TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Trabalho Escolar: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho: Treinamento e DesenvolvimentoDesenvolvimento do trabalho: perfil do diagnostico organizacional e de RH, pesquisa de necessidades, planejamento, organização, execução eavaliação do treinamento, Treinamento interno e externo, desenvolvimento de instrutores e multiplicadores nas organizações, relação custo-benefício do treinamento, formas alternativas para treinamento e desenvolvimento de RH, treinamento, desenvolvimento e produtividade.P.S. Não esqueçam em dentro das normas da ABNT.Atenciosamente.

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Processo que objetiva a coleta de informações através de um detalhamento do problema por meio de uma profunda análise. É possível levantar e analisar características da dinâmica organizacional, das relações internas e da cultura empresarial, a fim de descrever o problema e planejar a intervenção necessária.

Identifica pontos fortes e vulneráveis da empresa e orienta como os recursos pessoais e organizacionais disponíveis podem ser melhor aproveitados para superação das dificuldades existentes, de modo que os níveis de eficiência, eficácia e satisfação sejam atingidos.

Vantagens:

Identificação da real causa do problema através da visão dos próprios colaboradores.

Definição de ações específicas e diretas de combate para os pontos passíveis de melhoria.

Aumento da clareza para a liderança acerca dos pontos a melhorar.

Visão integrada e articulada de um problema específico.

Melhor direcionamento dos investimentos pessoais e financeiros.

Posicionamento mais claro e maior mobilização e envolvimento das equipes.

Maximização do potencial humano na organização.

Treinamento e Desenvolvimento de RH

As organizações modernas e mais atuantes no mercado já chegaram à conclusão de que investir em seus funcionários é a maneira mais eficaz e o caminho mais curto e seguro para alcançarem os seus objetivos.

Se uma organização depende diretamente do comportamento das pessoas que para ela prestam serviços é imprescindível que ela mantenha estas pessoas treinadas, bem preparadas e principalmente altamente motivadas para as tarefas que irão realizar.

O programa de treinamento deve estar associado às necessidades estratégicas da organização.

Precisam-se avaliar as verdadeiras necessidades da organização e do funcionário para que se possa estabelecer o nível de desempenho almejado. Além destes levantamentos, é necessário que a empresa esteja disposta a dar espaço e oferecer oportunidades para que as pessoas possam aplicar as novas competências.

O mundo de hoje está mudando de uma forma extraordinária. As mudanças antigamente levavam décadas para acontecer e hoje estão acontecendo em meses e às vezes até em dias.

O processo de desenvolvimento das pessoas não significa apenas oferecer conhecimentos e habilidades para que possam realizar seus trabalhos de forma mais produtiva. Significa também proporcionar-lhes uma formação que permita que desenvolvam novos hábitos, novas atitudes e capacitem-se para aumentar seus conhecimentos em busca de se tornar melhores no que fazem.

Portanto, trata-se de ir além de um treinamento pessoal, envolvendo aspectos que se aproximam do processo de educação. Com isso, algumas empresas já preferem tratar do tema referindo-se a este como educação para o trabalho, sendo os profissionais de treinamento conhecidos como educadores.

“Pessoas não fazem parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contextos e situações que podem levar a organização a posicionarem-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral.” (DAVEL E VERGARA, 2001)

É importante destacar que investir no desenvolvimento das pessoas da organização é investir na qualidade dos produtos e serviços, é atender melhor aos clientes e ampliar o faturamento.

Referências bibliográficas:

DAVEL, E. VERGARA S.C. Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2001

CHIAVENATO, Gestão de Pessoas. São Paulo: Elsevier, 2004

Estruturação dos Processos de Capacitação e Treinamento

Na estruturação de processos de ensino-aprendizagem corporativa, a indicação das metodologias a serem adotadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com