TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Casos: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  4.073 Palavras (17 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 17

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 3

2. DESENVOLVIMENTO..... ....................................................................................... 3

2.1 Definição de Gestão de .................................................................................3

2.1.1 As Mudanças Organizacionais. ..................................................... 3

2.1.2 ‘Tempos Modernos’ e ‘A Moderna Gestão de Pessoas’................ 3

2.2 Recrutamento e Seleção de Pessoal.............................................................. 5

2.3 Programa de Incentivo.... ............................................................................. 8

2.3.1 Escopo............................................................................................ 9

2.3.2 Elaboração do Plano de Ação........................................................ 10

2.3.3 Análise sobre o plano de Ação...................................................... 11

2.3.4 Plano de Ação............................................................................... 11

2.4 Relação entre Empregado e Empregador..................................................... 13

2.4.1 Planos de Controle e Avaliação..................................................... 14

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................... 16

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................... 17

1 INTRODUÇÃO

Clima organizacional é o indicador de grau de satisfação dos membros de uma empresa em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como a política de RH, modelo de gestão, missão da empresa e entre outros.

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma valiosa ferramenta da gestão estratégica. Através da pesquisa de clima organizacional, identificamos o grau de satisfação e motivação dos colaboradores, e o resultado da pesquisa permite a realização de ações que contribuam para o crescimento e desenvolvimento das pessoas e principalmente para a máxima produtividade e qualidade da sua empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Definição de Gestão de Pessoas

“É o conjunto de políticas e praticas adotada pela organização para conduzir o relacionamento com as pessoas envolvidas no processo relativo ao trabalho, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho”.

2.1.1 As Mudanças Organizacionais

Como as pessoas passam cada vez mais parte de suas vidas no trabalho e tem cada vez mais consciência de seu valor como integrante de um processo, passou-se a dar este valor à gestão de pessoas, baseando-se em três aspectos fundamentais:

• As pessoas como seres humanos com personalidade e historias próprias.

• As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais.

• As pessoas como parceiras da organização.

Desta maneira todos atingem seus objetivos e realizam sua missão com foco e determinação, com organizações saudáveis e empregados motivados.

2.1.2 “Tempos Modernos” e “A Moderna Gestão de Pessoas”

Após a crise conhecida como a “Grande Depressão” de 1929, Chaplin produziu, dirigiu e atuou no filme Tempos Modernos onde ele relata no ano de 1930 as consequências da crise, como o desemprego e os operários sendo explorados que se desgastavam e trabalhavam de forma alucinada para manter seus empregos e sobreviverem em condições subumanas.

O filme é conhecido como um clássico chegou à época ser proibido em vários países. No contexto histórico que originou o filme, a falência atingiu cerca de 130 mil estabelecimentos e 10 mil bancos, grande parte da população passava fome e não haviam compradores dos produtos produzidos no país, o que tornou a economia do país insustentável. Para reerguer os pais o governo controlou a produção das indústrias com o “código da concorrência honrada”, também controlava os salários e preço dos produtos.

Em seis anos o movimento operário cresceu e pressionado o governo aprovou a lei que reconhecia o direito de associação dos trabalhadores e de celebração de contratos de trabalho entre os operários com as indústrias nascendo às forças sindicais.

Assim começou o reconhecimento dos direitos dos trabalhadores e redução das jornadas de trabalho. Décadas depois vemos uma grande mudança na visão das empresas para com os trabalhadores que hoje em muitas empresas é reconhecido como um colaborador, na Moderna Gestão de Pessoas reconhece os trabalhadores como seu maior ativo, hoje existe um relacionamento de Ganha-Ganha onde todos participam do processo.

Onde os trabalhadores são os talentos das empresas, onde as organizações precisam das pessoas para alcançar bons resultados, e as pessoas que precisam das organizações para obter seu crescimento pessoal assim temos uma visão holística do colaborador.

Depende da visão e cultura da empresa para os colaboradores serem vistos como ativos e talentos, na visão moderna da gestão de pessoas, os colaboradores são incentivados a se dedicarem e se aperfeiçoarem, são reconhecidas como geradores de conhecimentos, a organização e os colaboradores estabelecem uma sinergia onde a troca esta baseada em fatores relevantes e conhecida por todos, causando o grande movimento da roda que faz girar a economia de um país e de toda a nação.

A Gestão de Pessoas consiste em várias atividades, como descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com