TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  3.020 Palavras (13 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 13

ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDERP

PÓLO DE SOBRAL CEARÁ

EMANUELLE SOUSA DE ALMEIDA - RA: 404139

FRANCISCA ERIVANDA TEIXEIRA DE SOUSA - RA: 403506

JORGE LUIS MAIA LIMA - RA: 402035

CLAUDIANA MARIA BOTO – RA: 391484

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

GESTÃO DE PESSOAS

PROFESSORA LIZIANE HIGA

SOBRAL – CEARÁ

2013

INTRODUÇÃO

Este trabalho consta na produção de um Plano de Ação, em que a equipe de alunos formada produziu um relatório final, com o fim de apresentar estratégias para uma boa relação com os empregados, para que o Gestor de Segurança Privada consiga ser assertivo no “Gerir Pessoas” dentro das organizações.

Tivemos a preocupação de procurar assimilar todos os conceitos aqui mencionados para venha de forma ampla contribuir para nossa formação acadêmica, onde o grupo teve uma dedicação para mostrar de forma clara e com precisão os conteúdos abordados neste trabalho.

O Relatório final foi produzido pela equipe, com o título “Principais Tecnologias e Ferramentas de Gestão da Atualidade: demandas e os ambientes necessários para a atuação do gestor moderno”, com as conclusões sobre os temas tratados em cada uma das Etapas.

ETAPA 1

Passo 1 (Equipe)

Gestão de Pessoas e As Mudanças Organizacionais

A gestão de pessoas ela é muito ampla e suma importância nas organizações, e sua aplicação é variável de acordo com a contingência e situação de cada empresa, A gestão de pessoas envolve treinamento e desenvolvimento pessoal, recrutamento e seleção, remuneração por competência e habilidade e sistema de avaliação podendo alterar pelo modelo de estrutura organizacional adotada.Este ramo vem passando por mudanças, uma das grandes transformações foi principalmente na relação de pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. O fator primordial para as mudanças organizacionais foram as pessoas serem valorizadas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros da empresa capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso.Um dos objetivos principais é administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, além de agregar, aplicar, recompensar, remunerar. Para total eficácia dos objetivos é necessário que as pessoas sejam tratadas como fontes de sucesso tornando-as elementos básicos na organização, ou seja, agentes ativos no processo organizacional.A gestão de pessoas incluem seis processos dinâmicos interativos, que são: Processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Esses processos são um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente. A ênfase agora está em juntar e não mais em separar. O foco não está mais nas tarefas, mas nos processos. Não mais nos meios, mas nos fins e resultados. Não mais em cargos individualizados, separados e confinados, mas no trabalho em conjunto feito por equipes autônomas e multidisciplinares. Os movimentos de reorganização empresarial, como a reengenharia e downsizing, provocaram a substituição da organização funcional pela organização em rede de equipes voltadas para os processos. Isso também está ocorrendo na Gestão de Pessoas.

O movimento holístico na gestão de pessoas aborda o sistema da velha tradição cartesiana de dividir, segmentar e separar, que foi substituída por uma nova maneira de organizar a empresa. A ênfase agora está em juntar e não mais em separar. O foco não está mais nas tarefas, e sim nos processos que transitam de ponta a ponta. O holismo é focar em todo e não apenas em suas partes. Os movimentos de reorganização empresarial, como a reengenharia e o downsizing, provocaram a substituição da organização funcional pela organização em rede de equipes focadas em processos.Gerenciar pessoas e uma responsabilidade de linha e uma função de staff. O gerente ou líder tem o dever linear e direto pela direção de seus subordinados. Por essa razão, existe o principio da unidade de comando, ou seja, cada pessoa deve ter apenas um gestor.Na área de ARH predomina uma forte tendência para a centralização e concentração na prestação de serviço para as demais áreas empresariais. E nisso ARH era essencialmente exclusivista e até hermética. A prestação de serviço do staff prevalecia sobre a responsabilidade de linha dos gestores da empresa, pois o staff é quem tomava as decisões peculiares da linha. A centralização preponderava sobre a descentralização.

A gestão moderna é descentralizar as decisões de ARH. Quando a ARH é descentralizada o órgão de ARH perde suas fronteiras e limites, dispersam entre unidades estratégicas, perde visão das práticas de RH e passa a ter necessidade de terceirização das atividades burocráticas.

Passo 2 (Individual)

• Assistir atentamente há Tempos Modernos, último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 1930, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego.

• Ler o contexto histórico do filme Tempos Modernos.

Passo 3 (Individual)

Paralelo entre o filme Tempos Modernose A Moderna Gestão de Pessoas.

O filme Tempos Modernos é um filme de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin, em que o seu famoso personagem chamado “O Vagabundo” tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. É considerada uma forte crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial. Charles Chaplin quis transmitir através deste filme uma mensagem social, em cada cena foi trabalhada para que a mensagem chegasse com a verdade e com muito talento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com