TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Casos: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  3.180 Palavras (13 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

As organizações empresariais que utilizam processos fabril dependem diretamente da organização de suas atividades, visando atingir uma meta linear tendo como base a eficiência e a eficácia dentro do seu processo de produção. Dentro deste contexto, entendemos que a eficiência ocorre quando são utilizados de forma adequada os seus recursos, ou seja, “métodos, normas, procedimentos e programas”, recursos estes que são identificados com mais clareza quando nos referimos a maquinas e equipamentos; Já a eficácia está relacionada aos fins, objetivos (metas) a serem alcançados, desta forma, colocando em evidência o envolvimento claro de pessoas. A eficiência reside em fazer as coisas corretamente, enquanto a eficácia consiste em fazer as coisas que são importantes, como nem sempre eficiência e eficácia andam juntas dependemos exclusivamente do planejamento e controle da produção que utiliza tais aspectos de forma conjunta com a ideia de balizamento do trabalho.

Passo 1

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. “O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer”. (LOPES;MICHEL, 2007 apud MOREIRA, 1999) .

Slack et al. (1997) afirmam que o projeto da operação produtiva estabelece a forma física e a estrutura da produção. Assim, dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que preocupam-se o planejamento e o controle, “gerenciar as ativividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores”. (2007 apud SLACK et al., 1997, )

Apesar de serem complementares e estarem inter-relacionados, planejamento e controle são diferentes. Slack et al. (1997) afirmam que um plano é a formalização do que se pretende que aconteça em um determinado momento no futuro. “(...) é uma declaração de intenção de que aconteça”. ((LOPES;MICHEL, 2007 SLACK et al., 1997, )

Os autores atentam para isso, porque, segundo eles, um plano não garante que aquilo vá acontecer como o esquematizado, pois muitas variáveis estão envolvidas na sua realização. É aí que entra o controle que segundo Slack et al. (1997, p. 321) “ é o processo de lidar com essas variáveis”. Slack et al (1997, p. 322) afirmam ainda que “planejamento e controle é o

processo de conciliar demanda e fornecimento”. (2007 apud SLACK et al., 1997, )

O Planejamento e Controle da Produção é, segundo ZACCARELLI (1987, p.18), é um conjunto de funções que, além de planejar e controlar, comanda e coordena a produção. Pode-se dizer, gerencia a produção, pois as funções administrativas estão todas presentes.

O PCP pode ser decomposto, segundo ERDMANN (1994), em Planejamento,Programação e Controle. Por planejamento deve-se entender aquelas funções de longo alcance ou mais genéricas, que alimentarão a programação. Constituem-no a criação ou o projeto do produto (o que vai ser produzido), a definição do processo (como e com que recursos vamos produzi-lo) e a definição de quantidades (projeção de médio ou longo prazo) a ser produzida. A programação e o controle são funções interdependentes que, valendo-se do planejamento, definem as quantidades a serem produzidas a cada período (curto prazo), as necessidades de materiais, os prazos e as capacidades do sistema de produção requeridos, liberam as ordens e executam o controle propriamente dito. (ZACCARELLI (1987, p.18).

Passo 2

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. (MOREIRA, 1999, p. 7).

Slack et al. (1997) afirmam que o projeto da operação produtiva estabelece a forma física e a estrutura da produção.

Apesar de serem complementares e estarem inter-relacionados, planejamento e controle são diferentes. Slack et al. (1997) afirmam que um plano é a formalização do que se pretende que aconteça em um determinado momento no futuro.

Slack et al (1997, p. 322) afirmam ainda que “planejamento e controle é o processo de conciliar demanda e fornecimento”.

O PCP

Utiliza-se o planejamento e o controle em todo o processo de produção, desde antes dele e após estar concluído.

Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos e, finalmente, planejamento e controle de qualidade.

“Planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder à demanda”. (SLACK et al., 1997, p. 347)

O planejamento e controle de estoque são importantes para garantir a continuidade da produção e a satisfação da demanda. Toda empresa precisa acumular recursos materiais para o processo produtivo, já que a demanda é oscilante. Assim, o planejamento e controle compensam as diferenças de ritmo entre fornecimento e demanda de recursos materiais, além de evitar desperdícios, prejuízos econômicos e, principalmente, evitam pausas na produção.

Slack et al. (1997) explicam que existe uma diferença de ritmo entre fornecimento e demanda. “Se o fornecimento de qualquer item ocorresse exatamente quando fosse demandado, o item nunca seria estocado”. (SLACK et al., 1997, p. 383).

Cadeia de suprimentos é definida por Slack et al (1997, p. 411) como sendo

“todos os ramos de unidades produtivas ligadas, através dos quais fluem bens e serviços, para dentro e fora da organização”.

Isso precisa ser planejado e controlado, pois o planejamento e controle da cadeia de suprimentos trazem benefícios estratégicos para a empresa como velocidade, confiabilidade, flexibilidade, custos e qualidade.

Assim, como afirmam Slack et al. (1997) o planejamento e controle da cadeia

de suprimentos envolve a “coordenação do fluxo de materiais e informações entre unidades produtivas da cadeia de suprimentos”.

Este planejamento e controle envolvem desde o fornecimento de matérias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com