TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Dissertações: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 5

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

ANDRÉIA MATUNAGA

DELCIMARA CANDIDO

LEONARDO HENRIQUE

MARIANE L. VIEIRA

PATRICIA COSTA

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar, como requisito para composição de médias do semestre 2013/4 do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da IES/FASC

Faculdade IES/FASC

São José

SUMÁRIO

Capa

Introdução

Fundamentos teóricos

Análise dos dados

Conclusão

Referencias

INTRODUÇÃO

Devido às exigências do mercado o treinamento e desenvolvimento é um suporte necessário aos colaboradores ajudando a melhorar seu desempenho. Deve-se ser observado pelo seu chefe, coordenador, e aplicado por um técnico capaz de corrigir as necessidades do empregado. Utilizamos T&D, sendo as etapas: levantamento de necessidades de treinamento, programação do treinamento, implementação e execução, e avaliação dos resultados.

Muitas organizações ainda não utilizam deste método, pois a maioria considera um custo desnecessário, sendo que o treinamento e desenvolvimento é um investimento, pois ajuda o colaborador a desempenhar melhor suas tarefas, motivando o empregado e melhorando a convivência dentro e fora da organização com os outros colaboradores. Através de métodos como: workshop, palestras, Dramatização, estudos de caso, jogos de empresa, simulação empresarial, treinamento vivencial.

Segundo Chiavenato (1999, p. 294) “o treinamento é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações”.

Melhorando o desempenho e qualidade na função, o colaborador ao se empenhar com os treinamentos ajuda ele e a organização, desenvolvendo seu trabalho com mais eficácia.

Segundo Chiavenato (1999, p. 295) em algumas de suas definições para o treinamento. “Treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicada de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos.”

Gil (1994) O levantamento das potencialidades individuais e grupais deve se envolver também no diagnóstico, sendo a primeira etapa do treinamento e corresponde ao diagnostico preliminar do que deve ser feito.

Será feito o treinamento e desenvolvimento no mercado ADELMAP (nome fictício) onde encontramos deficiência profissional no operador de caixa, após o levantamento de necessidades e a programação, executamos o treinamento, e avaliamos os resultados, que atenderam aos objetivos da organização.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS

Chiavenato (1991) Treinamento é um processo educacional, aplicado de maneira metódica e organizado, as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em missão dos objetivos desejados.

Treinamento e desenvolvimento têm como importância na área de Gestão de Pessoas, posto que toda empresa sucedida e bem estruturada tenha como objetivo motivar e por excelência na função de cada colaborador, são um dos fatores fundamentais. Mostra o quanto as pessoas são importantes dentro da organização, e que vale apena investir nesses profissionais, lembrando que o T&D é um investimento que executado de forma correta é eficiente e capaz de trazer benefícios para ambos, empregador e empregado. (fonte site Anhanguera)

Chiavenato (1999) o pensamento do que é treinamento mostra significados diferentes ao decorrer dos anos, antigamente o RH alinhava o T&D como um processo para ajustar cada colaborador na sua função, e ampliar a força de trabalho da empresa tendo todos os cargos preenchidos. Nos dias atuais esse conceito mudou, hoje trabalhamos com o Treinamento para aprimorar o desempenho de cada colaborar exercendo sua função com criatividade produtividade, e inovação de forma a atingir os objetivos desejados pela organização

Segundo Chiavenato (1999, p. 297) considera ainda que “o treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com