TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

RECURSOS HUMANANOS

CONCEIÇÃO MAGALHÃES

Tangará da Serra

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

CONCEIÇÃO MAGALHÃES

Tangará da Serra

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso (Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Comportamento,Clima e Cultura/(1º Semestre) Relações Interpessoais, Metodologia Cientifica, Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas].

Prof.

Tangará da Serra

Outubro, 2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

RESTAURANTE FELLINI

Tangará da Serra

Outubro, 2013

INTRODUÇÃO

Atualmente, as organizações vivem períodos de avanço tecnológico e competitivo, inerentes ao mundo globalizado, diferenciando-se através do seu capital intelectual. As mudanças nos cenários organizacionais provocam uma sobrecarga física e mental nas pessoas e as exigências e tensões atingem, principalmente, os níveis gerenciais. As pressões para resultados e os desgastes emocionais que os gestores enfrentam no ambiente profissional, tornam esses profissionais vulneráveis às doenças ocupacionais, principalmente o estresse. Da mesma forma que a dor é um sinal de que algo no corpo não está bem; conflitos internos, falta de motivação, absenteísmo, rotatividade e queda na produtividade, são também sinais de alerta na organização. Assim como a pessoa necessita da investigação do problema e tratamento, as empresas também necessitam investigar a origem dos seus problemas e buscar meios para solucioná-los, senão, também acabam adoecendo.

E no Restaurante Fellini a gestão de pessoas passou a ser uma versão atualizada do setor de recursos humanos, pois funciona na mesma linha de pensamento, onde a qualificação dos serviços dos funcionários públicos torna-se importante. Visto que a maioria desses funcionários é responsável por mudanças ocorridas em determinados setores e projetos, que podem ser elaborados com o apoio dos gestores e por profissionais especializados contratados adaptando-se a um cenário moderno.

Em decorrência a essas mudanças, o Restaurante Fellini que está inserido no mercado de trabalho buscam novas maneiras de se adaptarem a esse novo cenário, sendo obrigados a determinarem alguns pontos estratégicos para que a gestão de pessoas fique mais eficiente, sendo os principais: momento de estresse , qualidade de vida no trabalho, estilo de liderança , dificuldade no trabalho, entre outros de suma importância para a adequação a este novo ambiente organizacional. Portanto, verifica-se que os cidadãos estão cada vez mais conscientes e aversos a tratamentos desumanos ou desiguais, propiciando assim às mudanças constantes nas esferas estruturais e humanas. A tensão é inerente à atividade profissional de quem depende dos outros para obter seus próprios resultados ficando mais propenso ao estresse. Distingue-se bem entre executivos normalmente tensos e os não tensos, que se tomam temporariamente tensos devido aos fatores de trabalho. Qualquer dos dois casos pode levar a um quadro de esgotamento físico-mental. O que não é nenhuma novidade nos dias de hoje. A tensão prejudica diretamente o desempenho do indivíduo, independente dele ser gestor ou funcionários. A partir de nosso nascimento, vamos aprendendo passo-a-passo como devemos viver e quais são os valores que devemos seguir. Também passamos por adaptações e por emoções decorrentes da convivência em uma sociedade competitiva. Na fase adulta, trabalhar se torna uma obrigação e uma necessidade, deixando de ser um prazer, pois o ritmo de produção está cada vez mais acelerado e a tecnologia avançada faz com que as pessoas estejam em constante aperfeiçoamento e o organismo não consiga responder sem esforço ao ritmo que lhe é solicitado.

No início da civilização, o ser humano era motivado a caçar e, posteriormente, plantar para sobreviver, seguindo um impulso natural que os ajudava a buscar o que necessitavam. Nesse período, o homem estava exposto a riscos e perigos que exigiam de si habilidades e esforços novos diante de situações inusitadas e, apesar de sequer imaginar o que era o estresse, suas reações no organismo humano já eram conhecidas. Somente após anos os estudiosos conseguiram constatar que essas reações e tensões sentidas eram o estresse, não o mesmo estresse sentido hoje, pois naquela época os agentes estressores eram outros.

E a palavra estresse tem origem no latim, vem de stringere, que significa tencionar, apertar, comprimir. Mas passou a ser utilizada em inglês para designar “opressão, desconforto e adversidade” (SPIELBERGER apud LIPP, 2001, p. 17).

O termo “stress” foi aportuguesado como estresse, e segundo o dicionário Aurélio, “é um conjunto de reações do organismo a agressões de ordens físicas, psíquicas, infecciosas e outras capazes de perturbar-lhe a homeostase (equilíbrio orgânico)”.

DESENVOLVIMENTO

Ao abordar qualquer questionamento relacionado com o Restaurante Fellini nota-se que esse está sempre passando por transformações, onde o gestor vê-se na obrigação de investir em novas tecnologias e no capital humano,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com