito com base no salário de dezembro, exceto no caso de empregados que recebem salários variáveis, por meio de comissões ou percentagens, quando o 13º deve perfazer a média anual de salários. Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas. Se a opção for por uma única vez, o pagamento deve ser feito até o dia 30 de novembro.

FÉRIAS

Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração. Após cada período de doze meses de vigência do contrato de trabalho o empregado tem direito a férias na seguinte proporção:

*Trinta dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de cinco vezes;

*vinte e quatro dias corridos, quando houver tido de 6 seis a quatorze faltas;

*Dezoito dias corridos, quando houver tido de quinze a vinte e três faltas;

*Doze dias corridos, quando houver tido de vinte e quatro a trinta e duas faltas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (297.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com