TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humano

Exames: Recursos Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O objeto de estudo dessa pesquisa é o planejamento estratégico em RH. Para que uma empresa obtenha sucesso, alcance seus objetivos e se mantenha competitiva no mercado, um fator indispensável é a elaboração de uma estratégia organizacional. Dentro desse contexto a presença do profissional de RH é fundamental, pois será essa a área que contribuirá para o alcance dos objetivos corporativos e, ao mesmo tempo, buscará atender às necessidades dos colaboradores.

A vantagem de se elaborar um planejamento estratégico em RH é que através dessa ação a empresa poderá garantir o alinhamento das ações voltadas para a gestão do conhecimento e de talentos com a estratégia e o negócio da organização, conseqüentemente, com o alcance dos resultados. É importante que a empresa dê um caminho a ser trilhado pelas pessoas que vão executar o processo. Esse planejamento, inclusive, é essencial para estabelecer os indicadores de resultados.

Nesse contexto, o objetivo desse trabalho monográfico é buscar, através de uma pesquisa bibliográfica, descrever as ações de RH visando o planejamento estratégico, levando em consideração que o primeiro passo para a área de RH elaborar um trabalho consistente é conhecer o negócio e o contexto da organização, ou seja, o mercado, as tendências e a concorrência.

Outro fator relevante é manter um estreito vínculo das ações propostas com os valores e a missão da empresa, pois isso irá demonstrar que a área de RH realmente conhece as necessidades dos colaboradores e, para isso, o RH precisa conversar e estar perto dos funcionários.

Durante a elaboração do planejamento estratégico, a área de RH precisa conhecer os recursos disponíveis, a equipe envolvida no processo, as possibilidades de inovação e as possíveis mudanças no negócio em curto, médio e longo prazo, além de observar a viabilidade de investimento do tempo que será exigido dos profissionais de outras áreas

O planejamento estratégico de Recursos Humanos pressupõem um amplo envolvimento dos próprios funcionários em sua elaboração, quer apontando situações peculiares e especificas da cultura empresarial formal (ou mesmo informal) da empresa, quer retratando expectativas, riscos, pontos a melhorar

Mesmo que o funcionamento do planejamento estratégico de Recursos Humanos esteja devidamente ajustado e em funcionamento, há de se ter em mente que a área mais sujeita às mudanças na empresa resultantes dos contextos de economia e política, é exatamente a de Recursos Humanos. Assim, para que o projeto obtenha validação permanente, é fundamental que periodicamente ele seja atualizado, refinado, aperfeiçoado e incorpore novas ferramentas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com