TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos No Seculo XXI

Dissertações: Recursos Humanos No Seculo XXI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  3.603 Palavras (15 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 15

Recursos Humanos no século XXI , como a Área de Recursos Humanos tornou-se Estratégicos

Devido às mudanças advindas da globalização, daí a importância de um Departamento de Recursos Humanos estratégicos nas organizações do século XXI, o objetivo deste artigo é tornar público para o conhecimento dos interessados qual deve ser o papel de um Departamento de Recursos Humanos, voltado para estratégia de uma organização, estimulando aos acadêmicos de Gestão de Recursos Humanos escolherem a melhor forma de contribuir para que o Departamento de Recursos Humanos de sua organização possa estar sempre envolvido nos processos estratégicos visando agregar valor ao negócio e as pessoas.

No desenvolvimento do trabalho através das pesquisas é possível verificar a importância do planejamento estratégico para as organizações, e que forma uma boa estratégia pode contribuir para o sucesso e a sobrevivência de uma organização, e também divulgar as diversas formas e ações que podem ser tomadas por parte do DRH no sentido de contribuir para que as organizações possam planejar, sabendo que poderão contar com a contribuição do DRH para que tudo aquilo que foi planejado se torne realidade, divulgando entre os demais departamentos as formas de prepararem seus planos de ações alinhado aos planos da organização e também como preparar e conduzir sua equipe neste mesmo sentido.

Apresenta-se também o novo papel do Departamento de Recursos Humanos, como um departamento criativo e inovador que tem como missão divulgar e traçar planos de ações entre os demais departamentos, para que esses possam conduzir suas equipes, de forma a caminharem juntos em busca do objetivo principal da organização.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Planejamento estratégico trata-se de um conjunto de planos de ação, com veremos a seguir: A partir de 1950, teve grande receptividade o planejamento de longo prazo desenvolvido por Igor Ansoff, onde se tentava antecipar o crescimento e a complexidade administrativa. Nas décadas de 60 e 70, surgiu o termo planejamento estratégico que se ocupa com ofensivas variáveis e com habilidades estratégicas. A partir da 1980, o planejamento estratégico passa por mais uma mudança e tem seu foco na administração estratégica de mercado, ANSOFF (1990). As estratégias globais de uma organização. Geralmente, são definidas pela alta cúpula administrativa, que escolhe e planeja meios para atingir as metas da organização (Oliveira, 2007). Amplia esta noção ao ressaltar a fundamental importância da elaboração de estratégias bem organizadas e coesas na criação de um projeto de empresa no qual culmine os interesses dos principais atores envolvidos.

A cultura organizacional pode ser um fator de sucesso ou de fracasso das organizações. Ela pode ser flexível e impulsionar a organização, como também pode ser rígida e travar o seu desenvolvimento. A parte mais visível da Cultura – a ponta externa do iceberg -, em que estão os padrões e estilos de comportamento dos funcionários, é a mais fácil de mudar. Contudo, no nível invisível, estão os valores compartilhados e pressuposições desenvolvidas ao longo da história da organização. Esse segundo nível é mais difícil de mudar. (CHIAVENATO, 2009, P 177).

A estratégia define o comportamento da organização em um mundo mutável, dinâmico e competitivo. A estratégia é condicionada pela missão organizacional, pela visão do futuro e pelos objetivos principais da organização. (CHIAVENATO, 2009, p. 62). Segundo Chiavenato (2004), estamos vivendo a era da informação, houve mudanças rápidas, imprevistas e inesperadas na sociedade. O mundo se tornou uma aldeia global, onde a informação cruza o planeta em milésimo de segundos. Com isto vimos o surgimento da globalização da economia. A competitividade tornou-se mais intensa entre as organizações, por isso elas necessitam ser mais ágeis e inovadoras para suportarem as novas ameaças e oportunidades do mercado.

Segundo Campos (1995) Dando consultoria e apoio técnico aos diretores, gerentes e supervisores nos assuntos relativos ao DRH para que cada um possa montar seu plano de ação, plano de treinamento e conduzir sua equipe de forma estratégica, alinhado aos objetivos da organização.

DESENVOLVIMENTO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Planejamento Estratégico trata-se de um conjunto de planos de ações que devem contribuir para o futuro da organização, esse tipo de planejamento começou a ser mais utilizado a partir da década de 50, conforme verificamos a seguir:

A partir de 1950, teve grande receptividade o planejamento de longo prazo desenvolvido por Igor Ansoff, onde se tentava antecipar o crescimento e a complexidade administrativa. Nas décadas de 60 e 70, surgiu o termo planejamento estratégico que se ocupa com ofensivas variáveis e com habilidades estratégicas. A partir da 1980, o planejamento estratégico passa por mais uma mudança e tem seu foco na administração estratégica de mercado, Aaker (2001). Com o decorrer do tempo o planejamento estratégico passou a ser visto como um item indispensável para uma organização que pretende planejar seu futuro de forma adequada. No meio empresarial a palavra estratégia passou a ser utilizada para indicar o caminho que a organização pretende seguir no intuito de alcançar seus objetivos e para enfrentar as ameaças internas e externas que possam surgi ao longo do caminho. As estratégias globais de uma organização. Geralmente, são definidas pela alta cúpula administrativa, que escolhe e planeja meios para atingir as metas da organização (Oliveira, 2007)”. O planejamento estratégico de uma organização pode estar direcionado a reduzir custos, melhorar a qualidade de seus produtos ou ampliar seu mercado de atuação, qualquer que seja a estratégia em questão, toda a empresa deverá estar envolvida em sua realização, para que a mesma obtenha o sucesso esperado.

Para se obter o sucesso, as estratégias empresariais devem levar em consideração os recursos humanos existentes, da mesma forma que se planeja Marketing, Finanças, etc., devem-se planejar as estratégias que serão utilizadas pelo departamento de Recursos Humanos no sentido viabilizarem o alcance dos objetivos planejados pela organização.” Oliveira (2007) amplia esta noção ao ressaltar a fundamental importância da elaboração de estratégias bem organizadas e coesas na criação de um projeto de empresa no qual culmine os interesses dos principais atores envolvidos”. Dentro deste contexto, e para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com