TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos Motivação

Exames: Recursos Humanos Motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  3.808 Palavras (16 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO

A aplicação dos Recursos Humanos envolve e transforma o administrador e profissionais aptos a planejar,organizar,dirigir e controlar as atividades do sistema organizacional.

O estágio supervisionado é desenvolvido na prefeitura municipal de União do Oeste,organização de setor público que atende a toda a população do município.Foi escolhido esta organização para realizar o estagio pois se trata de um setor de gestão de pessoas onde o tema motivação modifica as atitudes das pessoas.

O estágio se concentra na investigação da área temática de Administração de Recursos Humanos,setor onde observa-se o clima organizacional influenciando nos comportamentos dos colaboradores bem como a produtividade,a motivação e a satisfação.

Inicialmente, o relatório caracteriza o ambiente assegurando a existência digna a todos assegurando os direitos a educação,saúde e alimentação,cultura,assistência social,segurança publica,lazer ao desporto e meio ambiente priorizando o bem estar da população sendo executados pela Prefeitura Municipal de União do Oeste.

Em seguida,traça-se uma síntese histórica da Prefeitura Municipal,destacando o inicio das atividades,a sua colonização,sua instalação,os membros fundadores que lutaram para que hoje União do Oeste fosse realidade,seguindo com o organograma da estrutura administrativa.

Avançando,depara-se com a revisão teórica,englobando os variados conceitos de Administração de Recursos Humanos onde procura desenvolver nas pessoas o real sentimento de participação em todos os processos da organização.Após esta abordagem de recursos humanos,são salientados os significados de gestão de pessoas e seus objetivos onde são executados os planejamentos e controle que estão relacionados ao conhecimento,habilidades e atitudes das pessoas.A seguir temos a abordagem sobre motivação,motivação interna e externa e a motivação na gestão pública utilizados na administração pública com a finalidade de entender quais as necessidades que a organização vai atender e se os funcionários sentem-se motivados a ponto de oferecer um serviço de qualidade satisfatória.

Quanto aos objetivos gerais a pesquisa é descritiva, quanto aos procedimentos técnicos utiliza-se a pesquisa bibliográfica,através de livros sites e pesquisa-ação.Para a coleta de dados,emprega-se a observação dos fatos no ambiente da organização e relatórios feitos pelos responsáveis que compõem o setor de recursos humanos.

2. BASE TEÓRICA

2.1 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

A área temática que enfatiza este trabalho é Administração de Recursos Humanos uma das temáticas que envolve e transforma o administrador e profissionais aptos a planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades do sistema organizacional.

A administração de recursos humanos surgiu na década de 60, para substituir a definição de Administração de Pessoal,que era até então em decorrência da era industrial.

Segundo Gil(2001) Administração de Recursos Humanos teve como precursores os conceitos da Teoria Geral dos Sistemas para a gestão de pessoas.

A teoria geral dos sistemas tem origem nos estudos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, ele verificou que certos princípios de algumas ciências poderiam ser aplicadas a outras desde que seus objetivos pudessem ser entendidos como sistemas,fossem eles físicos,químicos,sociais,psicológicos,etc.

Alguns cientistas desenvolveram uma Teoria de Sistemas que estivesse ligada a outras ciências,demonstrando as suas semelhanças.Teve como marco inicial à física e a biologia,após as ciências sociais o que daria mais tarde origem a Administração.(GIL,2001).

Conforme Gil(2001),a partir da década de 50,o conceito de gestão de pessoas passou a ser reconhecido nas ciências sociais.Assim a Administração de Recursos Humanos era considerada uma Administração de Pessoal realizada a partir de sistemas.

As empresas desde a década de 80 vem sofrendo sérios desafios tanto de natureza ambiental quanto organizacional,nem todas conseguiram ajustar-se a esses desafios passando por experiências que produziram conseqüências de certa forma dramáticas para o seu pessoal(GIL2001)

A Administração de Recursos Humanos procura desenvolver nas pessoas o real sentimento de participação em todos os processos da organização.Só assim o colaborador passará a se sentir parte fundamental em todos os processos e buscará todos os meios necessários na busca de um objetivo comum.(Chiavenato,2002)

Para Chiavenato (2003)

Conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de várias áreas ,por tratar diretamente com o ser humano,ou seja, indivíduos com personalidades diferentes e que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferente áreas.

A Administração de Recursos Humanos funciona em um contexto de organizações e de pessoas.Administrar pessoas significa lidar com as pessoas que participam de organizações.Mais do que isto,significa administrar os demais recursos com as pessoas,então organizações e pessoas constituem a base fundamental em que funciona a Administração de Recursos Humanos.(Chiavenato,2002,p.25)

De acordo com Milkovich&Boudreau (2000 p.64) as condições externas à empresa criam o ambiente para a administração de recursos humanos .Elas influenciam as decisões tomadas pela organização e essas decisões por sua vez influenciam as condições externas.

Gil (2001) afirma que:

Nos últimos anos tem sido notável a transformação da área de recursos humanos e de administração de recursos humanos.Com alta velocidade e conceitos novos foram introduzidos,termos de outras áreas se incorporaram ao nosso linguajar,novos comportamentos passaram a ser cobrados das posições de liderança e de suas equipes e o próprio recursos humanos teve sua atuação renovada.

Para Vergara (1999)

.

Administração de Recursos Humanos segundo Gil(2001) “ é a função gerencial que visa a cooperação das pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com