TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Tese: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Tese  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

RECRUTAMENTO: é o procedimento pelo qual a organização atrai candidatos para abastecer seu processo seletivo, funciona como processo de comunicação, onde a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho. A seleção de pessoas acontece integrada com o recrutamento, mas esta “[...] busca dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho pessoal, bem como a eficácia da organização.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: é o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho.

REMUNERAÇÃO: é o valor pago para os funcionários pelos serviços prestados a empresa de modo que aumente a motivação e estimule o crescimento juntamente com os objetivos da empresa. O valor é determinado por fatores básicos que são os fatores legais, sindicais, políticos e equitativos. Existem novas tendências de calcular o valor da remuneração, baseadas em competências e habilidades.

BENEFÍCIOS: são considerados uma parte importante da remuneração de praticamente todos os funcionários. É todo o pagamento indireto recebido por um funcionário por continuar trabalhar na empresa, e eles variam de acordo com a legislação do país. Alguns dos benefícios oferecidos aos funcionários são: cesta básica,vale transporte, vale refeição, plano de saúde, pagamento pelo tempo não trabalhado, férias, afastamento por doenças e seguro de vida.

CULTURA ORGANIZACIONAL: se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que diferencia uma organização das demais, e um conjunto de características que uma organização valoriza. Existe sete características básicas que em conjunto tem a essência da cultura organizacional: Inovação e assunção de riscos; Atenção aos detalhes; Orientação para os resultados; Orientação para as pessoas; Orientação para a equipe; Agressividade; Estabilidade. O reconhecimento da cultura organizacional na empresa é percebido de maneira comum entre os membros, e dentro de uma cultura organizacional dominante pode existir subculturas.

CLIMA ORGANIZACIONAL: é resultante de um bom relacionamento com os elementos da cultura da empresa, ele retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho, influência a produtividade do indivíduo e, consequentemente da empresa. Assim, o mesmo deve ser favorável e proporcionar motivação e interesse nos colaboradores, além de uma boa relação entre os funcionários e a empresa.

COMUNICAÇÃO: é o processo de transmissão de informação de uma pessoa para outra, sendo então compartilhadas por ambas. Para que a comunicação exista, é preciso que o receptor da informação a receba e a compreenda, tornando comum a uma ou mais pessoas. Uma importante estratégia para a gestão de pessoas esta na intensa e eficiente comunicação com os funcionários, e cada vez mais as organizações precisam de sistemas de informações adequados, para lidar com a complexidade do ambiente e transformar funcionários em parceiros e agentes ativos da mudança e inovação.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com