TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Trabalho Universitário: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O texto abaixo buscará compreender e absorver as importâncias de quatro assuntos básicos para a formação de um gestor de Recursos Humanos. São eles: Teoria da Administração, Relações Interpessoais, Tecnologia e Desenvolvimento Humano e Análise Econômica e Social.

O texto tem como objetivo identificar como nós futuros gestores poderão usar essas ferramentas dentro de uma organização ou propriamente na vida pessoal. Apontar que a economia de uma organização, o bem- estar dos colaboradores, a comunicação e a tecnologia devem caminhar lado a lado dentro de uma empresa e que o gestor de Recursos Humanos possue papel importante no desenvolvimento dos fatos.

2 DESENVOLVIMENTO

Estudar Teoria da Administração na formação de um gestor de Recursos Humanos apresenta uma importância muito grande. Basicamente existem quatro razões para se estudar:

• As Teorias guiam as decisões da administração, o estudo dela nos ajuda a compreender os processos fundamentais, com isso permite prever o que irá acontecer em certas situações;

• As Teorias dão a forma à nossa visão das organizações, mostra de onde retiramos algumas das nossas idéias sobre as organizações e sobre as pessoas que participam delas;

• As Teorias nos conscientizam do ambiente empresarial. Cada teoria é produto do seu ambiente, e adequada conforme as circunstâncias vigentes;

• As Teorias são uma fonte de novas idéias. As Teorias dão chance de assumir um ponto de vista diferente com relação às situações do cotidiano, elas podem coexistir conforme a necessidade e a partir delas abrirem novos enforques.

A administração de uma forma geral tem sua importância em qualquer nível organizacional e para o bom relacionamento e interação do individuo com seu meio. Porém não basta usar corretamente todas as teorias administrativas no trabalho, se sua administração do tempo, dinheiro, relações pessoais estão em desordem. A importância da administração está no equilíbrio e no bom senso de todas as relações, sejam profissionais ou mesmo pessoais.

As organizações atuais enfrentam inúmeros desafios e cada vez mais tem procurado se aprimorar e desenvolver uma boa estratégia de administrar para cumprirem seus objetivos. Podemos concluir que administração é necessária em todos os tipos de atividades organizadas e em todos os tipos de organizações, e também para aquelas que queriam se sobressair no mercado, realizar tarefas e atingir metas.

Mas, para sermos bons gestores é necessário ainda que saibamos a importância das Relações Interpessoais que surgem quando iniciamos o processo de autoconhecimento, estudando nossos sentimentos e nossos conflitos internos podem modificar o ambiente de trabalho, nosso mundo exterior e resolver conflitos e problemas que enfrentamos no dia a dia, sejam na empresa ou família.

O desenvolvimento das Relações Interpessoais é uma mola existencial que os indivíduos possuem para alcançar uma integração real e um rendimento efetivo no ensino-aprendizagem. Dois pontos tornam-se fundamentais para o sucesso de qualquer processo de educação permanente, o primeiro é o desenvolvimento contínuo da Relação Interpessoal, ou seja, saber relacionar-se bem com as pessoas, de uma maneira saudável; segundo, a comunicação forte e positiva para haver interações satisfatórias entre instrutor e treinados.

Temos que nos conscientizar que passamos mais tempo em nosso ambiente de trabalho do que em nosso lar, e ainda assim não nos damos conta de como é importante estar em um ambiente saudável, e o quanto isto depende de cada um. Hoje a comunicação entre as pessoas é um dos aspectos que ganha muito destaque por sua relevância em nossa qualidade de vida. A conversa é o meio do qual dispomos a nos fazer entender. Possui regras que asseguram um bom desempenho, de modo a facilitar as Relações Interpessoais. Há todo o universo de comunicação entre as pessoas para ser explorado, e nós gestores de Recursos Humanos precisamos desfrutar e entender essa comunicação, para que possamos manter um ótimo relacionamento interpessoal.

Para nos formar em bons gestores não basta que saibamos apenas dos assuntos citados acima, precisamos saber ainda a importância da Tecnologia e Desenvolvimento Humano, é necessário que possamos entender que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, mas isso não acontece por simples luxo, mas sim porque o avanço tecnológico é cada vez mais necessário para o desenvolvimento da humanidade. Apesar disso, ainda há muitas ações de não aceitação de investimentos nessa área, o que prova que muitos não compreendem ou não querem compreender, a importância da tecnologia. Não podemos ignorar os progressos tecnológicos na medicina, agricultura e informação, pois essa ignorância poderá significar a perda de oportunidades para transformar a vida das pessoas pobres.

A importância da tecnologia da informação pode ser notada em diversas áreas. Na medicina, por exemplo, o progresso tecnológico está resultando no aumento da esperança de vida, tanto de pobres quanto de ricos. Há um grande impacto também no desenvolvimento, pois podem contribuir na superação da exclusão social, econômica e geográfica, no aumento do acesso á informação e á educação, e possibilitar que as pessoas pobres participem em número maior nas decisões que afetam as suas vidas.

Nesta sociedade tecnológica onde vivemos, a informação e o conhecimento são as novas armas no mercado, apenas as organizações com capacidade de produzir e disseminar informação de qualidade conseguirá sustentar vantagens competitivas. A mesma regra se aplica a uma pessoa dentro de uma organização, porém, é necessário ter uma postura crítica e reflexiva frente os avanços da tecnologia.

Com os constantes avanços das tecnologias, surgem também novos questionamentos sobre as possibilidades de acesso ao conhecimento, independente da localidade do usuário. Essas tecnologias que possibilitam a interação virtual vêm crescendo em ritmo muito acelerado nos últimos anos, criando, assim, mudanças de valores e comportamento na sociedade.

Então vale a pena pensar... Sobre o impacto das tecnologias na sociedade, sobre os efeitos anteriores, sobre o contexto atual e principalmente, pela nossa ilimitada capacidade de criar, onde nos levarão as tecnologias no futuro! Do mesmo modo, é fundamental realizar um contraponto, analisando as tecnologias que contribuíram e contribuem para o declínio humano. Diante de tantas inovações, nós futuros gestores de Recursos Humanos precisamos nos habituar as novas tecnologias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com