TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Monografias: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  2.883 Palavras (12 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Processo Gerenciais

É aplicação de conhecimento administrativo para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade qualquer tipo de empresa ou negócio.Esse tecnólogo analisa e avalia o mercado e define as estrátegias de gerenciamento e a administração dos recursos máteriais e financeiro de micro,pequenas e médias empresa.Gerência o patrimônio empresarial e os funcionários ,lida com orçamentos e investimentos e cuida do estoque de matérias-primas ou produtos finais.No setor financeiro analisa os demonstrativos contábeis,avalia a manutenção de estoques,acompanha faturamentos e fluxos de caixas,além de cuidar dos investimentos .

Para o administrador, planejar torna-se obrigatório, pois terá que apresentar soluções viáveis para alcançar objetivos comuns. No conteúdo a seguir apresentaremos as formas de planejamento estratégico, tático e operacional que explicará seus níveis e processos de uma forma mais detalhada, deixando assim, muito claro que uma das principais funções de um administrador dentro do processo administrativo é realizar planejamentos. Atualmente as empresas estão cada vez mais focadas na sua administração, e planejamento é a base da administração.

Planejamento Empresarial

Planejamento é um processo continuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais,integradas,coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro,de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadas. Essas ações devem ser identificada de modo a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos com o prazo,custos,qualidades,segurança,desempenho e outras condicionantes. O planejamento constitui a primeira função dentro do processo administrativo, que traça os objetivos de uma empresa e de que modo ela alcançará esses objetivos. Esse planejamento é divido em três tipos: Planejamento Estratégico ,Tático e Operacional.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma função dos principais dirigentes, pois toda organização atribui aos administradores de cúpula a responsabilidade de visualizar, iniciar e alcançar objetivos. Entretanto, para que tenha resultados sinérgicos é necessário que o processo de planejamento estratégico inclua a participação integrada dos demais níveis da organização. Além do nível institucional, os níveis intermediário e operacional. O nível intermediário, através de planos táticos, que são menos genéricos e mais detalhados, abordando cada uma das unidades organizacionais, ou conjunto de recursos, separadamente. Quanto ao nível operacional, sua participação se dá através de planos operacionais, que são mais detalhados e analíticos, abordando cada grupo de tarefas ou operações, isoladamente. O planejamento estratégico possui algumas características básicas:

- É geralmente visto como uma função dos principais dirigentes;

- Tem como perspectiva a organização como um todo, envolvendo decisões que agilizam departamentos e funções;

- Enfatiza as condições do ambiente, procurando combinar capacidades institucionais com as condições ambientais para atingir objetivos;

- É um processo de aprendizagem interativo e contínuo;

- Procura maximizar efeitos sinérgicos;

- Preocupa-se com o caráter básico da organização.

Planejamento Tático

O planejamento tático é a função administrativa que define com antecipação as tarefas a serem executadas e quais os objetivos a serem alcançados.

Esse tipo de planejamento não é de longo prazo mas devem ir além do cotidiano, tendo uma visão de médio prazo pois é neste momento que os gestores tem a oportunidade de colocar suas ideias, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégico. É um processo permanente com visão de futuro e com planejamento que faz com que haja tempo disponível, racionalidade e sucesso na tomada de decisão.

As normas fundamentam e ajudam a operacionalizar a prática. Os Cadernos Temáticos são um dos instrumentos nos quais se buscam atingir esse objetivo, em específico o que tratamos nessa edição. Para essa construção, pudemos contar com a participação de diversos profissionais que atuam na área, psicólogos e profissionais do Direito, com destaque para a construção coletiva com interlocução interdisciplinar.

Planejamento Operacional

O planejamento operacional está voltado para a execução das tarefas e atividades. É projetado para o curto prazo e resultado imediato, é elaborado por líderes que estão ligados diretamente na rotina da empresa. Trata de definir metas de vendas e produção, resolver problemas no dia-dia como estrutura, quadro de funcionários, orçamentos, procedimentos e regulamentos.

Os planos Operacionais podem ser usados para:

*Melhorar o desempenho das pessoas

*Para melhor utilizar máquinas e equipamentos

*Evitar possíveis paralisações evitando prejuízos

*Aumentar a eficiência e eficácia no desenvolvimento do serviço ou produto

Processo Administrativo: organização

O planejamento é importante para que haja o acompanhamento dos resultados de uma forma eficiente, para que proporcione condições para tomadas de decisões e atenda a necessidade de controle real.

Tem que haver existência de metas

Existência de planejamentos estratégica

Decisões conjuntas entre diretores para se obter os objetivos atingidos da melhor maneira possível

É preciso ter Comprometimento com o futuro em longo prazo respeitando o meio ambiente e o social, trabalhar com sustentabilidade

Recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com