TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Dissertações: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................. 3

2 DESENVOLVIMENTO...................................................................................... 4

2.1 LIDANDO COM SITUAÇÕES DE ESTRESSE................................................ 4

2.2 LIDERANÇA..................................................................................................... 4

2.3 A QUALIDADE DA COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS................................ 5

2.4 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL....................................................... 6

3 CONCLUSÃO................................................................................................... 7

4 REFERÊNCIAS................................................................................................ 8

1 INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é identificar como um grupo de empresário de uma pequena cidade do Rio de Janeiro conseguiu resolver a questão de exportação das rochas ornamentais, tendo em vista que uma empresa que fazia parte do grupo saiu para agir isoladamente e por ser a única que possuía equipamentos modernos, com capacidade de produzir em grande escala e com qualidade, também com experiências no ramo das exportações. Enquanto que as demais eram microempresas familiares com equipamentos e estruturas quatse artesanais. Essa empresa com os equipamentos mais qualificados abandonou as demais para trabalhar isoladamente, então os 21 (vinte e um) empresários das outras empresas tinham uma dramática decisão, em que eles deveriam decidir se desistiriam do projeto de exportação ou se capacitavam para as exigências do mercado internacional em pouco tempo.

Ao buscar uma solução para transformar a sua dura realidade o grupo de empresários encontrou junto ao SEBRAE ajuda necessária como alternativa para a superação do obstáculo.

Portanto ao discorrer o trabalho entenderemos como uma ação articulada pode transformar uma realidade que parecia não ter solução.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 LIDANDO COM SITUAÇÕES DE ESTRESSE

Numa cidade pequena situada ao noroeste do estado do Rio de Janeiro, há um grupo de empresários no ramo de rochas ornamentais, os quais estão procurando a solução para o primeiro contrato de exportação, após serem abandonados pela empresa âncora que era a única que possuía equipamentos modernos capaz de produzir grandes volumes de peças com qualidade, onde teriam que fazer peças com a mesma qualidade que atenderia as necessidades do mercado externo. A partir daí gerou-se o estresse em meio aos empresários. Segundo Lazarus e Folkman (1984 apud JACQUES, 2003) o estresse psicológico é definido como uma relação entre a pessoa e o ambiente que é avaliado como prejudicial ao seu bem-estar.

Eles passaram pelo momento mais estressante de suas vidas, além de terem sido abandonados pela matriz, teriam que resolver a situação em curto período de tempo.

Em busca de soluções, os empresários foram até ao SEBRAE onde discutiram ideias e alternativas para a problemática gerada. Conseguiram, então, resolver o problema de estresse que estavam passando, através de muita união, cooperação, dedicação e uma equipe focada em alcançar a meta estipulada, conforme instruções recebidas.

2.2 LIDERANÇA

A autora Mônica Maria Silva do livro de gestão de pessoa diz que a liderança é a capacidade de exercer influência sobre outros indivíduos.

Existem dois estilos de liderança, a autocrática e democrática; na autocrática onde o líder é centralizador, somente ele toma as decisões, e esperam que seus liderados o obedeçam. Com o primeiro estilo de liderança detectamos que a empresa âncora tinha este tipo de liderança, pois achava que somente ela podia fazer a exportação das pedras por ter mais tecnologia e infraestrutura, capaz de atender com qualidade; As outras 21 empresas estão dentro do estilo de liderança democrática, pois estimula o comprometimento e a responsabilidade dos subordinados, através de uma atitude comunicativa e de facilitador do trabalho do grupo, estimulando a criatividade e a utilização do potencial de sua equipe.

O processo de RH mais evidenciado nas empresas foi o de desenvolvimento, porque está ligado diretamente ao treinamento e a carreira, pois foi através desse processo que uma das empresas conseguiu desenvolver a qualidade na produção que levou ao êxito do grupo.

A ação que se adotaria, neste caso, seria a de aderir a Gestão Estratégica, que é o processo de decisão quanto aos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais. Baseando-se na provisão, aplicação, manutenção e desenvolvimento, buscando priorizar as pessoas como o ponto forte.

2.3 A QUALIDADE DA COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS

A palavra “comunicação” vem do latim communicare, que significa partilhar, associar, tornar comum e trocar opinião. Segundo Daft, comunicação é o processo pelo qual as informações são transmitidas ou entendidas por duas ou mais pessoas, geralmente com intenção de motivar ou influenciar o comportamento.

As comunicações entre esse grupo de empresários era informal. Muitos autores afirmam que vários problemas nas empresas ocorrem por falhas nos processos de comunicação. Sendo assim, uma organização que sabe se comunicar com seu quadro de funcionários, pode apresentar um grande diferencial frente à concorrência.

O problema é que na maioria das 21 empresas tinham uma estrutura quase artesanal, enquanto a empresa âncora tinha equipamentos modernos e também experiência no mercado externo. Então, a responsabilidade maior ficava centrada numa única empresa, enquanto as outras empresas menores se acomodavam com essa situação, não procurando se modernizar e nem se atualizar.

Se a empresa âncora não tivesse centralizado todas as articulações para ela as outras 21 empresas saberiam tomar decisões e se comunicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com