TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Monografias: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO DE GESTÃO DE PESSOAS

EMPRESA: E.E. Engenheiro Prado Lopes

ENDEREÇO: Rua Itaguá, 320 - Alto Vera Cruz. Belo Horizonte – MG.

Tel. 31-34831300 EMAIL: eepradolopes@hotmail.com

DESCRIÇÃO: Escola da rede estadual de ensino fundamental, médio e EJA de Belo Horizonte.

CARGO ESCOLHIDO: Professor

E.E “ENGENHEIRO PRADO LOPES”

MISSÃO: Formar cidadãos éticos e críticos, que adquiram competências básicas para exercerem a sua cidadania e se ajustem ao seu tempo.

VISÃO: contribuir para a erradicação do analfabetismo, diminuir a evasão escolar e repetência, promovendo um ambiente prazeroso para os alunos, educadores e comunidade, agentes de transformação.

PALAVRAS NORTEADORAS: Amar, Diagnosticar, Planejar, Agir, Avaliar e Adaptar.

1. História da Escola Estadual Engenheiro Prado Lopes

A escola estadual Eng. Prado Lopes está localizada no bairro do Alto Vera Cruz e atende principalmente aos alunos das comunidades do Alto Vera Cruz, Taquaril, Caetano Furquim, Granja de Freitas e Cruzeirinho.

Essa unidade de ensino do teve suas atividades iniciadas em 15/04/1963. Sua licença para funcionamento foi publicada no jornal Minas Gerais de 02/07/1963, com a denominação de Escolas Reunidas do Caetano Furquim.

Em 25/05/1964, pelo decreto de lei nº 7635 foi denominada “Engenheiro Prado Lopes” em homenagem ao centenário de Antônio do Prado Lopes.

Em 01/06/1966 foi transformada em grupo Escolar Engenheiro Prado Lopes. E em 06/07/1974 foi então transformada em Escola Estadual Engenheiro Prado Lopes como é conhecida hoje.

NOTA: Antônio do Prado Lopes foi um engenheiro que recebeu uma concessão para explorar o local onde hoje recebe seu nome, a Pedreira Prado Lopes, retirando suas pedras e utilizando-as nas edificações das ruas de Belo Horizonte no século XIX.

2. Cultura Organizacional da empresa

A empresa apresentada trata-se de uma escola da rede estadual, portanto, seu insumo é a educação. É uma escola que atende principalmente as comunidades carentes, das vilas da região em que se situa, e desta forma, cresceu com ela, de geração em geração.

Os hábitos e crenças desta empresa estão baseados justamente na cultura educacional a que se propõe, e desse modo, é repassada para cada um de seus funcionários, sejam eles cantineiros, zeladores, faxineiros, seguranças, professores, coordenadores ou diretores. São baseados em seus valores, que visam à boa educação, comportamental e acadêmica, repassada aos seus alunos na forma de exemplo vinda de todos os lados. Seus valores mais fortes são a ética, o respeito, o amor, o zelo pelo desenvolvimento humano de seus alunos, o carinho, atenção, o acesso ao conhecimento, a fraternidade e a família.

Todos estes valores são repassados aos seus funcionários para que estes sejam repassados aos seus clientes, alunos. A escola apresenta em sua grande maioria, crianças e adolescentes menores de idade, entre 11 e 17 anos, e desta forma presa muito por policiar todos os seus funcionários com relação à forma comportamental correta e bem definida, baseada em bons modos, respeito mútuo e educação, pois tudo isto reflete no que é repassado para seus alunos.

Os professores são os responsáveis diretos no repasse do conhecimento e, deste modo, no desenvolvimento de seus alunos são os mais cobrados, tratam diretamente com o aluno se tornando mestre, exemplo e referência do que a escola propõe para a comunidade, além de representar o estado na sua oferta educacional de qualidade.

Com isto, tudo que é cobrado do aluno deve ser apresentado também pelo professor em sua rotina de trabalho, tais como, pontualidade, assiduidade, compromisso na realização de suas tarefas, organização, competência, zelo pelos critérios de convivência proposto pela instituição (não mascar chicletes, não usar bonés, celulares, roupas inadequadas ou fones de ouvido, etc.). De forma geral estes são os principais aspectos da cultura organizacional desta empresa, englobando diretores, professores e alunos.

3. Outros pontos da Cultura Organizacional da escola e como funcionam

3.1 ARTEFATOS:

• A escola apresenta seu organograma bem definido e visível, o que passa para seu cliente, aluno, inclusive a visão clara de hierarquia, como forma de integração com a sociedade.

• Todos os profissionais da secretaria são chamados como “professores” e não pelos seus nomes, justamente para incentivarem os alunos a reconhecê-los assim e desta forma formalizar a relação entre um e outro, não deixando margens para uma maior intimidade ou coleguismo entre ambos, delineando assim os espaços e as atribuições, profissionais e alunos.

• Os professores possuem uma sala própria para reunirem, inclusive para se alimentarem, não podendo assim fazê-lo na cantina, juntamente como os alunos, para delinear bem os espaços de cada um.

• Com exceção dos profissionais terceirizados da cantina, limpeza e segurança, todos os profissionais da escola não utilizam uniforme para identificá-los como profissional de educação e distingui-los dos alunos.

3.2 VALORES COMPARTILHADOS:

Todos os valores da escola são praticados diariamente entre seus profissionais como forma de exemplo a serem cobrados e compartilhados pelos seus alunos:

• Assiduidade, pontualidade e compromisso.

• Seguimento das regras comportamentais: Não usar celulares em sala de aula, fones de ouvido, roupas extravagantes ou impróprias, bonés, excesso de maquilagem ou acessórios.

• Manter; conservar; trazer e fazer uso de material didático disposto pelo estado. (Professor e aluno)

• Higiene pessoal; boa aparência; anseio e limpeza.

• Conservação e respeito ao patrimônio público.

• Educação; não uso de palavras vulgares, ofensivas ou desrespeitosas.

• Não fumar, ainda que no intervalo ou em ambiente aberto, dentro das dependências da escola ou na presença de alunos, mesmo os maiores de idade.

3.3 PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS:

• Grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com