TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Exames: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  1.393 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE AULA 05:

01. A partir da leitura da aula, quais observações são necessárias em relação à Pesquisa Salarial? É modismo ou Necessidade? O que ganha ou perde uma organização que realiza essa técnica de RH? Justifique:

A pesquisa de salários é fundamental na administração de remuneração. Com esse instrumento o administrador pode comparar e/ou acompanhar o posicionamento dos seus salários e benefícios com aqueles praticados no mercado.

A Administração de Salários procura não somente obter o equilíbrio interno de salários dentro da organização, como também obter o equilíbrio externo de salários em relação ao mercado de trabalho.

A montagem de uma pesquisa de salários deve levar em conta:

• Quais os cargos pesquisados (cargo de referência).

• Quais as companhias participantes.

• Qual a época da pesquisa (periodicidade).

A pesquisa de salários pode ser feita através de:

• Questionários

• Visitas às empresas

• Reuniões com especialistas em salários

• Telefonemas entre especialistas em salários

É entendida como um intercâmbio de informações a respeito de salários e conexos. Em outros termos, a empresa que pesquisa e que obtém informações das demais empresas, compromete-se lhes entregar os resultados da pesquisa devidamente tabulados e processados, mantendo a confidencialidade das informações dentro de certos limites. Cada empresa deve receber os resultados com a sua identificação, mas com a identificação das demais codificadas, a fim de preservar-se o sigilo necessário. Ocorre que, muitas vezes, as empresas pesquisadas comunicam-se entre si, para posteriormente intercambiar a identificação de seus códigos.

Para administrar de forma eficaz, garantindo a equidade interna e a coerência externa dentro de suas possibilidades econômicas, a empresa necessita contar com um conjunto de instrumentos, políticas e procedimentos.

Muitas organizações tentam resolver sua questão salarial quase que exclusivamente com pesquisas salariais. É evidente que a questão fica mal resolvida, pois a pesquisa não leva ao equilíbrio interno. Aliás, até a competitividade externa fica duvidosa, porque a organização não tem um sistema interno para checar os dados de mercado, ficando sujeita a erros comuns nas pesquisas.

E uma especialização dentro da função Recursos Humanos que, por sua vez, é uma especialização dentro da Administração. Seu grande objetivo é auxiliar a organização e remunerar o pessoal de forma adequada, com justiça interna e competitividade externa.

A pesquisa Salarial somente obterá sucesso caso esteja focada em seus principais objetivos.

Esse sistema deve, então, ter foco em objetivo de curto, médio e longo prazo, pois nenhum tipo de resultado acontecem um desses prazos e para cada um deles existe uma estratégica especifica a ser definida.

02. Comente pelo menos 02 métodos para pesquisar salários e fale da eficiência desse método.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com