TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Trabalho Escolar: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  3.253 Palavras (14 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 14

1-Introdução

Principais modelos de remuneração variável: Planos de bonificação anual, distribuição de ações da empresa aos funcionários, opção de compra de ações da companhia, participação nos resultados alcançados, remuneração pôr competência e distribuição do lucro aos funcionários.

A área de recursos humanos vem, gradualmente, atuando de forma estratégica, procurando agregar valor aos negócios empresariais. Frente aos efeitos da globalização tem procurado se posicionar de maneira competitiva, orientada para resultados, buscando novos talentos para oxigenar as empresas, desenvolvendo o potencial humano existente, e ajustando o perfil dos empregados para atender às exigências requeridas por um novo mundo de negócios e de trabalho.

Observa-se ainda a falta de controle e acompanhamento da classe operária, o grande e crescente número de doenças provocadas pelo trabalho repetitivo e longas jornadas de trabalho as quais os operários eram expostos, a partir daí que começam a surgir os sindicatos e leis, greves e inicia-se a luta pelos direitos trabalhistas.

Não basta remunerar as pessoas pelo seu tempo dedicado à organização. Isto é necessário, mas insuficiente. É preciso incentivá-las continuamente a fazer o melhor possível, a ultrapassar o desempenho atual e alcançar metas e resultados desafiantes formulados para o futuro. Hoje, a maior parte das organizações bem-sucedidas está migrando rapidamente para programas de remuneração flexível e variável capaz de motivar, incentivar e mexer com o brio das pessoas.

A higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.

Outra causa da falta de reconhecimento dos funcionários na organização são os estereótipos, pois seus julgamentos não são baseados em evidências ou informações sobre a pessoa. A partir do momento que as pessoas fazem parte de uma organização podem obter reconhecimento positivo ou negativo.

A Gestão de Pessoas BUSCA Associar as habilidades e métodos, políticas técnicas e praticas definida, com objetivo de administrar o comportamento interno e potencializar o capital humano nas organizações E TEM COMO

Objetivo:

Propiciar a melhoria da ação no processo de gestão de pessoas neste terceiro milênio;

Permitir uma maior eficácia no processo decisório; Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de pessoas; Desenvolver habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança.

Moderna Gestão de Pessoas

O cenário atual trouxe mudanças à gestão de pessoas, partindo da questão de que não tratamos de um funcionário mais sim de um colaborador, ambas as partes tem interesse mutuo e cada um dos parceiros da organização contribui com algo na expectativa de obter retorno pela sua colaboração, através dela as empresas buscam seus objetivos.

Realizar sua missão, fazer com que a organização se torne competitiva, reconhecida no mercado é um dos objetivos do empregador, em contra partida oferecer ao colaborador qualidade de vida, criar condição ambiental, psicológica e satisfatória para desenvolvimento das atividades, associar suas habilidades e métodos sendo necessário potencializar o capital humano e envolver seus colaboradores tornando-o capaz de conduzi-las ao sucesso. Desta forma tornando-se uma equipe desenvolvida em parceria e estratégia.

Os Tempos Modernos (Filme)

O Filme ocorre na década de 1929, na época da revolução Industrial, retrata a vida das pessoas no momento da revolução, onde as mesmas eram consideradas meras peças do sistema fabril que se instalara. No filme é fácil observar a abordagem clássica da administração e todos os problemas abordados pela mesma.

É interessante como em uma época de crescente produção e mudança do modo artesanal para o fabril, acontecia muito desemprego. Era difícil conseguir, manter e crescer em emprego, era difícil sobreviver as constantes mudanças do cenário econômico, tudo era muito difícil.

Observa-se ainda a falta de controle e acompanhamento da classe operária, o grande e crescente número de doenças provocadas pelo trabalho repetitivo e longas jornadas de trabalho as quais os operários eram expostos, a partir daí que começam a surgir os sindicatos e leis, greves e inicia-se a luta pelos direitos trabalhistas.

Por mais engraçado que seja a encenação de Charles Chaplin, o filme retrata um momento de adaptação da produção aos avanços industriais, onde o foco era a produção em larga escala, descontrolada e sem o mínimo de qualificação dos operários e orientação dos superiores.

A conseqüência de tudo isso não poderia ser diferente, grandes empresas falidas, pessoas doentes e até mesmo mortas por causa do trabalho, crises econômicas, lutas e greves e muita gente desempregada e passando necessidade. Por outro lado temos o inicio do sindicalismo, das leis trabalhistas, de mudanças de foco e o surgimento de uma nova teoria administrativa com foco em outros fatores produtivos.

Empresas na qual foi desenvolvida a atividade.

Empresa: Rio Bonito Com. de Alimentos Ltda.

Contato: Juçara Machado.

Questionário:

1-O que é Gestão de Pessoas?

Uma área que conhece a estratégia da empresa, com objetivo de atingir os resultados e agregar valor as pessoas. Entendendo as necessidades de ambas as partes.

A gestão de Pessoas desenvolve o elo entre a empresa e as pessoas de forma equilibrada. Sem esse conhecimento, correm-se riscos de precocemente focar somente na política da empresa e criar regras para controlar ações dos colaboradores, se falharem na outra parte perde o senso da realidade, porém se aproxima das pessoas e distancia-se da estratégia, passa a ter boa receptividade das pessoas, mas as ações perdem em resultados.

2- Qual o papel da Gestão de Pessoas nas Organizações?

Interagir com todas as áreas da empresa, ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, proporcionar uma competitividade de forma organizada, treinar os associados, aumentar o grau de satisfação das pessoas no trabalho, desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com