TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recurso Humano

Trabalho Universitário: Recurso Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação de desempenho humano

Avaliar é uma prática antiga que começa assim que um homem emprega outro e ele tem de avaliar o cargo que ele ocupa. Para ela ser eficaz deve basear-se nos resultados das atividades do homem no trabalho e nunca em suas características de personalidade.

A avaliação de desempenho só teve sua ampla divulgação entre as empresas após a segunda guerra.

Durante muito tempo a preocupação da empresa era a eficiência da máquina se ela produzia muito ou pouco, e o homem era visto como um objeto de interesse da organização já que ele era manipulável, por ser motivado pelo salário e pela economia.

Conceitos

Avaliar e estimular o potencial dos funcionários é um procedimento da avaliação do desempenho. Seu caráter é fundamental para direcionar os desvios, apontar as dificuldades e promover incentivos para a empresa.

A avaliação do desempenho humano deve ocorrer todos os dias e não apenas nos momentos formais da empresa.

Na maior parte das vezes, a avaliação do desempenho é responsabilidade da linha e função de staff, e claro, com a assistência do órgão de Administração de Recursos Humanos – ARH.

Responsabilidade pela avaliação do desempenho

A responsabilidade pelo processo de verificação, medição e acompanhamento de desempenho humano é atribuída a diferentes órgão dentro da organização.

Em algumas organizações a responsabilidade pela avaliação fica atribuída a um órgão de Staff na área de Recursos Humanos, em outras fica atribuída a uma comissão de avaliação e em outras ficar descentralizada, fixando-se na empresa do empregado. E nem sempre a administração do plano de avaliação de desempenho é função exclusiva do órgão de ARH.

Quem deve avaliar o seu próprio pessoal é o chefe, que melhor que ninguém tem condições de avaliar os seus pontos fortes e fracos.

Objetivo da Avaliação de Desempenho

A avaliação de desenvolvimento não tem um fim em si mesma, mas é um instrumento, um meio, uma ferramenta para melhorar as resultados dos recursos humanos da organização.

Os três objetivos fundamentais da Avaliação de Desempenho são:

Permitir condições de medição do potencial humano no sentido de determinar plena aplicação.

Permitir o tratamento dos Recursos Humanos como um recurso básico da organização e cuja produtividade pode ser desenvolvida indefinidamente, dependendo, obviamente, da forma de administração. Fornecer oportunidades de crescimento e condições de efetiva participação a todos os membros da organização, tendo em vista, de um lado, os objetivos organizacionais e, de outro, os objetivos individuais.

Métodos de Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho humano pode ser efetuada por intermédio de técnicas que podem variar intensamente, não se de uma organização para outra, mas dentro da mesma organização quer se trate de níveis diferentes de pessoal ou áreas de atividades diversas. Geralmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com