TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Materiais E Patrimoniais

Exames: Recursos Materiais E Patrimoniais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  2.886 Palavras (12 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 12

Administração de Materiais e Patrimônio

O que á administração de materiais?

Administração de materiais é uma função coordenadora responsável pelo planejamento e controle de fluxo de materiais dentro de uma cadeia produtiva.

Seus objetivos são:

1. Maximizar a utilização do recurso da empresa

2. Fornecer o nível requerido de serviços ao consumidor

“A distribuição de uma empresa é o suprimento da outra” (Anônimo).

Japão: Poucos recursos naturais, compra matéria prima, adiciona valor ,através da produção.

Ex.: Minério de ferro – chapa de aço – veículos

Administrar significa planejar e controlar os recursos utilizados no processo : Trabalho,capital e material.

Todos são importantes mais controlar o fluxo de materiais é controlar o desempenho do processo : Ter o material correto, na quantidade exata, no tempo certo.

A perda do controle deste fluxo pode implicar na lucratividade e , até mesmo, em casos extremos , na falência da empresa.

A atividade de material existe desde a mais remota época, através das trocas de caças e de utensílios até chegarmos aos dias de hoje, passando pela revolução industrial. Produzir, estocar, trocar objetos e mercadorias é algo tão antigo quanto a existência do ser humano.

A revolução industrial, meados dos séc. XVIII e XIX, acirrou a concorrência de mercado e sofisticou as operações de comercialização dos produtos, fazendo com que “compras” e “estoques” ganhassem maior importância. Este período foi marcado por modificações profundas nos métodos do sistema de fabricação e estocagem em maior escala. O trabalho, até então, totalmente artesanal foi em parte substituído pelas máquinas, fazendo com a produção evoluísse para um estágio tecnologicamente mais avançado e os estoques passassem a ser vistos sob outro prisma pelas administrações. A constante evolução fabril, o consumo, as exigências dos consumidores, o mercado concorrente e novas tecnologias deram novo impulso a Administração de Materiais, fazendo com que a mesmo fosse vista como uma arte e uma ciência das mais importantes para o alcance dos objetivos de uma organização, seja qualquer que fosse.

Um dos fatos mais marcantes e que comprovaram a necessidade de que materiais devem ser administrados cientificamente foram, sem dúvida, as duas grandes guerras mundiais. Em todos os embates ficou comprovado que o fator abastecimento ou suprimento se constituiu em elemento de vital importância e que determinou o sucesso ou o insucesso dos empreendimentos. Soldados e estratégias por mais eficazes que fossem, eram insuficientes para o alcance dos resultados esperados. Munições, equipamentos, víveres, vestuários adequados, combustíveis foram, são e serão necessários sempre, no momento oportuno e no local certo, isto quer dizer que administrar materiais é como administrar informações: “quem os têm quando necessita, no local e na quantidade necessária, possui ampla possibilidade de ser bem sucedido”.

Toda produção depende de três fatores de produção: Material, Capital e Trabalho, todos integrados por um quarto fator denominado empresa. Para economistas, todo o processo produtivo se fundamenta na conjunção desses quatro fatores de produção.

a) Material: é o fator que fornece os insumos necessários à produção, como as matérias primas, os materiais, a energia, etc.. É o fator de produção que proporciona as entradas de insumos para que a produção possa se realizar;

b) Capital: é o fator que fornece o dinheiro necessário para adquirir os insumos e pagar o pessoal. O capital representa o fator de produção que permite meios para comprar, adquirir e utilizar os demais fatores de produção;

c) Trabalho: é o fator constituído pela mão de obra, que processa e transforma os insumos, através de operações manuais ou de máquinas e ferramentas, em produtos acabados ou serviços prestados. O trabalho representa o fator de produção que atua sobre os demais, isto é, que aciona e agiliza os outros fatores de produção. É comumente denominado mão de obra, porque se refere principalmente ao operário manual ou braçal que realiza operações físicas sobre matéria primas ,com ou sem auxilio de máquinas e equipamentos;

d) d) Empresa: é o fator capaz de aglutinar o material, o capital e o trabalho em um conjunto harmonioso que permite que o resultado alcançado seja muito maior do que a soma dos fatores aplicados ao negócio. Capaz de coordenar os fatores gerando um resultado muito maior do que cada um separadamente

Classificação dos Materiais:

Os materiais são insumos, matérias-primas, produtos semi-acabados e acabados que são adquiridos, recebidos e armazenados, para serem utilizados à medida que forem sendo necessários ao processo produtivo.

O que é? É o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes

Por que classificar? É importante para o êxito da gestão.

Como deve ser? Abrangente; Flexível; e Prática.

Critérios de classificação de materiais

• Quanto ao tipo de demanda (não de estoque e de estoque);

• Quanto à perecibilidade;

• Quanto à periculosidade;

• Quanto à possibilidade de fazer ou comprar;

• Quanto ao tipo de estocagem;

• Quanto à dificuldade de aquisição;

• Quanto ao mercado fornecedor.

Classificação quanto a demanda:

• Demanda permanente: uniforme / regular;

• Demanda Sazonal: é a de época;

• Demanda Irregular: é a de consumo imprevisível;

• Demanda em Declínio: é a de consumo declinante;

• Demanda Derivada: é a que o consumo depende de algum outro produto.

Materiais Classificados como de estoques:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com