TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos materiais e patrimoniais

Tese: Recursos materiais e patrimoniais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1 – Recursos materiais e patrimoniais.

Administração de materiais é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimentos, transporte e manutenção de materiais de uma organização.

Correspondendo no seu todo ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias a definição á qualidade, aquisição, guarda, controle a aplicação dos materiais e a atividades operacionais de uma organização, independente de sua natureza.

A administração de material classifica os mesmos conforme necessidade e cultura de cada empresa, existindo vários critérios de classificação, como: utilização, valor econômico e valor estratégico. A política de material de cada empresa varia conforme classificação de seus materiais e ramo de atividade.

Um uso comum seria a padronização dos materiais em uso na empresa, criando um catalogo de materiais com suas especificações pertinentes. O transporte de materiais interno ou externo é uma grande preocupação da logística, pois o desempenho na sua execução é crucial, determinando assim um fator positivo ou não.

O gestor pode se utilizar de técnicas e métodos para a otimização seus resultados planejando ciclos e modos de administrar o material de maneira a gerar resultados positivos.

Os fatores de organização e métodos, qualidade, informação, exercem papel fundamental para que a equipe esteja encaixada e executando os processos de maneira adequada. Trabalhando para que assim se alcance os resultados esperados dentro da administração de matérias.

Podemos dizer dentro de todo o contexto apresentado que a administração de materiais requer inovação de forma a pensar seus processos, produtos, posicionamento e paradigma de maneira que o cliente perceba o valor superior demonstrando a competência da empresa que é o que se tem de melhor perante a concorrência. Beneficiando não apenas a própria empresa, mas sim as partes envolvidas, de certa forma resultando em uma relação de ganha – ganha.

Etapa 2 – Gestão de estoque e compras.

O capitulo estuda sobre o desempenho, enfoques e tendências da administração de materiais.

A medida de desempenho é uma maneira de medir o desempenho em determinada área, e de agir sobre os desvios em relação aos objetivos traçados. Os enfoques dos administradores de materiais serão dirigidos á administração de recursos, sistemas de controle e de informações, e processos. A administração de recursos é baseada em técnicas que integram os elementos de tecnologia de manufatura e aperfeiçoam a utilização de pessoas, materiais e instalações ou equipamentos, as mais empregadas são serão as ligadas a materiais, fábricas, equipamentos e pessoas. Os sistemas de controle e informação envolvem as operações de manufatura, definições de produtos e processo de integração de sistemas tecnológicos, a utilização do mesmo leva a uma melhoria de produtividade, controle mais rígido dos ativos realmente importantes, ambientes de fabrica flexíveis, responsabilidade maior para níveis mais baixos com a conseqüente demanda de pessoal com maior escolaridade.As tendências para a administração de materiais surgem principalmente com o avanço da tecnologia.As principais técnicas ligada a administração de materiais são: Just-in-time, fornecedor preferencial, programação de fornecedores e kanban.

A gestão de estoques tem o objetivo de otimizar o investimento em estoques, aumentando o uso eficiente dos meios da empresa , minimizando as necessidades de capital investido.Uma das principais dificuldades dentro da gestão de estoques está em buscar conciliar da melhor maneira possível os diferentes objetivos de cada departamento da empresa para os estoques, sem prejudicar a operacionalidade da empresa.

As vantagens da aplicação de uma gestão de estoques são:

* A principal vantagem dos estoques é que podem ser usados para enfrentar uma situação de falta, de privação do que é necessário.

* Um estoque consegue satisfazer uma procura uniforme.

* De modo a enfrentar variações ou balanços da procura, mesmo sendo essa procura mais ou menos constante

* Possibilidade de se adquirir baixos preços para se revender quando os preços são elevados.

* Evitar o desconforto devido a entregas e aquisições com elevada freqüência.

A gestão de compras é tida como um fator estratégico nos negócios, focalizando o volume dos recursos, sobretudo financeiros, sua função é compactuar com todos os departamentos da empresa, tem como objetivo a deficiência a obtenção dos materiais certos, das quantidades corretas, das entregas atentadas e dos preços mais vantajosos. Sua importância é a aquisição de matérias-primas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com