TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Trabalho Universitário: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

Oportunidades e ameaças no cenário global

Piccoli e Lena (2009, p. 4), utilizando-se dos escritos de Guevara e Bid (2007), referem que estamos vivendo um momento da transição da sociedade do conhecimento para a sociedade da sabedoria ou da consciência. Surgindo, dessa forma a necessidade do cultivo de novos valores e da adoção e uma nova visão de mundo. Entre eles o resgate da espiritualidade.

Assim sendo, a Gestão do Conhecimento oferece uma ameaça e uma oportunidade para a área de RH.

A ameaça diz respeito à extinção para aqueles profissionais que não se adaptarem a esses tempos modernos e competitivos. E de oportunidades para os que se dispõe a uma retomada da valorização do papel do ser humano nas organizações, e com ela, exercitar pensamentos, sentimentos e ações que os levem a compreender a importância da sua gestão. Esse pensamento encontra respaldo na indissociável entre pessoa e conhecimento.

O profissional de Tecnologia e Gestão de Recursos Humanos e sua relação com os outros.

A relação entre o Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e o Marketing pessoal está no fato de que o Marketing pessoal oferece ferramentas, estratégias que tornam possíveis a projeção da imagem correspondente ao autoconceito da pessoa. Barduchi e Cintra (2009, p. 53) fazem referência ao marketing pessoal como importante pelo fato de “ajudar no desenvolvimento de uma identidade marcante, que o diferencie do concorrente; faz parte de um projeto de vida; representa uma forma de pertencimento em um grupo e, além disso, fortalece o autoconceito”.

A Comunicação se faz presente na vida de qualquer profissional haja visto que a mesma permite elaborar idéias, codificar, transmitir, receber, decodificar, aceitar, usar e dar feedback. Ações essas que fazemos uso diariamente, mesmo que de forma automática, mas é necessário que as mesmas sejam aperfeiçoadas, atualizadas e revistas periodicamente, para que dessa forma, o profissional não se sinta afastado do ambiente do qual deve fazer parte como profissional.

Quanto ao convívio pessoal, é necessário que se exercite as habilidades de ouvir ao outro, a demonstração de bom humor, comportamento adequado com a situação, prestar atenção em detalhes que facilite nossa vida no trabalho, ou seja, que torne o relacionamento mais saudável, além disso, é preciso, atualmente, a preocupação com o bom comportamento virtual.

A profissão de Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos segundo a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO)

Os profissionais de Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) podem exercer suas funções em uma gama variada de atividades econômicas dentro do comércio, da indústria, dos serviços e da agropecuária. Atuam como empregados em empresas privadas ou públicas, em geral de portes médio e grande. Há registros de terceirização dos serviços de recrutamento, seleção e treinamento, o que pode levar à desaparição da área no organograma de várias empresas e seu ressurgimento em outras, naquelas subcontratadas.

Entre as competências pessoais o profissional deverá ser capaz de demonstrar visão organizacional global, liderança, capacidade de avaliação, Demonstrar capacidade de decisão, versatilidade, comprometimento, capacidade de trabalhar em equipe, flexibilidade, empatia, pro-atividade, persuasão, capacidade de questionamento, fluência verbal e escrita, antever cenários, capacidade de motivar equipe, capacidade de motivar funcionários, além de capacidade de gerenciar conflitos.

A profissão de Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos no mercado de trabalho

Entre as atribuições do profissional Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, o Guia do Estudante Abril (2011) aponta que o mesmo desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. Também é de sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da empresa. Cabendo ainda a esse profissional a avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários.

Quanto ao mercado de trabalho, de acordo com dados do Guia do Estudante Abril (2011), existe uma grande demanda por formados nessa área, uma vez que o mesmo poderá atuar em diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com