TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Exames: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 6

Segurança no trabalho

Segurança no trabalho é o conjunto de medidas técnicas, medicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes de trabalho é definido por normas e leis, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho e do trabalhador.

A segurança no trabalho envolve higiene do trabalho, equipamentos e instalações, comunicação e treinamento, iluminação, proteção contra incêndio, responsabilidade Civil e criminal, pericias e proteção do meio ambiente e doenças do trabalho entre outras.

Cada empregado tem o direito de desfrutar de medidas adequadas de proteção, segurança e higiene no trabalho, capazes de garantir a sua integridade física, moral e mental. Os empregadores também são obrigados a tomar todas as precauções adequadas para assegurar que todos os postos de trabalho e meios de acesso e de saída para o trabalho é seguro e livre de riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.

A pizzaria constitui-se por equipamento complexo de produção e distribuições de refeições, que deve ser planejado e implantado de forma a atender todas as normas técnicas e sanitárias necessárias para sua instalação. Devendo os responsáveis pela sua implantação recorrer aos órgãos específicos e as legislações pertinentes para a execução adequada da obra e dos serviços na implantação da pizzaria, o desenvolvimento deste estudo pode se transformar em uma importante ferramenta para minimizar e reduzir riscos e incertezas neste mercado de atual concorrência, e pode transformar uma simples oportunidade em um grande sucesso.

Acidente de trabalho

Acidente do Trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa a morte ou a perda, ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

Tipos de Acidente do Trabalho

1. Acidente Típico: é o que ocorre na execução do trabalho;

2. Acidente de Trajeto: é o que ocorre no percurso da residência para o trabalho ou vice-versa;

3. Doença Ocupacional:

• Doença profissional é a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade.

• Doença do trabalho é a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.

O dolo é a vontade, o querer, é o desejo de ver realizada uma conduta

traçada no pensamento.

A culpa é Comete-se o fato ou o delito, porém não há a intenção de produzir o resultado, porém sem intenção de agir ilicitamente e sem conhecimento do caráter ilícito da própria ação.

A ocorrência do acidente do trabalho pode gerar responsabilidade penal ou criminal para o empregador e seus prepostos. os gerentes, supervisores donos da empresa entre outros podem ser indiciados e denunciados por homicídio culposo. Crime culposo é quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligencia ou imperícia.

Para evitar os acidentes de trabalho devemos fazer com que o local seja confortável, seguir as regras de segurança na realização de atividades mais perigosas sempre organizar o local não deixando objetos fora de seus lugares saiba quais os riscos e cuidados que deve ter a atividade que o funcionário desenvolve para reduzir os riscos de acidente não deixar de proporcionar cursos de prevenção de acidentes e sempre aplicar medidas de prevenção designadamente o uso de vestuário de proteção adequado.

Prevenção de Segurança no trabalho

Segurança no trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrentes dos fatores de risco operacionais. O presente estudo trata da elaboração de um plano de ação, bem como prevenção ligadas a segurança no trabalho.

A pizzaria terá inspeção da vigilância sanitária. O pizzaiolo deve realizar os exames clínicos e laboratoriais, a fim de detectar moléstias infecto contagiosas, notadamente daquelas transmissíveis aos alimentos através do seu manipulador.

Armazenamento e manuseio de materiais

Os funcionários utilizarão uniforme adequado, touca protegendo totalmente os cabelos, não utilizar aliança, anel, brincos, relógio, e possuir bons hábitos de higiene (lavar as mãos, fazer a barba, não falar sobre o alimento). Os recheios devem ser colocados em recipientes plásticos em pequenas quantidades, a fim de reduzir o tempo de exposição do recheio em temperatura ambiente. Iremos utilizar utensílios de alumínio ou inox, manter as gavetas de massa limpas e sem sobras de massas para o dia seguinte.

Segurança em eletricidade

Eletricidade é uma atividade que tem grande numero de mortes por acidentes. O choque elétrico é o principal risco que envolve a eletricidade.

Você precisa ser capaz de observar o que você está fazendo quando trabalhando com equipamento energizado.

Tabela de raios de delimitação de zonas de risco, controlada e livre.

Proteção e combate a incêndio

O combate ao incêndio estuda o material usado na sua extinção a proteção contra incêndio envolve a sua prevenção e as técnicas de combate ao fogo.

Para combater um incêndio deve-se conhecer as classes de fogo para selecionar o melhor meio de combate-lo.

Classe A – matérias de fácil combustão, que deixam resíduos como tecidos, papeis, madeira e etc.

Classes B – inflamáveis que queimam somente em uma superfície, como graxas, óleos, tintas e etc.

Classe C – equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores e etc.

Classe D – elementos pirofóricos como magnésio, titânio.

Maquinas e Equipamentos

A segurança das maquinas e equipamentos começa com o planejamento adequado das instalações. As maquinas e os equipamentos que operam em locais com risco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com