TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Trabalho Escolar: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  342 Visualizações

Seleção de Pessoal

Existe uma série de conceitos e definições sobre seleção de pessoal. De acordo com Chiavenato (1999, p. 92), “Seleção é o processo onde um recrutador escolhe dentro dos candidatos, a pessoa que mais se adequar dentre os candidatos para a vaga disponível”.

Seleção é o processo de análise, classificação e escolha de um candidato ou candidatos adequados a fim de suprir a necessidade da organização através do preenchimento de uma determinada vaga de trabalho.

É um processo que precisa ser tratado com a devida seriedade e importância que lhe cabe. Pode ser conduzida por pessoas que não têm experiência e conhecimentos necessários para a tarefa ou sem o envolvimento devido. Isso resulta uma grande quantidade de pessoas contratadas de forma errada que em geral não permanecem na empresa por muito tempo, ou se ficam, não agregam muito valor, gerando problemas, retrabalho e custos.

Técnicas de Seleção de Pessoal

A seleção não é feita só na entrevista, envolve várias etapas e todas são importantes para o resultado final. Vamos ver algumas técnicas:

Análise de Currículos:

Raramente os currículos mostram uma imagem real do candidato, por isso tente identificar nas entrelinhas as seguintes questões:

• Estabilidade e desejo de seguir carreira. Preste atenção aos motivos pelos quais o candidato frequentemente muda de emprego e o tempo de uma mudança para outra. Se melhorou de posição, cada mudança é um ponto positivo, mas se mesmo assim, muda frequentemente, talvez seja um candidato instável e que não sabe muito bem o que busca;

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com