TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Casos: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  2.372 Palavras (10 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Na produção textual a ser apresentada, abordaremos os aspectos da empresa Comercio De Produtos Agrícolas BFG Ltda., conhecida em nível nacional com o nome fantasia AGRICENTER. Será apresentado para os leitores as características gerais da organização e sua estrutura organizacional conforme estudamos ao longo do semestre nas disciplinas de comportamento organizacional; homem, cultura e sociedade; comunicação e linguagem e fundamentos e teoria organizacional. O objetivo do trabalho é entender como é a estrutura de uma organização, e de que maneira os lideres trabalham para que esta cresça e alcance suas metas.

AGRICENTER

Caracterização da Organização

Empresa- Comércio de Produtos Agrícolas BFG LTDA.

Conhecida Nacionalmente com o nome fantasia Agricenter.

Localiza-se as margens da Br 386 km 50, no munícipio de Seberi –RS.

Teve inicio no ano de 2003 uma sociedade agrícola denominada BFG com fundamento principal de armazenamento de grãos de produção própria, tendo como sócios fundadores e agricultores e hoje também empresários, os senhores Vilson J. Giongo, Luiz P. Barbieri e Fidencio F. Fabris, a sociedade surgiu em período em que os três produtores de grãos, aplicando tecnologias avançadas na produção viram aumento significativo na produção e com isso a necessidade de armazenagem, surgindo aí a ideia de unir-se em prol de suprir suas necessidades de estocagem de grãos.

Com o passar do tempo os agricultores foram vendo a capacidade empreendedora dos três sócios e começaram a pedir que os mesmos estocassem também os produtos de vizinhos, amigos e conhecidos da região. A partir de então, foi posto em prática o projeto de começar a comercialização de grãos onde passaram a comprar e vender grãos, a empresa que surgiu como se fosse um depósito temporário para suprir apenas a necessidade de três pessoas em particular, começou a se desenvolver e se destacar no comércio de grãos da região, depois da compra e venda também passou-se a comercializar defensivos, fertilizantes e sementes.

Devido a necessidade de manutenção de maquinários próprios e a grande demanda de peças e máquinas pesadas e implementos principalmente voltada para a produção agrícola, a empresa criou ainda uma oficina mecânica especializada que busca atender a toda a região no fornecimento de peças e serviços, em toda linha das mais variadas marcas.

Atualmente a empresa Comércio De Produtos Agrícolas Agricenter conta com 42 funcionários diretos e está instalada no município de Seberi (Matriz), com uma filial em Dois Irmãos Das Missões, além de uma unidade em Frederico Westphalen, a qual possui uma filial em Maravilha-SC. Em 2014, no município de Vicente Dutra-RS será instalada outra filial.

O ano de 2013 foi repleto de conquistas para os clientes da Agricenter. A feliz contabilidade pode ser calculada no volume de novos negócios e aquisições feitas por produtores de toda a região. Nos dez anos de história da empresa, a Agricenter vem possibilitando ao produtor acesso aos melhores equipamentos voltados a área agrícola.

O crescimento da empresa está diretamente ligado ao desenvolvimento do potencial agrícola da região, pois essa relação é proporcional: com maior produção a empresa capta mais parceiros e os agricultores, por sua vez, tem acesso ao que há de melhor no mercado através do empreendimento, que está sempre em busca das melhores tecnologias.

O panorama é promissor, tanto para a empresa que se tornou referência no norte do estado e se prepara para conquistar o oeste de Santa Catarina, quanto ao produtor, que vem colhendo mais. “Agricultores que colhiam 100 sacas de milho por hectare há seis anos, agora, na mesma área, conseguiram dobrar a produção também devido ao acesso à tecnologia oferecida pela Agricenter”.

As áreas agrícolas da região são as mesmas, o que esta aumentando é a produção. E isso se deve à tecnologia, e à informação disponível, a orientação correta do produtor, quanto ao produto adequado, hora do plantio, entre outros serviços prestados pela Agricenter.

De acordo com os critérios do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas.) a Agricenter é classificada como uma Média empresa, sendo que não utiliza os recursos da acessória do SEBRAE.

Setor produtivo

Segundo a Classificação Nacional de Atividades

Econômicas (CNAE) ‐ IBGE, A Agricenter se enquadra nos seguintes setores produtivos:

-Primário: (agricultura, pecuária,exploração florestal, pesca e indústrias extrativas), por ser uma organização que inicia seus trabalhos auxiliando e informando os agricultores do plantio dos grãos à colheita.

-Terciário: (comércio, alojamento e alimentação, transporte, armazenagem e comunicação, administração publica e prestação de serviço) por oferecer para seus clientes armazenamento de grãos e insumos agrícolas, dar assistência técnica na lavoura, assistência mecânica, venda de maquinários de ponta e orientação ao produtor.

Estrutura organizacional

“A estrutura organizacional define as linhas de autoridade, relações de supervisão, agrupamento de empregados e fluxo de trabalho operacional de uma empresa. Uma série de fatores vitais de sucesso, incluindo a cultura do local de trabalho e eficiência operacional, são diretamente influenciadas pela estrutura organizacional.”

A empresa possui seus cargos bem definidos, contendo especificadamente as funções que cada colaborador exerce, segue em anexo detalhadamente as funções organizacionais da equipe pesquisada, contendo os cargos e suas principais funções.

Níveis Hierárquicos

Os níveis hierárquicos são os responsáveis pela definição estratégica do administrador dentro da instituição, e a Agricenter possui estes três níveis hierárquicos, sendo eles -Estratégico: é o nível mais elevado da hierarquia, compreende presidentes, diretores e demais gestores da alta cúpula e decidem os objetivos globais da empresa.

-Tático: nesse nível estão inclusos os chefes de cada sessão e os gerentes. Nessa posição as tarefas a serem desempenhadas são todas da área organizacional. Esse nível administrativo é também responsável pela implementação das decisões estratégicas tomadas pelo nível acima.

-Operacional: Nesse nível os administradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com