TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Materiais E Patrimoniais

Ensaios: Recursos Materiais E Patrimoniais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  3.453 Palavras (14 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 14

Índice

1. A importância da Administração de Materiais numa empresa.

2. Principais técnicas de Administração de Materiais (Just-in-Time, Fornecedor Preferencial, Programação de Fornecedores, Kanban, Qualidade em tempo Real e Seis Sigma)

2.1 Just in time

2.2 Fornecedor Preferencial; Programação de Fornecedores

2.3 Kanban

2.4 Qualidade em Tempo Real

2.5 Seis Sigma

3. Técnicas para Gestão de Bens e Equipamentos

4. Técnicas para a Administração de Pessoas.

5. Sistemas de Controle e Informações

6. Processos

7. Tendências

8. Conclusão

1. A importância da Administração de Materiais numa Empresa.

O seu principal objetivo é conciliar os interesses entre as necessidades de suprimentos e a otimização dos recursos financeiros e operacionais que a empresa dispõe. No entanto, podemos perceber que existe hoje uma preocupação não só nesta cadeia logística de abastecimento que a gestão de materiais se propõe, pois ela se estende muito além das fronteiras internas da empresa, tendo como objetivo atender ás necessidades dos seus clientes, visando uma busca continua na excelência de seus processos conduzidos pelos seus colaboradores.

A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações

gerais de controle de estoques etc.

A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total.

A Administração de Materiais é uma função coordenadora responsável pelo planejamento e controle do fluxo de materiais, a partir do fornecedor, passando pela produção até o consumidor. Engloba a seqüência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.

2. Principais técnicas de Administração de Materiais (Just-in-time, Fornecedor

Preferencial, Programação de Fornecedores, Kanban, Qualidade em tempo Real e Seis

Sigma)

• 2.1 Just in time (JIT)

A filosofia Just-in-Time quando aplicada adequadamente, reduz ou elimina a maior parte dos desperdícios que ocorrem nas compras, produção, distribuição e atividades de apoio à produção de qualquer atividade produtiva. Isso é feito utilizando os três componentes básico: fluxo, qualidade e envolvimento dos funcionários.

Just-in-Time: Essas palavras vêm sido discutidas desde o começo dos anos 80 por indústrias ocidentais. Na verdade, o JIT é uma filosofia de produção voltada para a eliminação de desperdício no processo total de fabricação das compras à distribuição. Um dos principais benefícios é a redução dos estoques e do capital de giro para mantê-los.

Com bastante frequencia desde que o JIT chegou à America, as empresas Têm usado a filosofia apenas para reduzir custos e aumentar os lucros. Essa é uma visão muito estreita e de curto prazo e um grande engano. Os resultados de longo prazo da eliminação de desperdício são um processo de elaboração dinâmico e eficiente em termos de custo, orientado para qualidade com atuação direta sobre o consumidor. Como ele propicia um sistema de custo mais eficiente e com menos desperdício, as empresas não precisam ficar tão dependente do marketing e da publicidade para conseguir diferenciar seus produtos e aumentar sua participação no mercado.

O JIT não apenas proporciona às empresas uma substancial melhoria na qualidade dos produtos que elas fabricam, mas também permite reduzir o tempo da resposta do mercado em mais de 90%. Produtos novos ou modificados por sugestão dos consumidores podem ser colocados no mercado na metade do tempo considerado normal. Ao mesmo tempo, o equipamento requerido por tais procedimentos pode ser reduzido e os estoques, drasticamente cortados se não eliminados.

Como JIT oferece essas oportunidades, é imperativo que uma empresa o planeje e execute com completa integração com o negócio ou com o plano de marketing. Frequentemente em função dos objetivos estratégicos da empresa é importante desenvolver imediatamente certos elementos do JIT, enquanto outros podem ficar para mais tarde. Por outro lado, dadas as oportunidades que o JIT oferece, algumas empresas vão querer modificar ou mesmo refazer todos os seus planos de negócios ou de marketing, para ajustá-los melhor as oportunidades.

Os sete elementos do Just-in-Time:

São sete elementos do enfoque japonês da produtividade que podem ser usados no Ocidente. Há seis elementos diferentes focalizados internamente e outro, externamente. O primeiro elemento focalizado internamente é a própria filosofa JIT; o segundo é a qualidade da fonte; o terceiro elemento é a engenharia da produção; o quinto compreende as operações em células de trabalho ou tecnologia de grupo e o tempo mínimo de preparação; o sexto elemento é um processo de produção chamado de tração ou Kanban; e finalmente, o sétimo elemento é a focalização extrema, as compras Just-in-Time.

Como tornar possível o Just-in-Time:

Os administradores têm que por em mente que o sistema JIT não terá sucesso enquanto a empresa não melhorar substancialmente a qualidade dos processos dos fornecedores e dos funcionários. Embora simples essa teoria seja uma lição profunda. O JIT só pode ter sucesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com