TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Monografias: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar

BIA’S BRIGADERIA

MARIA FERREIRA LIMA GUIMARÃES

CE1410625

Fortaleza – Ceará

2015

MARIA FERREIRA LIMA GUIMARÃES

PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar

BIA’S BRIGADERIA

Resumo

A Bia’s Brigaderia localizada no bairro do Siqueira em Fortaleza, fundada em 1999, está focada em sempre atender e suprir as necessidades de seus funcionários e clientes.

Cada produto é feito com a intenção de surpreender os clientes. Os sabores, as texturas, tudo é elaborado para que ao saborear seja inesquecível. Hoje considerada uma das melhores e sofisticadas doceiras da cidade, tem como objetivo satisfazer todos seus consumidores de diversas classes sociais. Para isso, investe na qualificação de seus funcionários, promovendo treinamentos e cursos para o aprimoramento na culinária e atendimento dos funcionários das áreas.

Sumário

1. Introdução 5

2. Descrição da organização escolhida: 6

2.1 Denominação e forma de constituição; 6

2.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização; 6

2.3 Natureza e ramo de atuação; 6

2.4 Informações sobre o porte da empresa; 6

2.5. Descrição dos principais produtos e/ou serviços; 6

2.6 Principais mercados e, nos ramos de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes alvo; 6

2.7 O segmento de mercado da empresa no âmbito internacional; 6

2.8 O segmento de mercado da empresa no âmbito nacional: como surgiu o negócio no Brasil e como vem sendo a sua evolução até os dias atuais; 6

2.9 Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um; 7

3. Análise de RECURSOS HUMANOS: 7

3.1 Desenhar o organograma da empresa e identificar o posicionamento de RH; 7

3.2 Descrever o modelo de gestão de pessoas utilizado pela empresa; 7

3.3 Apresentar as ferramentas de recrutamento e seleção que a empresa utiliza; 8

3.4 Descrever o processo de seleção que a empresa utiliza; 8

3.5 Descrever os mecanismos para contratação e controle de pessoal; 8

3.6 Apresentar o planejamento estratégico para o desenvolvimento de recursos humanos para a empresa; 8

4. Aspectos relacionados à disciplina de MERCADOLOGIA: 8

4.1 Como foram identificados o público alvo da empresa para a definição do seu conjunto de produtos; 8

4.2 Como é feita a avaliação de satisfação do cliente. Caso este tipo de avaliação não esteja implantado na empresa, descreva que falta faz ao processo de crescimento da empresa. 9

5. Aspectos relacionados à disciplina de CONTABILIDADE: 9

5.1 Apresentar e comentar a estrutura do balanço e demonstrativo de resultados da empresa pesquisada: 9

6. Aspectos relacionados à disciplina de DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS: 6.1 Descrições das estratégias que a empresa pesquisada utiliza para desenvolver a motivação, trabalhos em equipe e liderança entre seus funcionários: 9

7. Conclusão 10

8. Referências 11

1. Introdução

Este trabalho tem o objetivo de identificar na estrutura organizacional as disciplinas de: Administração de Cargos e Salários, Avaliação de Desempenho, Modelos de Liderança, Estatística Aplicada, Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos e Plano de Negócios.

Serão abordados os requisitos de políticas e diretrizes de recursos humanos, plano de carreira, política de treinamento e como a empresa busca o colaborador e a análise de relacionamento entre superiores e subordinados.

2. Administração de Cargos e Salários

2.1 Gestão e Cargos e Salários da empresa;

Os gestores devem se preocupar, constantemente, com a administração de cargos e salários nas organizações, pois essa já pode ser considerada como um avanço das profissões que foram obtidas ao longo do tempo. Aspectos como mudanças no mercado de trabalho e políticas econômicas interferem diretamente nessas questões. Fazendo com que essa atividade administrativa seja essencial.

Franco (2008, p.20), traz a concepção de que “a área de cargos e salários, assim como os outros departamentos dentro de Recursos Humanos de uma organização, pode ser definida como um dos seus subsistemas”

Analisar e conhecer a importância da gestão de cargos e salários nas organizações, como também conhecer suas técnicas e métodos são fatores que proporcionam soluções para alguns problemas organizacionais.

2.2 Desenho de Cargos da organização;

O desenho é baseado no modelo contingencial que representa a abordagem mais ampla e complexa pelo fato de considerar três variáveis simultaneamente: as pessoas, a tarefa e a estrutura organizacional. O desenho de cargo é dinâmico e se baseia na contínua mudança e revisão do cargo como uma responsabilidade básica colocada nas mãos do gerente ou de sua equipe de trabalho. Isso faz do modelo contingencial mutável em decorrência do desenvolvimento pessoal do ocupante e do desenvolvimento tecnológico da tarefa.

3. Avaliação de Desempenho.

3.1 Desenhar o organograma da empresa e identificar o posicionamento de RH;

3.2 Descrever o modelo de avaliação e desempenho utilizado pela empresa;

A cada seis meses, as unidades providenciam uma auditoria interna para conferir os níveis de habilidade e aproveitamento do treinamento realizado para os colaboradores e, a cada dois anos, é contratada uma auditoria externa para fazer essa mesma avaliação.

São ministrados permanentemente cursos de gestão para dar o apoio às equipes que irão gerenciar as filiais. Entre os temas do treinamento, um dos destaques tem sido a maneira correta de lidar com os fornecedores, em especial os transportadores de resíduos e de produtos perigosos, para transferir a todos o conhecimento e as habilidades em gestão Empresarial fornecida pela empresa e necessidades de adequação ambiental nas atividades de transporte. Com isso, a empresa multiplica as informações e contribui para ampliar a consciência ambiental em diversos níveis da comunidade.

3.3 Apresentar o planejamento estratégico para o desenvolvimento de recursos humanos para a empresa.

...

Baixar como  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »