TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humano

Tese: Recursos humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Tese  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 8

rafaela INTRODUÇÃO

Este trabalho e um texto avaliativo do primeiro semestre de tecnologia em recursos humano, pela unopar universidade.

Com objetivo principal analisar a situação descrita no caso restaurante Fellini; gestão com pessoas, tomando como base os aspectos e conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre.

Principal fonte de pesquisa o caso em anexo mandado pela própria universidade.

Onde tenho que elaborar um texto de minha própria autoria, sobre este famoso restaurante da zona sul, no Leblon no Rio de Janeiro.

DESENVOLVIMENTO

Caso restaurante Fellini: gestão com pessoas

O charmoso sobrado de esquina fica em uma rua tranqüila do Leblon, na zona sul do rio de janeiro.

O sucesso não caiu do céu diz o proprietário. ‘foi preciso quebrar a cara durante anos, ate chegar aonde queria’, revela Nelson`.

Não existe "mico" A oportunidade surgiu em 1993, quando Nelson descobriu o sobradinho do Leblon, antes ocupado por um restaurante. Estava a venda por um preço ótimo, mas o ponto era considerado "micado". Ele não se impressionou. "No começo me dei mal", confessa.

“Não redecorei a casa nem soube lançar o restaurante junto à mídia. Fazia uma boa comida, mas não tinha sucesso."

O Fellini tem 62 funcionários e a família divide a direção, Ana Maria, que é

nutricionista, supervisiona o cardápio e a mãe, Helena, ajuda a cuidar da parte

financeira. Adepto da gestão participativa, Nelson promove reuniões com os

funcionários para discutir o andamento dos negócios e oferece a eles vários

incentivos, além do seguro médico e odontológico e remédios. Quem dá uma boa idéia colocada em pratica ganha R$ 100,00. Essa troca de experiências é fundamental, há espaço para todos.

Acredito que um restaurante é o melhor lugar para se trabalhar e ganhar dinheiro - desde que se resolva arregaçar as mangas e fazer o máximo.

O carioca Nelson Laskowsky, 53 ANOS, tem uma rotina invejável. Passa grande parte do tempo entre viagens internacionais, leituras sobre negócios e visitas a sites sobre administração na internet. Quando não está participando de feiras de alimentação pelo mundo afora, fica em casa, entretido com títulos como Marketing Boca a Boca.

Com isso, freqüenta pouquíssimo o Fellini, enquanto

gasta suas horas tentando encontrar idéias que possam ser aplicadas na

administração do restaurante. "Sou um felizardo", diz Nelson. "Afinal de contas, tenho tempo para pensar:"

Mas não é só a gastronomia de qualidade que garante o sucesso do Fellini. Em sua busca de informações, Nelson está encontrando meios para inovar na gestão do restaurante e conquistar a fidelidade de seus clientes. "Fazer comida linda é fácil", diz. "O difícil é ter lucro.

E todos têm um bom motivo para se preocupar com o dia-a-dia do Fellini:

Quanto melhor o desempenho do grupo maior será a distribuição dos ganhos entre eles. Com a equipe motivada fica mais fácil manter uma das características mais marcantes do Fellini: a obsessão pelo bom atendimento.

A preocupação em manter-se antenado com a clientela vai mais além.

Pelo menos duas vezes por ano, Nelson faz uma pesquisa com dois mil

freqüentadores do Fellini. Num questionário especial são feitas perguntas sobre a qualidade da comida, do atendimento e do ambiente.

Todas as reclamações e sugestões são ouvidas. Na última pesquisa, mais de 50% das pessoas classificaram o restaurante como "excelente". Ponto para o Fellini, que se beneficia do efeito multiplicador dessa avaliação. "Dê um sorriso todo dia e os clientes se tornam seus paladinos", afirma Nelson.

MISSÃO: Satisfação dos clientes internos e externos, oferecendo um atendimento personalizado, uma equipe permanentemente treinada, com uma comida saborosa e saudável oferecida a preço justo num ambiente limpo e familiar.

VALORES: Acreditamos na conduta empresarial baseada em padrões éticos de integridade e transparência.

VISÃO: Acreditamos no atendimento diferenciado e personalizado consolidando-se como uma empresa de qualidade, tendo como objetivo reter e permitir que cresçam os colaboradores, oferecer um preço justo aos clientes e manter a empresa profícua.

Provando ser possível ter uma operação aonde todos possam se sentir vencedores.

FILOSOFIA DA EMPRESA: Por termos conquistado com muito trabalho no decorrer desses 16 anos de existência uma sólida imagem de sermos um dos melhores restaurantes a quilo do Rio de Janeiro, essa liderança nos inspira e trás como mote procurar fazer melhor ainda do que foi feito no dia anterior.

PRODUTOS / SERVIÇOS:

Nossa atividade é um restaurante que envolve compra de produtos, processamento e venda aos clientes. Somos um bufê com cobrança a peso com uma proposta gastronômica e um atendimento diferenciado onde os donos participam diariamente das operações. Formamos uma base bem eclética de clientes principalmente pelo sistema de cobrança, que pela sua excelente relação custo-benefício atrai moradores, trabalhadores de empresas próximas e turistas. Pelo tipo de negócio que operamos atraímos um grande número de pessoas da 3ª idade.

Acreditamos no atendimento diferenciado e personalizado para consolidar-se como uma empresa de qualidade, tendo como objetivo reter e permitir que cresçam os colaboradores, oferecer um preço justo aos clientes e manter a empresa profícua.

Provando ser possível ter uma operação onde todos possam se sentir vencedores.

Pelo fato da empresa não estar voltada para o crescimento através da abertura de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com