TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Artigos Científicos: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  3.566 Palavras (15 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA

ATPS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

JOSINEY JUDICE FRANCO

Carlos Roberto Varano Junior -1157381861 -Administração (6º Semestre A)

Denize Pereira Ferraz -1153364374 -Administração (6º Semestre A)

Flávio Inocêncio Nunes -1171384880 -Administração (6º Semestre A)

Karine Freire Rocha -1171379050 -Administração (6º Semestre A)

Luana Monique Taiete -1191425420 -Administração (6º Semestre A)

Santa Bárbara D’Oeste

2013

FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA

ATPS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Apresentação

1. Os novos desafios da Gestão de Pessoas.

2. Agregando pessoas. Aplicando Pessoas.

3. Mantendo Pessoas

4. O futuro da gestão de pessoas.

5. Considerações Finais

6. Referencias Bibliográficas

Santa Bárbara D’Oeste

2013

Apresentação

Nestas Atividades Pratica Supervisionada, iremos abordar o conceito de gestão de pessoas e as mudanças que ocorreram nas organizações em razão da moderna gestão de pessoas. Será efetuada uma pesquisa em uma determinada empresa escolhida pelo grupo a qual iremos abranger como funciona o sistema de recrutamento, seleção e avaliação de desempenho dos funcionários, bem como iremos fazer o levantamento do histórico da empresa para identificarmos qual é o modelo de Gestão da Organização. Mostraremos também o plano de ação elaborado para a empresa, definindo as estratégias que utilizaremos para auxiliar a empresa em seu dia-a-dia. O que veremos a seguir.

1. Os novos desafios da Gestão de Pessoas.

1.1 Gestão de pessoas.

A gestão de pessoa tem haver com mentalidade, vitalidade, ação e pro ação. Hoje com a globalização, o desenvolvimento tecnológico virou o forte impacto da mudança da qualidade e produtividade. A gestão de pessoa tem a ver com a maneira pela qual elas se comportam, decidem, agem, trabalham e executam com clareza suas atitudes. Devidamente a gestão de pessoa deve-se agregar valor à organização, aos gerentes, funcionários, aos clientes e fornecedores. Para provocar um forte impacto educacional sobre a organização e para com todos seus membros. A ARH (administração de recursos humanos) é o conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionada com as pessoas incluindo o recrutamento, seleção, treinamento, recompensas, e avaliação de desempenho, ou seja, o ARH é a função administrativa de um conjunto de decisões interadas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e também das empresas. Gestão de pessoa tem como objetivo ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, proporcionar competitividade à organização, administrar a mudança e desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho.

O conceito de gestão de pessoa é constituído por pessoa e organizações, sendo que a organização depende das pessoas para poderem funcionar e alcançar sucesso. E de outro lado as pessoas dependem das organizações onde trabalham para que possam atingir seus objetivos pessoais. Sem as pessoas as organizações jamais existiriam, um acaba dependendo do outro.

Segundo Idalberto Chiavenato “Sem as organizações e sem pessoas não haveria a gestão de pessoas”. A gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois depende de alguns aspectos como, por exemplo, do negócio da organização, ou até mesmo da cultura existente em cada organização. Segundo Idalberto Chiavenato “A gestão de pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas - Empregados, funcionários, recursos humanos, talentos de qualquer denominação utilizado para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.”

1.2 Introdução à moderna gestão de pessoas.

Esta gestão tem por finalidade acarretar o crescimento das organizações, para serem bem sucedidas e para sobreviver o mercado competitivo. Com tudo isso se assegura que os recursos materiais, financeiros e tecnológicos sejam utilizados com eficiência e eficácia, ou seja, pessoas diferenciadas mantêm e promovem o sucesso organizacional, alem disso, tem por vantagens competir com o mercado globalizado, instável, mutável e fortemente concorrencial. Para aprimorar os conceitos doas pessoas, as organizações estão inovando seus conceitos, e alterando suas praticas gerencias, ou seja, em vez de investir em produtos e serviços, elas estão investindo nas pessoas que procuram objetivos organizacionais e objetivos individuais, isto promove a estratégia de recursos humanos para expressar a utilização deliberada das pessoas, para ajudar o ganha ou manter uma vantagem autossustentada da organização em relação aos concorrentes que disputam o mercado.Nos dias de hoje o conhecimento tornou-se a base do conceito organizacional, assim a moderna Gestão de Pessoas baseia-se em três aspectos:

 As pessoas como seres humanos: dotadas de personalidades própria e profundamente diferentes entre si, possuidoras de conhecimentos, habilidades e competências indispensáveis, pessoas como pessoas e não meros recursos das organizações.

 As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: pessoas que tem elementos impulsionadores da organização como; inteligências, facilidade de aprendizagem e renovação e competitividade para agregar valores a este mundo cheio de desafios e mudanças a todo o momento.

 As pessoas como parceiras da organização:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com