TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

*** ADMINISTRACÃO DE RECURSOS HUMANOS ***

O estudo da ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS tem como objetivo analisar os subsistemas que o compõe e que abrangem seus principais tópicos, com políticas, práticas e instrumentos que procuram condicionar o alcance dos objetivos e o desempenho das funções de pessoal. São regras estabelecidas para orientar funções e assegurar que elas sejam desempenhadas de acordo com os objetivos desejados. Constituem orientação administrativa para impedir que se ponha em risco o sucesso de funções específicas.

O estudo foi estruturado baseado em uma abordagem sistêmica, teoricamente mais atraente ao ser experimentada operacionalmente e mais ajustada à complexa realidade do mundo empresarial contemporâneo.

O estudo cuida da interação entre pessoas e organização, numa dinâmica que busca equilibrar esta relação, de tal forma que as metas e interesses de cada um sejam alcançados.

As políticas que serão estudadas estão classificadas em dois tipos:

1. Quanto ao nível da estrutura organizacional em que são aplicadas:

a) Políticas gerais da empresa, que são as diretrizes que fundamentam as ações e sob as quais, todas as demais políticas devem conformar-se;

b) Políticas administrativas, estabelecidas para orientação dos principais executivos da empresa;

c) Políticas operacionais, estabelecidas para orientação da média gerência;

d) Políticas funcionais, que orientam as atividades do pessoal.

2. Quanto ao conteúdo: políticas de admissão, de saúde, de treinamento, de segurança, de salário, de benefícios, de manutenção, de avaliação, de relacionamento e de controle:

As políticas de Recursos Humanos variam quanto aos objetivos de cada organização (considerando sua filosofia e suas necessidades) e conduzem a formulação do Sistema de Administração de Recursos Humanos, que é composto por cinco subsistemas: Suprimento; Aplicação; Manutenção; Treinamento e Desenvolvimento; e Controle.

As políticas são necessárias levando-se em conta que empresas dos mais diversos setores de atividade envolvem:

TECNOLOGIA  PESSOAS  PROCESSOS

Sistemas de RH Avaliação de talentos Sistemas de Controle

Suporte na implantação de sistemas de RH Desenvolvimento profissional Sistemas de recompensas

Gerenciamento e aconselhamento de carreiras Avaliação de desempenho

Informações sobre RH Recrutamento e seleção Sistemas de treinamento e desenvolvimento

Higiene e segurança

Portanto, existe a diversidade da força de trabalho, que mexe com a vida de trabalhadores e executivos, impondo vários desafios. Conforme Griffin e Moorhead (Fundamentos do Comportamento Organizacional), em algumas organizações, a crescente diversidade da mão-de-obra deve-se a mudanças demográficas na população em geral; em outras, resulta na internacionalização de seus produtos, serviços, fornecedores, clientes e funcionários. Independente da causa, a administração deve conviver com a diversidade e encontrar maneiras de lidar com ela.

 O CARÁTER DA DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Quando falamos da força de trabalho, pensamos somente em diferenças sexuais e étnicas no conjunto. De maneira mais ampla, o termo se refere à variedade de itens, objetos ou pessoas caracterizados por diferenças e semelhanças. As semelhanças podem ser tão importantes quanto às diferenças. As pessoas podem ser semelhantes, mas nunca iguais. Portanto, apesar de dois empregados serem do mesmo sexo, pertencerem à mesma etnia e terem ambos, feito o curso superior, eles são indivíduos diferentes que podem agir e reagir de maneiras diferentes a vários estilos de gestão. Dirigentes têm de lidar simultaneamente com semelhanças e diferenças entre pessoas. Devem tratar da diversidade dentro das próprias organizações e naquelas com as quais se relacionam.

A crescente diversidade da força de trabalho se deve a quatro tendências. Primeiro - como o mercado de trabalho muda em razão das condições econômicas, torna-se cada vez mais importante encontrar os melhores funcionários e distribuí-los para atender melhor à organização. Segundo - mais empresas vêm concentrando iniciativas de marketing no crescente poder aquisitivo das minorias. Terceiro - mais empresas procuram expandir seus mercados ao redor do mundo, o que requer maior diversidade de pensamento para alcançar efetivamente mercados internacionais. Quarto - empresas que buscam ter presença mundial, por meio de expansões, aquisições e fusões, passam por um período de consolidação que significa agrupar funcionários do mundo todo em novas unidades, mais eficientes, a fim de reduzir a duplicação de esforços ao redor do mundo e aproveitar sinergias em operações que cruzam fronteiras.

Peter Drucker (Fundamentos da Administração) mostra que a Administração lida com GENTE.

GENTE lida com sentimentos e emoções;

GENTE desenvolve relacionamentos entre si;

GENTE trabalha em grupo;

GENTE em grupo produz cultura e partilha valores;

Cultura e valores estabelecem comportamentos;

Administrar organizações significa administrar GENTE e seu comportamento;

O desempenho da organização se traduz por resultados;

Dentro da organização não há resultados: há tarefas;

Os resultados são conseguidos lá fora;

Para obter resultados, a organização precisa aprender;

A organização é laboratório: aprende por tentativa e erro;

O mercado é o campo de teste;

A organização é uma escola: as pessoas ensinam e são ensinadas.

A tarefa fundamental da Administração é capacitar as pessoas a trabalhar em conjunto ao oferecer-lhes objetivos comuns, valores comuns, a estrutura adequada e o permanente treinamento e desenvolvimento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com