TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

Aula-tema 2: Gestão contemporânea da qualidade

Roteiro Web Aula 2 : Gestão da Qualidade Total e algumas de suas ferramentas

A aula-tema é sobre qualidade, e nesta Web Aula vamos conhecer as ferramentas da qualidade. Já vimos a definição de qualidade e conhecemos um pouco de sua história. Agora o foco é a Gestão da Qualidade Total e algumas de suas ferramentas, com destaque para o 5S e o ciclo PDCA. Como ponto de partida, o tema da qualidade teve avanço mundial a partir uma série de normas criadas pela International Organization for Standardization (conhecida pela sigla ISO). Mais de 140 países, incluindo o Brasil, fazem parte desse organismo sediado na Suíça. Em 1987, a organização editou as regras conhecidas como normas ISO 9000, que possibilitaram a padronização dos requisitos de qualidade em todo o mundo. Podemos afirmar que a qualidade passou, ao longo do século XX, da Era da inspeção para a Era da Qualidade Total, como falamos na Web Aula 1. Hoje, para se manterem vivas no mercado global, as empresas têm buscado vários programas e ferramentas de qualidade. Existem muitas: Qualidade Total; ISO 9001; Manutenção Produtiva Total; Produção Enxuta; Just in Time; World Class Manufacturing; Kaizen; Balanced Scorecard; ISO14001; Downsizing; Housekeeping, conhecido como 5S; Círculos de Controle de Qualidade; Autoqualidade; Sistema Poka Yoke; Redução de set-up e lead time; e análise e solução de problemas PDCA, além de muitas outras. Não se assuste com essa lista! Há inúmeras ferramentas no mercado, mas no momento nosso foco será em duas delas, que podem ser aplicadas facilmente nas organizações. Várias dessas ferramentas fazem parte da Gestão da Qualidade Total, desenvolvida entre as décadas de 1950 e 1980. A Qualidade Total baseia-se nos trabalhos dos autores Feigenbaum, Deming, Crosby, Ishikawa e Juran. Esse foi o programa de gestão mais conhecido e utilizado na indústria. A Gestão da Qualidade Total é chamada em inglês de TQC (Total Quality Control) ou TQM (Total Quality Management). Ela é focada nas necessidades dos clientes e tem como prioridade a busca pela qualidade e por processos de melhoria contínua.

© DIREITOS RESERVADOS Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Vamos detalhar agora duas ferramentas gerenciais que são essenciais em todos os programas de qualidade: o 5S e o PDCA. A ferramenta 5S é um processo educacional que visa organizar o ambiente de trabalho. Tem por objetivo mudar a maneira de pensar e agir das pessoas e trata-se de uma ferramenta de ampla utilização. Ela atinge todos os níveis hierárquicos de forma rápida e prática, provocando mudanças visuais que impactam o ambiente. Os 5S fazem referência a cinco palavras em japonês: • seiri (senso de utilização) − refere-se a separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário; • seiton (senso de arrumação) − a ideia é identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente; • seisoh (senso de limpeza) − a ideia é manter o ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira; • seiktsu (senso de saúde e higiene) − manter o ambiente de trabalho sempre favorável à saúde e à higiene, incluindo o ambiente saudável nas relações interpessoais; • shitsuke (senso de autodisciplina) − transformar essas atitudes anteriores em hábito, fazendo dos 5S um modo de vida, de forma permanente. Você pode aplicar os 5S na organização dos seus materiais de estudo: jogar fora materiais que não são mais usados, classificar ou etiquetar textos xerocados que estão soltos, organizar os materiais por disciplina, dentre outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com