TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos materiais

Tese: Recursos materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  2.517 Palavras (11 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 11

4.1 Recursos Materiais

Na Souza Cruz os ingredientes e a quantidade são diferentes para cada produto, dando uma identidade para cada marca de cigarro. A lista de ingredientes por marca descreve o que é adicionado ao fumo durante a manufatura, juntamente com outros materiais, como filtros, papéis e adesivos. Os ingredientes que são queimados quando o produto é consumido são o fumo, aromatizantes, papel de cigarros e os materiais, e os que não são queimados são os filtros, papéis de ponteira e alguns adesivos. Os valores para cada marca são mostrados em miligramas e em percentual em relação ao produto final. Podendo haver pequenas variações entre as quantidades adicionadas ao produto final em função dos procedimentos e tolerâncias durante o processo de manufatura. Já a lista composta informa todos os ingredientes utilizados na fabricação das marcas de cigarros de propriedade da companhia, seus números no Chemical Abstract Service, Flavor and Extract Manufacturers Association e Council of Europe, além das funções e os níveis máximos de uso que é a quantidade máxima de cada ingrediente em miligramas por cigarro que pode ser adicionada nas marcas dos produtos. Esta quantidade não reflete o nível do uso do ingrediente em uma marca, mas quer dizer que em

nenhuma marca este nível é ultrapassado. Alguns ingredientes são usados em uma ou mais marcas comercializadas pela Empresa, mas nenhuma marca contém todos os ingredientes constantes da lista.

Os ingredientes são as substâncias adicionadas ao fumo durante a fabricação dos cigarros e têm diferentes funções. Conforme descrito nas embalagens de cigarros, os ingredientes são os seguintes: mistura de fumos, açúcares, papel de cigarros, extratos vegetais e agentes de sabor. Esses ingredientes têm funções como: a nicotina ocorre naturalmente no tabaco, os ingredientes não fazem as pessoas a começarem a fumar e não influenciam a parar, e não são usados para atrair menores. Mas têm os seguintes objetivos: os umectantes retem a umidade do produto, as aglutinantes unem as particulas de fumo, os flavorizantes melhora o aroma da fumaça do cigarro, os açúcares homogeneízam os níveis de açúcares do fumo, os ameliorantes melhora a qualidade da fumaça. Todos os ingredientes adicionados ao cigarro são informados anualmente à ANVISA, inclusive a quantidade máxima utilizada em cada marca, e qualquer alteração também é informada.

Em todo o mundo os órgãos de saúde pública estabelecem regras para a adição de ingredientes em produtos para o consumo humano. A Souza Cruz só utiliza ingredientes em acordo com as legislações específicas brasileiras de alimentos, além de obedecer a critérios de países europeus, e passa por um controle de testes internos para aprovação de uso.

4.2 Recursos Patrimoniais

A estrutura patrimonial chegou a seis usinas

de beneficiamento, oito unidades fabris que produziam 21 bilhões de cigarros, 130 filiais e depósitos espalhados pelo país, com uma frota própria de cerca de 300 veículos.

4.3 Recursos Humanos

Os Recursos Humanos são responsáveis pelo patrimônio humano de qualquer negócio, na Souza Cruz tem por objetivo atrair, desenvolver e reter os recursos mais talentosos. O propósito de RH é o de ajudar a formar a cultura deste negócio dinâmico, criando um ambiente que enfatize e recompense o desempenho, enquanto apóia o processo de aprendizagem e desenvolvimento.

4.4 Recursos Financeiros

Finanças, na Souza Cruz, requer pessoas que sejam comercialmente sagazes, intelectualmente curiosas e totalmente comprometidas com o negócio, não apenas com estatísticas. A tarefa da área é a de trazer um enfoque financeiro para cada área funcional em todos os níveis, para ajudar a maximizar produtividade e lucratividade, desenvolvendo estratégias financeiras para apoiar os objetivos corporativos.

4.5 Recursos Tecnológicos

A tecnologia diz respeito ao atingimento das estratégias do negócio e da vantagem competitiva, através da implantação de soluções inovadoras e criativas. Engloba desde a assessoria às aplicações gerais de IT a consulta sobre técnicas específicas de hardware e software. Na Souza Cruz, não se acredita em tecnologia por si mesma. O mais importante é a aplicação prática das grandes idéias tecnológicas, a fim de ajudar a atingir os objetivos estratégicos da empresa.

4.6 Planejamento e Controle de Estoques (funções,

custos, políticas de estoque estocagem)

Na fábrica da Souza Cruz de Minas Gerais foi implementado um sistema de controle de expedição que controla os estoques e o fluxo de produtos dentro da expedição, esse sistema foi desenvolvido pela Teológica, empresa especializada em gestão dos processos de TI que foi batizado de Scote - Sistema de Controle de Expedição, o sistema foi desenvolvido para atender as peculiaridades dos negócios da companhia. A Souza Cruz precisava garantir a distribuição de aproximadamente 200 marcas de cigarros e otimizar a expedição dos processos para os depósitos de vendas em diversos Estados do Brasil. O desafio da Teclógica foi criar um sistema capaz de interagir os usuários e equipamentos, que atendesse a todas as necessidades da Souza Cruz e que estivesse preparado para as mudanças futuras. Com esse sistema a Souza Cruz obteve um melhor controle dos estoques por meio do rastreamento o que ajuda a determinar a data de entrada, local de armazenamento, a mudança de status e a organização da logística de entrega. O Scote está integrado ao sistema de gestão SAP, o que permite transparência e visualização a nível corporativo. Com a implementação, a Souza Cruz teve total automação do armazém de Uberlândia, integrando-o com as equipes de IT, Automação e a própria Teclógica. A Souza Cruz utilizava 13 sistemas legados, o que dificultava a comunicação e gerava grande volume de transcrição de dados e retrabalho. Os legados não dispunham de suporte de seus fabricantes, gerando um risco de parada nas operações de

armazenamento do produto acabado e embarque para os centros de distribuição, o que afetaria as operações depósito. Se qualquer problema da unidade de carga for detectado, é possível saber a localização, o destino, qual o caminhão e o horário. Uma das limitações do antigo sistema era o carregamento de quatro carretas, hoje o carregamento é de até sete, sem perda de eficiência. O tempo de carregamento foi reduzido em 20% e a capacidade diária aumentou de 15 para 18 carretas. Com as informações dentro de um só sistema e o rastreamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com