TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Exames: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 7

Comunicação interna

Comunicações internas são as práticas que a empresa utiliza para se comunicar com seu público interno (funcionários, prestadores de serviço, sócios, etc.).

O sucesso da empresa depende de uma equipe bem informada e da comunicação adequada entre seus membros, por este motivo, a comunicação interna eficaz é muito importante.

Alguns empresários ainda não têm consciência de que uma comunicação ágil, transparente, democrática e participativa é fundamental para o desenvolvimento da empresa.

A comunicação interna deve ser clara, consistente, frequente, curta, rápida e completa. Para isso deve haver um planejamento estratégico, desenvolvido através de metodologias adequadas e pesquisas, avaliada e aperfeiçoada sempre que necessário, acompanhando a dinâmica do clima organizacional.

Existem vários canais de comunicação interna: a intranet, quadro mural, reuniões com os colaboradores, vídeos, jornais, etc.

Uma comunicação interna bem realizada trará resultados positivos para a empresa nas áreas administrativa e financeira. Também tornará o ambiente de trabalho mais harmonioso e a equipe mais comprometida e motivada, o que refletirá na relação da empresa com os clientes.

Necessidade da informação

A informação é necessária para o funcionamento tático, estratégico e operacional da empresa. Os gestores precisam estar atentos a tudo que acontece dentro e fora da organização, preparando-se para aproveitar as oportunidades e enfrentar as possíveis ameaças.

Portanto, a informação é uma grande vantagem competitiva,fundamental para tomadas de decisões rápidas e precisas. É preciso saber onde encontrar a informação, como apresentá-la e como usá-la.

Bancos de Dados de RH

A base de todo o sistema de informações é o banco de dados. Dados são registros e indices que podem ajudar na resolução de problemas. Porém, os dados sozinhos não significam muito.

Para que os dados se transformem em informação, precisam ser processados. O processamento consiste na classificação,armazenamento e relaciomaneto dos dados entre si. Depois de processados,os dados se tornam informação, ou seja, passam a ter significado e propósito.

O banco de dados é um sistema de armazenamento e acumulação de dados devidamente codificados e disponiveis para o processamento e obtenção de informações. São arquivos organizados e ralacionados de forma a melhorar e facilitar o acesso aos dados e evitar redundâncias (informações repetidas).

A manutenção e atualização dos bancos de dados são de responsabilidade de seus usuarios (especialistas de RH,gerentes de linha e funcionários).Quando a ARH administra os bancos de dados, precisa fazer periodicamente recadastramento e atualização dos dados pessoais dos funcionarios.,principalmente em relação a cursos externos,estado civil,mudança de endereço,etc.

Sistemas de infomações de RH

Trata-se de umsistema utilizado para coletar,registrar, armazenar,analisar e recuperar dados a respeito dos recusros humanos da organização.

O sistema de informações sobre funcionários tem dois objetivos:

• Reduzir custos de tempo e processamento da informação

• Dar suporte para tomada de decisão.

O sistema de informação de RHpode estar dedicado aos especialistas de RH,aos gerentes de linha e aos funcionários.É proporcionado por terminais internos distribuídos na organização.

A montagem do sistema de infomações leva em conta o conceito de ciclo operacional, da seguinte forma; define-se um ponto inicial e um ponto final, que são ligados entre si por cadeias de eventos. Assim define-se a dimensão do processo decisório de forma eficaz.

Sistema de informação para a ARH (Gestão de Pessoas)

O sistema de informações ajuda a Gestão de Pessoas fornecendo as informações gerenciais relevantes para a organização e para as pessoas, como por exemplo:

• Registros e controles de pessoal, folha de pagamento, férias,13º salário,faltas,disciplina,etc.

• Gera relatórios sobre remuneração, incentivos, benefícios, dados de recrutamento, seleção, plano de carreiras, treinamento, desenvolvimento, higiene e segurança do trabalho, área médica,cargos e seções e outros, servindo de base para tomadas de decisão.

• Faz com que o planejamento estratégico de RH seja devidamente implementado.

• Possibilita a formulação de objetivos e programas do RH

Sistema de infomação para gerentes de RH (Sistema de Informações Gerenciais - SIG)

As informações gerenciais permitem que os gerentes de linha tomem decisões eficazes e os auxilia a conduzir seus subordinados.

Para a montagem do Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é necessario:

• Saber de quais as informações os gerentes de linha realmente precisam.

• Adaptar o sistema às necessidades da gerencia;

• Definir como as informações serão prestadas:se através de relatórios escritos ou acessadas nos terminais de computadores.

• Definir quem terá acesso às informações: Geralmente, certas informações ficam disponiveis somente ao órgão de ARH, porém algumas organizações, mais inovadoras, permitem que todos os usuários,inclusive funcionários,acessem totalmente as informações.

Exemplos de informações úteis ao gerente:

• Quanto ganha o funcionário?

• Quando foi admitido na empresa?

• Quando sairá de férias?

• Quais as metas a alcançar?

• Qual o progresso já alcançou?

• Poderá receber novas responsabilidades?

• Que tarefa poderá receber no futuro?

Sistema de informações para os funcionários

O sistema de infrmações também precisa atender aos funcionários. Afinal eles precisam saber sobre seu trabalho, cargo, divisão e sobre a organização.

Exemplos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com