TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Exames: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  2.796 Palavras (12 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade Anhanguera

ATPS Administração de Recursos Humanos

Professor da Disciplina:

São Bernardo do Campo 05/ 2013

Introdução

Esta ATPS nos leva a desenvolver competências e habilidades como determinação, vontade de aprender, criatividade, iniciativa, estar aberto para mudanças e visão de ambiente. Com base nos textos lidos e com a explicação da matéria em aula podemos analisar de forma mais profunda a relação empresa/funcionário, para trabalhar nas possíveis melhorias para melhor desenvolvimento dos funcionários para a empresa.

FILME: TEMPOS MODERNOS / CHARLES CHAPLIN x TEXTO: A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS.

...“A inabilidade de uma empresa em recrutar e manter uma boa força de trabalho constitui o principal obstáculo para a produção....” (texto).

Charles Chaplin em seu filme Tempos Moderno (1936) retrata o capitalismo de maneira em que o operário é visto como uma “peça” de um jogo, servindo apenas para produção como uma cabeça de gado alienada na multidão dada a exploração do proletariado em paralelo aos deleites proporcionados à burguesia pelo mesmo sistema sócio-capitalista, enfatizando um modelo de industrialização caracterizado pelas massas trabalhadoras da produção na linha de montagem.

A sociedade é atingida pela fome, desemprego e depressão na medida em que a produção industrial norte-americana é reduzida a metade e apesar de milhões de pessoas passarem fome, neste mesmo período, as mercadorias não vendidas eram destruídas. Consequentemente, o presidente H.Hoover (1933) foi apelidado de “presidente da fome” por auxiliar as empresas capitalistas e seus grandes representantes sem nenhuma preocupação quanto a reduzir à miséria das massas populares – o “povo” esquecido não tinha força em absoluto. Contudo, surgem às classes operárias dando um novo enfoque a situação trabalhista nasce uma consciência política como também uma organização do operariado.

Franklin Roosevelt (1932), presidente pelo Partido Democrático anuncia um “novo curso” na administração do país como político flexível, buscando sanar a crise do desemprego numa economia abalada – seu enfoque: a indústria nacional e a economia rural na indústria numa tentativa de estabelecer um controle sobre a produção, preços dos produtos e salários como também o aproveitamento da mão de obra ociosa equilibrando a oferta e a procura pela produção como antecedia à crise, mesmo sem haver uma concordância do empresariado a estas medidas tomadas pelo Estado em seus negócios, juntamente com a ascensão das classes operárias que obtêm agora, contratos coletivos de trabalho nas empresas e o direito à “Associação dos Trabalhadores” , um novo marco na história industrial.

Atualmente o capitalismo possui a mesma força mais a classe operária tem seus direitos perante a Lei – o homem é visto como “peça” importante de um jogo, o capital humano é valorizado na sociedade como um todo. É avaliado o comportamento humano de maneira em que as relações interpessoais e o ambiente de trabalho propiciem uma “seleção” quase que natural ao candidato na ocupação do cargo assumido, sendo exigidas competências, habilidades e conhecimentos específicos no comprometimento do trabalho a ser desenvolvido em um mundo globalizado. As empresas e seus empregadores dependem de pessoas para produzir seus bens e serviços gerando empregos, consumidores e assim, movimentando a economia mundial.

Na moderna gestão de RH, compete ao administrador de RH o papel de gestor que, além de treinamentos técnicos e conhecimentos acadêmicos como também a experiência profissional adquirida, interpor a motivação, a postura pró-ativa entre os seus liderados mantendo a políticas éticas da organização, administrando as mudanças junto à sua equipe , agregando , capacitando e incrementando o desenvolvimento profissional e pessoal e suas necessidades pessoais sempre avaliando os resultados obtidos deste processo proporcionando qualidade de vida no trabalho, a qual antes não relevada em questão.

Elaboração do questionário diretivo e respostas da gestora Valéria Coelho de Souza diretora da Escola de Idiomas Yazigi.

• Nome da empresa? Olívia Coelho Comércio e Idiomas Ltda

• Onde esta localizada? Rua Rancágua, 34 – Bairro Assunção – SBC - SP

• Qual segmento atua? Ensino de Idiomas.

• Qual o seu porte? Pequeno.

• Qual o publico alvo? Crianças, Jovens e Adultos.

• Quantos funcionários têm? 21 funcionários.

• Qual a missão da empresa? A missão do Yázigi é promover o desenvolvimento das pessoas, através do ensino de idiomas de qualidade, contribuindo para o processo de educação e exercício de cidadania global, sob os princípios de gestão socialmente responsável e garantindo a satisfação e o desenvolvimento dos clientes, colaboradores, e parceiros.

• Qual é o tipo de liderança exercida em sua gestão? Liderança democrática, onde a troca de experiências entre partes é incentivada.

• Quem são os líderes da empresa? A empresa possui três líderes. A Jussara de Lima responsável pelo Departamento Comercial, Amanda Vidal responsável pelo Departamento Administrativo e Simone Lucatelli responsável pelo Departamento Pedagógico e como diretora Valéria Coelho de Souza.

• Estão no lugar certo (localidade)? Apesar de toda a concorrência ao redor, fazendo-se um trabalho de qualidade e sendo prá-ativa nas ideias, a localização torna-se um detalhe.

• Que conhecimentos adquiriram nos últimos anos? Investimentos na equipe e na estrutura resultam em vida longa ao negócio.

• Como reagem àqueles que são contra sua gestão? A troca de experiências entre funcionário e gestor é fundamental para o crescimento do negócio. Críticas e sugestões diferentes são sempre bem analisadas e quando pertinentes colocadas em prática.

• São focados em resultados com planejamento? O planejamento é semestral, focado em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com