TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 6

Objetivos Específicos

• Analisar posturas de gestores.

• Perceber as relações de poder do gestor no ambiente de trabalho com seus subordinados.

• Analisar as implicações dessas relações no desempenho da produção dos funcionários.

• Coletar informações sobre o modelo de gestão interpessoal.

3. Justificativa

3.1 Oportunidade do Projeto

No curso Técnico em Transações Imobiliárias, o participante vai desenvolver competências relacionadas às diversas áreas que envolvem essa atividade. Com isso, estará preparado para prestar uma assessoria com a qualidade que requer uma transação imobiliária.

O curso prepara o participante para a realização de ações de compra e venda locação, permuta e administração de imóveis. Esse profissional pode atuar em empresas do setor imobiliário, construção civil, urbanizadoras, loteadoras, agentes financeiros, empresas prestadoras de serviços, empresas privadas e, ainda, como profissional autônomo.

3.2 Viabilidade do projeto

Este projeto é viável porque existe vasta bibliografia a respeito do assunto e a empresa Nogueira Imóveis dará acesso às informações, pois tem interesse no resultado final do trabalho, principalmente devido às possíveis modificações que estão sendo estudadas para implantação na mesma e o interesse em atender aos clientes com efetividade.

Por meio desse estudo a empresa Nogueira Imóveis terá mais conhecimento sobre seu modelo de gerenciamento de informações, podendo aprimorar seus métodos e até melhorar seus rendimentos financeiros e econômicos.

3.3 Importância do projeto

A importância deste projeto com a Teoria das Relações Humanas passou-se a influência da motivação no comportamento das pessoas. Embora este seja apenas um dos fatores internos que influenciam o comportamento humano, a ele é dado tanta importância porque a motivação atua, em geral, sobre as necessidades dos indivíduos, a fim de supri-las para atingir os objetivos, tanto pessoais como organizacionais (Chiavento, 1999).

No ambiente de trabalho, tudo pode acontecer, ou seja, tudo pode influenciar o comportamento das pessoas e, em conseqüência, influenciar nas relações interpessoais e provavelmente nos resultados das empresas, sejam em todos os sentidos. O ser humano é feito do ambiente em que vive, e que é gerado por necessidades básicas as quais motivam ou não para exercer determinadas tarefas, sejam as necessidades fisiológicas como alimentação, sono, atividade física, satisfação sexual, etc. Ou a necessidades psicológicas como segurança interna, participação, autoconfiança e afeição, necessidades de auto-realização como ímpeto para realizar o próprio potencial, estar em contínuo auto desenvolvimento, segundo a classificação feita por MOSCOVICI (2003).

2. TEORIA DE BASE

2.1 Representação dos trabalhadores na organização e sua motivação humana na empresa

O mundo do trabalho tem passado por grandes mudanças. Com o surgimento da grande empresa, da democracia economia e da democracia industrial, a participação dos trabalhos nas decisões organizacionais tem sido um dos temas mais controvertidos e debatidos. O desenvolvimento tecnológico das empresas capitalistas, ao ultrapassar os limites do mercado local, deixou os proprietários do capital – os capitalistas – alijados dos complexos e dinâmicas assuntos produtivos, os quais passaram a ser confiados a um corpo de administradores e técnicos especializados. Assim, o capitalista – seja empresário ou acionista – perdeu o controle direto da produção. O progresso econômico e tecnológico fez com que a produção não pudesse ser dirigida sem o consentimento dos trabalhadores, ainda mais quando estes possuem certo grau de educação e cultura e passam a pressionar no sentido de conquistar modificações em direção a uma democracia dentro das empresas. Enquanto nos países socialistas as decisões econômicas são tomadas pelo Estado e acima das empresas, nos países capitalistas surgiram modelos de representação dos trabalhadores nas decisões empresariais. CHIAVENATO, (1989, p.138).

Dentro os fatores internos que influenciam o comportamento das pessoas, daremos especial atenção à motivação.

Não é possível compreender o comportamento das pessoas sem um mínimo conhecimento da motivação de seu comportamento. É difícil definir exatamente o conceito de motivação, uma vez que tem sido utilizado com diferentes sentidos. De modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico. Esse impulso à ação pode ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) e pode também ser gerado internamente nos processos metais do indivíduo. Neste aspecto, a motivação está relacionada como sistema de cognição do indivíduo. Krech, Crutchfiel e Ballachey (apud CHIAVENATO,1989, p.138) explicam que “os atos de um ser humano são guiados por sua cognição – pelo que ele pensa, acredita e prevê. Mas, ao perguntar-se o motivo por que ele age daquela forma, está-se entrando na questão da motivação. E a resposta relativa à motivação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com