TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Exames: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a importância da Gestão de Recursos Humanos historicamente e nos dias atuais?

Nos meados da década de 1930 foi um marco para a área de recursos humanos, pois havia a função de recrutamento e seleção e a única forma de registro do empregado com o local de trabalho, era o livro de escrita pessoal. Também nesse período passou a ter uma legislação trabalhista, onde foi criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.

O recrutamento de pessoal era realizado via jornais de grande circulação, em rádios e ainda o selecionado teria que realizar uma prova especifica, no qual a datilografia era a maior exigência.

Os processos de admissão e demissão eram conduzidos pela chefia de pessoal. O controle trabalhista exigia da chefia um profundo conhecimento das leis trabalhistas, sendo que o departamento de recursos humanos era formado por aqueles que detinham de conhecimento em Direito. A mão de obra do país baseava-se no forte autoritarismo, pessoal não qualificado.

Em 1970 houve uma transformação. O modelo de como era conduzido a forma de trabalho, começou a entrar em crise foi onde os sindicalistas começaram a pressionar as empresas no sentido de assegurar maiores benefícios aos trabalhadores, exigindo segurança e melhores condições de trabalho.

A evolução da área de RH é a área que lida com os aspectos relativos do ser humano, nas organizações que tem o objetivo a interação do trabalhador e a produtividade. Com essa evolução, hoje as empresas estão voltadas para seu corpo funcional, com o intuito de favorecer ao empregado um clima organizacional favorável com os objetivos de ter resultados favoráveis.

A tendência de novas oportunidades e desafios sugere a especialização e atualização. Pesquisas internas são úteis, com o intuito de avaliar o quadro de funcionários de uma organização, socioeconômico e o grau de motivação satisfação e integração.

Em 1990 o ambiente empresarial ficou marcado pela competitividade, englobado a tecnologia e a economia. A qualificação das pessoas é a exigência maior do departamento de RH. A globalização da economia e a crescente competitividade do mercado vêm ocasionando uma verdadeira revolução na área de RH.

A informatização foi muito importante na área de Recursos Humanos, tendo a substituição dos processos feito manual por informatizados. Houve varias mudanças nas estruturas das empresas, substituída por um modelo mais ágil e menos burocrático.

2) Selecione 05 (cinco) competências do Profissional de RH e, em seguida justifique a sua escolha.

a) Responsabilidade: a empresa espera do profissional tenha envolvimento e comprometimento.

b) Ética: Agir direito, proceder bem sem prejudicar os outros, agir com os valores de uma determinada sociedade.

c) Pontual: chegar ao local de trabalho, cumprir com os dias e horários combinados.

d) Atitude: agir com disciplina, aceitar as normas regras da organização.

e) Trabalho em equipe: ter um bom relacionamento interpessoal, habilidade para interagir com os outros colegas de trabalho, ter espírito de cooperação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com