TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.649 Palavras (7 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTÕES DA DISCIPLINA: RELAÇÕES INTERPESSOAIS

1)Cite e explique os elementos do processo em grupo.

Papéis: Cada membro do grupo tem funções e propósitos diferentes, porém é claramente definido e interdependentes;

Normas: São as regras de comportamento institucionalizadas (aceitas e propagadas) pelo grupo;

Status: Uma posição social definida ou atribuída pelas pessoas a um grupo ou a um membro de um grupo;

Coesão: Soma de focas que mantêm o grupo unido e fortemente motivado para permanecer no grupo.

2)Qual a diferença entre grupos formais e informais?

Entendemos por grupos formais aqueles que são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Ao contrário, os grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta à necessidade de contato social. Três funcionários de departamentos diferentes quese encontram para almoçar juntos são um exemplo de grupo informal.

R: R: Grupos Formais: são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Os seis membros da tripulação de um voo comercial são um exemplo de grupoformal.

Grupos Informais: são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta à necessidade de contato social.Três funcionários de departamentos diferentes queregularmente se encontram para almoçar juntos são um exemplo de grupo informal.

grupos de tarefa

, também determinados pela organização, são formados por pessoas que se reúnem para executar uma determinada tarefa. Contudo, as fronteiras do grupo de tarefa não se limitam ao seu superior hierárquico imediato. Elas podem ultrapassar as relações de comando. Por exemplo, se um estudante é acusado de um crime dentro da universidade, este processo pode exigir acomunicação e coordenação entre o reitor, o diretor da faculdade, o chefe da segurança e os professores. Este conjunto de pessoas poderia ser definido como um grupo de tarefa. Pode-se dizer que todos os grupos de comando são também grupos de tarefa, mas, como estes últimos podem romper as fronteiras hierárquicas dentro da organização, o inverso não é verdadeiro. As pessoas também podem se reunir para atingir um objetivo comum, sendo ou não membros de um grupo de comando ou de tarefa. Isto é um

R: GRUPOS FORMAIS

Essa é a estrutura que a grande maioria das empresas adotam, é a estrutura deliberadamente planejada, e formalmente representada, em alguns aspectos, em organogramas.

Nessa fase, a definição de suas atribuições se torna mais criteriosa, ou seja, aqui a estrutura formal pode alcançar proporções imensas.

No desenvolvimento da estrutura formal devem-se considerar

os seus componentes, seus condicionantes e seus vários níveis de influência. Pois será, a partir de uma estrutura bem Implementada que uma empresa irá alcançar seus objetivos estabelecidos.

Os principais fatores para a criação de uma estrutura formal empresarial são:

- Realizar atividades que podem chegar nesses objetivos;

- Distribuir as funções administrativas para cada funcionário desempenhar;

- Levar em consideração habilidades e limitações tecnológicas;

- Tamanho da Empresa.

Os componentes chaves para o bom funcionamento dessa formalidade são:

- Sistema de Responsabilidade que é constituído pela departamentalização, especialização.

- Sistema de Autoridade que nada mais é que a distribuição de poder;

- Sistema de Comunicação que é a interação entre todas as unidades da empresa

- Sistema de Decisão que é o ato de poder entender, e poder definir e decidir uma ação solicitada.

Uma estrutura organizacional se resume, simplesmente, em um organograma, que é um desenho gráfico onde mostra cada integrante de uma empresa se delegando a uma área especifica. Podemos identificar num organograma simples de uma pequena empresa, por exemplo, composta por: Presidência; Diretoria Administrativa; Diretoria Financeira e seus respectivos subordinados.

GRUPOS INFORMAIS

Esse tipo de grupo se consiste numa rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida formalmente, ou seja, surge da interação entre as pessoas, desenvolvendo-se espontaneamente quando as pessoas se reúnem entre si.

A informalidade é geralmente, mais instável, pois está sujeita aos sentimentos pessoais, pois se trata de uma natureza mais subjetiva, ela

não possui uma direção certa e obrigatória.

Hoje, em qualquer tipo de empresa, existem grupos informais. É errado pensar na hipótese de que grupos informais apenas se formam dentro de grandes grupos religiosos, ou até mesmo dentro de uma sala de aula, muitos grupos informais existem dentro de grandes empresas, e apresentam diferentes níveis de atuação.

Os lideres dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com