TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Materiais Em Unidade De Internação

Ensaios: Recursos Materiais Em Unidade De Internação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 8

RECURSOS MATERIAIS

Conceito: São materiais e equipamentos necessários ao funcionamento de uma dada instituição, setor ou unidade de prestação de serviços específicos, no caso em questão, de prestação de assistência de enfermagem.

Objetivos:

• Planejar e organizar todo o material e equipamento indispensável ao desenvolvimento do

serviço de enfermagem,

• Desenvolver instrumento de manutenção e controle de todo o material e equipamento

específico do serviço de enfermagem.

Classificação dos tipos de materiais:

• Material Permanente: é o material que tem a durabilidade de dois anos, usualmente são equipamentos e materiais que atendem o cotidiano da unidade de serviço, podendo ser fixos ou rotativos, (ex: camas, cadeiras, estetoscópios mesas, instrumento de curativos e outros).

• Material de Consumo: é o material que tem durabilidade até no máximo dois anos, se tratando normalmente de materiais descartáveis e caracteristicamente de uso limitado, podem ser fixos ou rotativos (ex: luvas, medicamentos, pacotes de galinhas, roupas em geral, seringas, e outros).

• Material fixo: é o material próprio da unidade, devendo ser controlado e mantido na unidade a que é específico o seu uso, só sairá da mesma para ser esterilizado, consertado, ou empréstimos devidamente protocolados, podem ser de consumo ou permanente (ex: arquivo abe biombos, camas, e outros).

• Material rotativo: é o material que possui um setor de origem e atende a toda a instituição, podendo ser de consumo ou permanente (ex: instrumento para retirada de pontos - parte da CME, medicamentos - parte da farmácia, roupas em geral - parte da rouparia, e outros).

Fases do planejamento e organização dos Recursos Materiais:

Inicialmente deve-se desenvolver uma avaliação dos recursos materiais que serão necessários (unidade em período de estruturação ou reestruturação), ou que já estão sendo utilizados pelo serviço de enfermagem da unidade e/ ou setor (unidade em funcionamento normal), com o objetivo de subsidiar meios para a organização / reorganização dos materiais e equipamentos necessários ao serviço em questão.

A seguir deve-se proceder ao planejamento para que haja organização ou reorganização dos recursos materiais, conforme a necessidade detectada, a partir das seguintes fases de trabalhos:

1ª-Fase: Previsão de materiais e equipamentos;

2ª-Fase: Requisição dos materiais e equipamentos;

3ª-Fase: Provisão dos recursos materiais;

4ª-Fase: Manutenção dos materiais e equipamentos;

5ª-Fase: Controle dos recursos materiais.

PREVISÃO

Conceito é o processo de qualificação e quantificação de todo o material e equipamento necessário ao serviço de enfermagem (como um ou especificamente).

Qualificação: é o primeiro passo para a previsão do que se precisa, a partir da determinação específica dos materiais e equipamentos que atendam e demanda de uma dada unidade de trabalho, e / ou uma dada instituição.

A princípio deve-se relacionar em ordem alfabética todo o material e equipamento necessário ao serviço de enfermagem da seguinte forma:

Listagem dos materiais permanentes fixos;

Listagem dos materiais permanentes rotativos;

Listagem dos materiais de consumo fixo;

Listagem dos materiais de consumo rotativo, quando assim o fizer necessário.

Quantificação: A partir das listagens, deve-se proceder ao cálculo para cada tipo de material, conforme as características específicas do mesmo (forma e freqüência de utilização, tipo de conservação e aspectos gerais que caracterizam cada um especificamente)

Cálculo para materiais permanentes;

a) 1ª opção: Uso da fórmula específica

Fórmula: nº. de leitos / nº. de funcionários

nº. de leitos / proporção encontrada acima

OBS.: Ao total encontrado acresce 20%, que é a margem de segurança para cobrir extravios, período de manutenção corretiva, de transtornos do setor.

Tal fórmula é apropriada para materiais em que dependerão diretamente da manipulação do funcionário.

REQUISIÇÃO

Uma vez determinado tipo de material, o quantitativo que a unidade possue e a demanda, o enfermeiro partirá para a solicitação dos itens necessários. Caso os materiais de consumo estejam padronizados a secretária da unidade de serviço pode fazer tal requisição, para os materiais permanentes o enfermeiro deve fazê-lo a partir de argumentos cabíveis.

Estes itens serão solicitados em impresso próprio ao setor que esteja apto em atendê-lo, conforme critérios pré-determinados pelo setor fornecedor.

PROVISÃO

Esta fase ocorrerá quando já houver determinado a quantidade e o tipo de material necessário ao serviço, e ainda, solicitados os itens faltosos, o enfermeiro deverá pro-visionar o material para o trabalho diário, a fim de que o serviço seja atendido a tempo e à hora. Para tanto é necessário a padronização do material consumido diariamente, a fim de que, não peque por falta ou excessos. E ainda, faz-se necessário o controle periódico da grade de material permanente, para que este esteja sempre pronto ao uso.

MANUTENÇÃO

Conceito: Uma vez organizado o equipamento na unidade, deve-se prever um processo de manutenção que os revise deixando-os sempre pronto ao uso.

Tipos de manutenção dos materiais e equipamentos:

Manutenção preventiva: Revisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com