TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Dissertações: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  3.707 Palavras (15 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

No presente Atividade Prática Supervisionada relata uma vivência em avaliação dos gestores da empresa MRT Construções Ltda., onde se observa a importância do Gerenciamento de Desempenho por relevância, possivelmente estratégica no ambiente organizacional, visto que é apresentado como instrumento identificador dos pontos fontes e fracos que contribuem ou dificultam para a eficiência da organização. Apesar de que existem críticas quantos a equívocos e inadequações na implantação do processo podendo torná-lo absoleto. A presente pesquisa de campo serviu para identificar quais as dificuldades enfrentadas pelos gestores, os benefícios e vantagens percebidas por eles com a implantação da Gestão de Desempenho na empresa. Analisamos o processo de implantação da gestão de desempenho na empresa MRT Construções LTDA, observando e identificando os desafios e vantagens da implantação de um processo de gestão de desempenho da empresa. Identificamos formulamos as seguintes hipóteses: A gestão de desempenho fornece informações importantes para vários processos de gestão de pessoas; A gestão de desempenho proporciona o desenvolvimento profissional dos funcionários; A situação da entrevista de avaliação, vista como desagradável pelos gestores, cria um empecilho no fornecimento de feedback necessário aos funcionários; Características do processo, tais como a subjetividade presente no julgamento dos avaliadores, políticas inadequadas de recursos humanos e inflexibilidade do método gera desmotivação e a falta de confiança na gestão de desempenho. Com isso obtivemos enriquecimentos da nossa percepção acerca das reais possibilidades e desafio do processo de Gestão de Desempenho. PALAVRAS-CHAVE: Gestão de Desempenho, Estratégia Organizacional na Gestão de Desempenho, Feedback, Características do processo de Gestão de Desempenho.

1. DADOS DA EMPRESA E SUAS PRÁTICAS:

1.1 Descrição da empresa Nome da empresa: MRT Construções LTDA

Segmento: Construção Civil Pavimentação e Terraplanagem Produtos Comercializados: Comercializamos Mão-de-obra qualificada

Porte: Médio Porte Quantidade de funcionários: 150 funcionários

Endereço: Av. Tancredo Neves , nº 1543 – Caminho das Arvores, Salvador – Ba. CEP- 41820-021 TEl: (71) 3341-3113

Endereço eletrônico: www.MRTconstrucoes.com.br

Logotipo: MRT Construções

Dados dos Proprietários: Odilardo Filho e Liana Meirelles

Justificativa: Chegamos a conclusão de que a Colega Marília , já trabalha a um bom tempo na Empresa, e já integra o RH desta. Tendo assim mais facilidade e acessibilidade das informações referente à Gestão da Organização.

Contato da Equipe na Empresa: Marilia Oliveira Cargo: Auxiliar de Recursos Humanos Tempo de Serviço na Empresa: 6 Anos

Sindicato da Categoria: SINTRACOM: Sindicato da Construção Civil

1.2 Sistemática de Gerenciamento da Gestão do Desempenho

Estruturar um sistema de gestão de desempenho em empresas de Médio Porte. Este trabalho propõe a estruturação de um Sistema de Gestão de Desempenho o chamado (SGD) orientando a empresas de Médio Porte. Utilizaremos os seguintes requisitos para a proposição dos indicadores de desempenho da empresa. O Sistema possui em torno de possui três fases: estabelecer quais as estratégias, análise de que tudo que foi feito processos e a configuração do sistema de indicadores. Entre os principais resultados da aplicação deste sistema as etapas têm-se como avaliação da estrutura dos processos de negócio da empresa e a definição de um grupo coerente de medidas de desempenho alinhadas com a estratégia da organização. A principal contribuição deste trabalho é a proposição de um sistema de gestão de desempenho estratégico suficientemente simples para a aplicação rápida em medias empresas.

1.3 Área de Gerenciamento da Gestão do Desempenho

Os Sistemas de Gerenciamento de Desempenho tem como objetivo proporcionar habilidades que apóiem a tomada de decisão, e conseqüentemente aumenta a vantagem competitiva da empresa. É uma ferramenta de gestão que mostra à efetividade do planejamento, coordenação e controle das atividades dos setores. Ela da suporte às chefias no gerenciamento dos operários e dos resultados dos trabalhos realizados. Voltados todos para alcançarem os objetivos institucionais. O Gerenciamento é estruturado em Cinco fases: AcompanhamentoPlanejamento do Trabalho (planejar o que vai fazer); Avaliação dedo Desempenho (conferir o andamento do desempenho); Plano de Desenvolvimento. Possuímos aqui AvaliaçãoDesempenho; Gerencial pela chefia imediata, ampliando o alcance desta aferição. Outras modalidades de avaliação foram desenvolvidas para atender às necessidades de Operários, Cargos de confiança, Coordenadores, gerentes e Diretores. Este que é o maior exemplo de que todos estão juntos na busca do Sucesso Organizacional, tanto quanto Pessoal. Tais processos possuem como principal característica a coleta de dados, para que posteriormente sejam processados para que se obtenha um conjunto de informações que serão agregadas e distribuídas em forma de conhecimento dentro da organização.

1.4 Papel das demais áreas da empresa neste gerenciamento

Na MRT os Sistemas de Gestão são ofertados para todos os setores e áreas dentro da organização. Após a coleta dos dados, preparamos e separamos por setores, este processo de gerenciamento. Ate mesmo a Diretoria, pois, eles estão aptos e com conhecimento exato do que cobrar dos seus operários.

2. METODOLOGIA DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

Mediante ao atual momento com o aumento da competitividade faz com que as empresas busquem constantemente informações sobre novas Metodologias, inovação em seus processos, utilizando ainda como ferramentas de melhoria de produção e de qualidade de serviços prestados aos seus clientes, objetivando alcançar a excelência em sua organização. Considerando os motivos acima, as organizações têm que realizar a medição de seu desempenho, para poder identificar as atividades que agregam valor ao produto e/ou serviços desenvolvidos pela empresa, avaliando o desempenho com seus concorrentes, rever estratégias organizacionais para curto, médio e longo prazo na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com