TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

O curso de Gestão de Recursos Humanos

A importância da área de Recursos Humanos cresceu muito nos últimos anos dentro das empresas. Isso porque não basta mais encontrar o pessoal certo e administrar seus direitos e deveres dentro da organização. Hoje, o RH é responsável também por estimular o bom desempenho dos funcionários e garantir que eles e seus familiares tenham qualidade de vida.

O curso prepara o aluno para atuar na área de Recursos Humanos em empresas de grande e médio porte ou consultorias, desde funções operacionais, como gestão da folha de pagamento, até questões estratégicas, como a gestão de pessoas e a gestão por competências.

O profissional

O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos atua no planejamento e no gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos.

Esse profissional promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.

Mercado de trabalho

No século XXI, o grande diferencial competitivo das organizações está em atrair e manter talentos. Equilibrando uma formação entre a psicologia e a administração geral, o perfil do tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos atende a uma demanda crescente no mercado de trabalho por um profissional que conheça tanto os princípios para manter os talentos na organização, quanto as políticas de gestão de pessoas para atingir as metas organizacionais.

Além da atuação em organizações de médio e grande porte, o curso prepara o aluno para a consultoria de Recursos Humanos e para o empreendedorismo, com o objetivo de que o estudante tenha condições de desenvolver seu próprio negócio no suporte a pequenas e médias empresas.

O aluno aprenderá a utilizar um software de Gestão de Recursos Humanos, o que permitirá sua atuação na implantação e no treinamento de utilização do software. O alinhamento da teoria com a prática é um diferencial do curso.

Objetivos

O curso tem como objetivos:

Desenvolver os conhecimentos científicos e tecnológicos para o desempenho profissional e a colaboração para a construção de uma sociedade equânime.

Contribuir para o desenvolvimento e aproveitamento das tecnologias mais avançadas e também da pesquisa em áreas de inovação, sedimentando políticas de inclusão e desenvolvimento humano.

Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de pessoas e o atendimento às necessidades organizacionais.

Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias e novas práticas de gestão de recursos humanos.

Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos.

Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições do trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.

Educar para o exercício da cidadania.

Perfil do Egresso

O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos atua no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos. Esse profissional promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com