TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Trabalho Universitário: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS:

Sabemos que uma organização precisa de diferentes recursos para funcionar: recursos financeiros, recursos materiais, recursos tecnológicos e recursos humanos.

O recurso humano é muito importante, pois sem ele os outros sozinhos não conseguem manter uma organização funcionando. São as pessoas que administram os demais recursos (recursos financeiros, recursos materiais e recursos tecnológicos).

Podemos identificar claramente a ligação entre a organização e as pessoas que nela trabalham. As pessoas (funcionários) contribuem com seus conhecimentos, habilidades e atitudes, executando tarefas diversas dentro da organização. As organizações funcionam através das pessoas que delas fazem parte: são pessoas que planejam, organizam, controlam, pesquisam, assessoram, compram a matéria prima, desenvolvem o produto, produzem, atendem o cliente, vendem produtos e serviços, etc. Portanto a organização e as pessoas que nela trabalham estão intimamente ligadas. De um lado, as organizações não existiriam sem as pessoas que a constituem. Por outro lado, é através do trabalho dentro das organizações que as pessoas atingem seus objetivos pessoais e profissionais.

É preciso uma área para administrar esse recurso tão importante, o recurso humano. Essa área recebe hoje diferentes nomenclaturas: Administração de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Gestão de Talentos, Gestão Estratégica de Pessoas, etc.

2

AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO:

O mundo está mudando constantemente e de maneira cada vez mais veloz. Sentimos no nosso dia a dia que as mudanças tecnológicas são cada vez mais rápidas. As pessoas precisam adaptar-se a esse contexto, necessitando de flexibilidade e aperfeiçoamento contínuo de suas habilidades e competências. Dessa forma, a área de Recursos Humanos torna-se essencial nesse mundo em transformação.

Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. Em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, elas estão investindo nas pessoas que os entendem e que sabem cria-los e melhorá-los. Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfazê-los e encantá-los. As pessoas passam a constituir o elemento básico do sucesso empresarial. (CHIAVENATO, 2014, p. 4).

Inovar, pensar no futuro, crescer, preocupar-se com a equipe são competências dos gestores de sucesso. O RH tem papel fundamental na formação desse profissional.

A área de RH está mudando. A forma como as organizações efetuam a gestão de pessoas passa por transformações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com