TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Monografias: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 Flexibilidade – Vantagens......................................................................................4

2.1.1 Liderança nas Organizações Contemporâneas..................................................6

2.1.2 Tecnologia a serviço da Organização.................................................................7

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

A Era da Informação, advento da globalização, vêm proporcionando mudanças cada vez mais rápidas em toda a organização. Falando-se em gestão de pessoas, a tecnologia está proporcionando maior flexibilidade aos colaboradores, o que tem feito às empresas adotarem o horário flexível de trabalho.

Entende-se por flexibilidade de trabalho aceitar uma nova realidade sem criar barreiras. Saber administrar as mudanças que a sua empresa venha solicitar para que se mantenha sempre competitiva e atualizada. É também saber gerenciar as situações e colaboradores de forma que, você consiga discernir e agir com total profissionalismo e competência, a fim de alcançar os objetivos e as metas da organização.

A jornada de trabalho flexível, quando bem implantada na empresa, trás benefícios tanto para o colaborador quanto para a organização. Muitas são as maneiras de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores, mas para isso os gestores precisam decidir o melhor método, analisando os funcionários, identificando suas características, pontos fortes e também limitações.

Diante disso, o presente trabalho apresenta a utilização do horário flexível de trabalho, analisando benefícios tanto para colaboradores quanto para a organização, o papel do gestor como líder, e o uso da tecnologia a serviço da organização, tendo em vista que a flexibilidade na jornada de trabalho é uma forte tendência dentro do cotidiano da empresa na Era da Informação.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Flexibilidade – Vantagens

A flexibilidade do horário de trabalho se transformou em uma exigência para as empresas, pois precisam se adaptar as exigências da economia de mercado. Em um mundo, pode-se dizer, totalmente globalizado, quem não se adéqua as mudanças está sob pena de sua própria existência.

Diante disso, inovar é sempre necessário, e as empresas buscam atrair cada vez mais investidores. Mas para isso, precisam que seus funcionários se sintam atraídos pela empresa. E o enfoque, horário de trabalho flexível, vem ganhando cada vez mais destaque.

Atualmente com o grande desenvolvimento tecnológico, a produtividade nas organizações está cada vez mais ligada a um lugar e há um tempo mais preciso, tendo em vista que essas novas tecnologias permitem anular distâncias e consequentemente flexibilizar o trabalho.

As tendências das práticas da flexibilidade na jornada de trabalho estão presentes nos mais diversos setores da economia. Ao longo do tempo, os gestores buscam se adaptar ao mercado. A flexibilidade, meio ao mundo globalizado e à Era da Informação, se tornou uma tendência.

Para que a flexibilização traga resultados para a empresa, é preciso que procedimentos estratégicos sejam eficientes. Dessa forma, é necessário buscar instrumentos que avaliem a efetividade da implantação do projeto dentro da organização.

A implantação da flexibilidade na jornada de trabalho traz grandes benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Para a empresa observa-se que contratar profissionais com autonomia de horário gera maior produtividade e consequentemente maior lucratividade. Os defensores da jornada de trabalho flexível acreditam que essa pode tornar a empresa mais competitiva, dado o aumento da produtividade, uma vez que a jornada semanal reduzida, por exemplo, diminui a fadiga e melhora a eficiência em virtude da otimização do uso do capital e dos equipamentos (RIFKIN, 1995).

Além disso, o horário flexível melhora a satisfação do colaborador dentro da empresa. Os funcionários se comprometem mais com os projetos estabelecidos pela empresa do que em cumprir sua jornada de trabalho.

Muitas empresas já praticam o horário flexível, porque verificam que é muito mais importante o cumprimento satisfatório das tarefas do que a observância rígida dos horários de inicio e termino do trabalho. (SOUZA, Nelson).

Para empresas que mantém relação com o exterior, também é muito mais vantajoso, à jornada de trabalho flexível, devido ao fuso horário de muitos países, consegue-se através disso manter seu o relacionamento com demais países.

Apontam-se ainda mais vantagens para a organização:

Colaboradores mais dedicados e proativos; Colaboradores que trabalham nos momentos em que se sentem mais concentrados/ inspirados; Colaboradores que acabam por gostar (ainda mais) do trabalho que executam; Colaboradores com maiores níveis de produtividade; Colaboradores mais disponíveis; Colaboradores mais satisfeitos globalmente; Redução das faltas e menos incumprimento de horários. 1

Para o colaborador, manter uma rotina de horário flexível também é sinônimo de muitas vantagens, dentre elas: poder tratar de assuntos pessoais com maior tempo e comodidade, maior disponibilidade para a família, diminuição dos níveis de stress, maior contato com o trabalho, maior perspectivas sobre as tarefas profissionais, presentes e futuras, motivação profissional, possibilidade de trabalhar durante as horas em que se sente mais concentrado.

Sabe-se que a implantação do horário flexível nas empresas, pode ser uma solução para o aumento da produtividade, lucratividade com menos estresse. Isso deve ser motivo de estudos e analises por parte das empresas. Pois é algo que pode auxiliar no desempenho satisfatório com um pouco mais de motivação por parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com