TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Artigos Científicos: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

SALÁRIO MOTIVA

Toda pessoa tem equilíbrio interno, com o estimulo ou incentivo faz surgir necessidades. Quando surge uma necessidade se rompe o equilíbrio surgindo assim uma descarga de tensão e um comportamento ou ação, podendo ter satisfação ou insatisfação. Se há insatisfação haverá um estado de frustração, agressão, insônia, resistência, moral baixa. Se o comportamento ou ação for eficaz encontrará satisfação assim a pessoa voltara para seu equilíbrio interno.

Para entender o mecanismo de motivação do ser humano encontramos duas teorias extremamente importante a “Hierarquia das necessidades”, de Maslow e os fatores de “Higiene- motivação” de Herzberg.

Analisando as teorias de Maslow e Herzberg a questão de salário como um fator de motivação, indiretamente o salário contribui e está intimamente ligado a satisfação das necessidades humanas. As pessoas desejam dinheiro não somente para necessidades fisiológicas mas também para necessidades sociais, estima e auto realização.

O salário não é uma motivação quando analisado isoladamente, a troca de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas uma troca justa por seu trabalho, assim o empregado busca a garantia pela sobrevivência de seu trabalho. Com base nisso a empresa deve analisar salário com função agregada afim de motivar como instrumento na compatibilização dos objetivos organizacionais e pessoais.

Para ter pessoas integradas produtivas e um ambiente motivador são necessários planos de Recursos Humanos, onde o básico é o plano de cargos e salários pois sem ele dificilmente os planos de desenvolvimento funcionam.

As pessoas acreditam que seu desenvolvimento poderá atingir mais dinheiro, salário por si só não motiva ninguém, um bom salário é muito importante, mas a cima de tudo as pessoas devem fazer aquilo que gostam ou pelo menos fazer coisas que não violem suas crenças, princípios e valores, caso contrário a motivação e a felicidade de estar naquela organização certamente acabara.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com