TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Exames: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

5- O que é Moral: Moral significa algo relativo aos costumes e deriva do latim, moral se originou quando os romanos traduzirem a palavra grega êthica. A moral encontra-se com a ética, pois a suporta, uma vez que não existem costumes ou hábitos sociais completamente separados de uma ética individual. Para alguns dicionários, moral é um conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, éticas; servem para qualquer tempo ou lugar, grupos ou indivíduos. Moral é o comportamento humano regido por regras e valores que se encontram gravados em nossas consciências, e em nenhum código, comportamento resultante de decisão da vontade que torna o homem, por ser livre, responsável por sua culpa quando agir contra as regras morais. A moral é autônoma pois é imposta pela consciência ao homem, unilateral, pois diz respeito apenas ao indivíduo e incoercível, ou seja, o dever moral não é exigível por ninguém, é dever da consciência de cada um. Para o direito, moral é um conjunto de regras de convívio, porém, nem todas as regras morais são regras jurídicas.

Os valores morais são os meios pelos quais os grupos sociais se manifestam e desta forma adquirem um caráter normativo e obrigatório.

A palavra moral tem sua origem no latim "mores" que significa "costumes": um conjunto de normas e condutas reconhecidas como adequadas ao agir e ao comportamento humano por uma determinada comunidade humana podendo esta estabelecer regras, gerando assim uma ação moralmente correta.

As sociedades são caracterizadas por seus conjuntos de normas, valores e regras. Quando os valores e costumes estabelecidos numa determinada sociedade são bem aceitos, não há muita necessidade de reflexão sobre eles.

6- Ética e Moral: semelhanças e diferenças

A coexistência é uma imposição a que todas as pessoas são submetidas. Todavia, a convivência é uma necessidade, esta como conseqüência daquela. É a necessidade de convivência que faz surgir a Moral, aquela reunião de regras que são destinadas a orientar o relacionamento dos indivíduos numa certa comunidade social.

Ética Profissional da Educação Física

7

Freqüentemente, os termos "ética" e "moral" são empregados como sinônimos, mas entendemos que se reserva a este último apenas o próprio fato moral, enquanto o primeiro designa a reflexão filosófica sobre o mesmo.

Como vimos, etimologicamente, moral, do latim mos, mores significa costume, conjuntos de normas adquiridas pelo homem. "Moral é a moral prática, é a prática moral. É moral vivida, são os problemas morais. É a moral reflexa. Os problemas morais, simplesmente morais são restritos, nunca se referindo a generalidade. O problema moral corresponde a singularidade do caso daquela situação, é sempre um problema prático-moral. Os problemas éticos são caracterizados pelas generalidades, são problemas teórico-éticos".

Assim, conforme se depreende do que foi dito acima, quando se indaga o que é correto, definimos o que é bom, sendo a indagação de caráter amplo e geral, o problema é teórico, ou seja, simplesmente ético. Temos a moral como ação; a ética é a norma, já que ela não cria a moral, sendo, antes, uma abordagem científica da moral. É a ciência do comportamento moral dos homens na sociedade, ou melhor, um enfoque do comportamento humano cientificamente.

Sendo moral o que é vivido, é, então, o que acontece. Já a ética, é o que deve ser ou, pelo menos, o que deveria ser (conforme já salientamos, o objeto é o dever-ser). A ética estuda, aconselha, e até ordena. A moral é como expressão da coexistência. Tanto a ética como a moral relacionam-se a valores e a decisões que levam a ações com conseqüências para nós e para os outros. Podem os valores variarem, todavia todos relacionam-se com um valor de conteúdo mais importante, estando até mesmo, subentendido nos outros: o valor do bom ou o valor do bem.

No mesmo sentido, a Moral pode ser conceituada como "o conjunto de regras de conduta consideradas válidas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com