TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Trabalho Escolar: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

PROFESSOR EAD – PROF. Me JEFFERSON DIAS

TUTOR DE ENSINO EAD – ADRELIZA DE OLIVEIRA

Taguatinga-DF 22 de Abril de 2014

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Administração disciplina Análise de investimentos, na Faculdade Anhanguera de Taguatinga - FACNET.

Taguatinga-DF 08 de Abril de 2014

Sumário

INTRODUÇÃO 4

ETAPA I – DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO 4

INVESTIMENTOS PUBLICOS 5

INVESTIMENTOS PRIVADOS 5

INVESTIMENTOS MISTOS 5

A IMPORTANCIA DOS INVESTIMENTOS 6

ETAPA II – ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE 7

ETAPA III – MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTO 10

CRITÉRIO DO VALOR PRESENTE LIQUIDO (VPL) 12

ETAPA IV – O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS 13

AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA INFLAÇÃO 13

INFLAÇÃO DA OFERTA 14

INFLAÇÃO CRÔNICA 14

A IMPORTÂNCIA DA INFLAÇÃO NA ANALISE DE INVESTIMENTOS 15

INFLAÇÃO NO BRASIL 15

A METODOLOGIA DO IGP-M 15

METODOLOGIA DO IPCA 15

ETAPA V – O EFEITO DA DEPRECIAÇÃO E IMPOSTO DE RENDA 16

O IMPOSTO DE RENDA DE PESSOA JURIDICA NO BRASIL 16

CONCLUSÃO 17

BIBLIOGRAFIA 18

INTRODUÇÃO

A nossa ATPS é composta por 05 etapas.

A primeira etapa abordará a descrição do negócio escolhido, e após a análise do mercado de negócios e investimentos nosso grupo decidiu trabalhar com mercado de calçados, voltado para o público feminino, direcionando para linha feminina esportiva “Confort Sports”, tendo como característica de extremo conforto para mulheres exigentes, que proporcione o máximo em conforto para que tenham uma vida ativa e produtiva.

A segunda etapa falará da importância do Fluxo de Caixa Relevante como uma das mais importantes ferramentas gerenciais, pois através desta ferramenta temos uma previsão elaborada com base nos dados levantados das projeções financeiras da empresa.

A terceira etapa verá os Métodos de Avaliação de Investimentos, sendo estas ferramentas muito importantes, pois existe a necessidade de verificar se o capital investido terá o retorno no tempo esperado e se o negócio é de fato viável.

A quarta etapa falará sobre a inflação e seus efeitos da inflação para as empresas e como estas fazem para lidar com esta situação.

E a quinta etapa mostrará os tipos de classificação para Declaração de Imposto de Renda das empresas (lucro real e lucro presumido), e a depreciação dos bens mobilizados.

ETAPA I – DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO

Hoje, em um mundo tão globalizado há cada vez mais a necessidade de se analisar muito onde pretende aplicar seu dinheiro, pois, com tanta concorrência, a probabilidade de não se obter o retorno desejado em um investimento aumenta muito.

Empresários e investidores muitas vezes não planejam ou não fazem uma boa análise, sobre onde, quando e quanto de seu capital investir, com o intuito de aumentá-lo. Sendo assim precisam estar atentos ao mercado, avaliar todos os riscos possíveis que poderão vir em conseqüência de um mau investimento. Podemos então citar abaixo um pouco de conhecimento sobre investimento.

Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber um retorno futuro superior ao aplicativo, ou seja, utilizar recursos disponíveis no tempo presente, sendo assim criando recursos futuros.

Existem vários tipos de investimentos dentre alguns podemos citar: adquirir uma casa, um carro, abrir uma empresa, fazer uma aplicação financeira, cursar uma faculdade e vários outros exemplos poderiam ser citados.

Temos basicamente uma divisão em três grandes categorias de investimentos, quando definido em relação a sua origem:

INVESTIMENTOS PUBLICOS

São recursos disponibilizados pelos governos ou entidade publicas a fim de gerar bem estar social. Estes investimentos não têm como objetivo gerar retorno monetário, mas sim retornos sociais. São exemplos deste tipo de investimento publico hospitais, escolas, rede de saneamento básico e outros.

INVESTIMENTOS PRIVADOS

São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com o objetivo de retorno monetário aos investidores. Esse tipo de investimento é responsável pela maior parte geradora de emprego e tributos de qualquer país capitalista. Exemplos de investimentos privados são: fábricas, empresas de prestação de serviço, lojas entre outros.

INVESTIMENTOS MISTOS

Estes são disponibilizados em parte pelo governo ou entidades públicas, e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Neste investimento geralmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem como objetivo tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário. Exemplos de investimento misto, a Petrobrás o Banco do Brasil.

A IMPORTANCIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com