TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

O presente estudo trata-se de um caso de sucesso que é Restaurante Fellini. Um restaurante de ambiente agradável, atmosfera de harmonia e tranqüilidade, um cardápio variado, valorização dos clientes. Iremos destacar nesse estudo alguns pontos como: Gestão de Pessoas, Psicologia Organizacional e Comunicação, clima e cultura. Identificando qualidade de vida no trabalho, liderança exercida, sobre processo de RH.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas

Inicialmente Sr. Nelson, nos tempos de estudante foi trabalhar numa pizzaria. Quando voltou ao Brasil abriu uma pizzaria, mas não obteve sucesso, o ponto de venda e o produto não era algo que estava na busca do consumidor. Isso gerou alguns transtornos ao Sr. Nelson que eventualmente passou por fatores estressores; onde seus investimentos não obteve retiradas e lucros não viriam da maneira planejada.

Mesmo com todas essas dificuldades o empresário percebeu que necessitava de uma inovação. Sendo assim resolveu abrir um restaurante chamado Fellini, que se trata de um bufê fundado em 1993 na cidade do Rio de Janeiro. No começo não tinha muito sucesso, mas ai que deu a virada de sucesso. Fellini vinha trazendo um sucesso para organização, mas o empresário percebeu que a melhor forma de garantir o sucesso era valorização do capital humano,então resolveu investir na qualidade de vida do trabalhador. Iniciou o processo oferecendo aos mesmo uma alimentação saudável e balanceada, vacinas antigripais, e remédios gratuitamente, plano de saúde, incentivo a prática de esporte, verba para incentivo cultural, inclusão digital e cursos de culinária para aprenderem a preparar alimentos saudáveis em suas casas.

Outro fator muito importante, é que o que auxiliou essa empresa foi a liderança, pois os funcionários possui uma atuação importante, eles participam das decisões que ocorrem na empresa através de reuniões quinzenais, onde todos podem opinar sobre contratações, demissões em casos graves,(mas porém sendo casos muito graves, pois a empresa aposta sempre em segunda oportunidade).

Podemos acreditar que a empresa trabalha com liderança democrática. Onde todos podem opinar, assim ajudando a empresa crescer cada dia mais.

2.2 Comportamento, Clima e Cultura.

O clima organizacional é a qualidade do ambiente que é experimentada pelos integrantes da empresa e que influencia em seu comportamento.

Observandoda idéia acima podemos perceber que o clima e o comportamento da organização dependem muito dela mesmo, podemos observar em diversos pontos do texto onde é citada de maneira como a empresa trabalha e que a mesma consegue de grandiosa esse clima.

Em alguns trechos mostra como a cultura o clima e comportamento da organização influencia diretamente nos clientes e faz com que os funcionários convivam em âmbito agradavél e que se sentem satisfeitos com o que fazem e são devidamente recompensado pelo seus esforços. Trecho como: “

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com