TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de computação em nuvem

Artigo: O conceito de computação em nuvem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  Artigo  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

Introdução ...........................................................................................01

Chrome OS .........................................................................................02

EyeOS .................................................................................................03

Microsoft Windows Azure .................................................................04

Conclusão ............................................................................................05

Bibliografia..........................................................................................06

Introdução

O conceito de computação em nuvem refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. A seguir veremos algumas opções para essa inovação no mundo da computação. 

Chrome OS

Criado há cerca de dois anos como um desdobramento do projeto opensource Chromium, que visava desenvolver um sistema operacional que fosse mais simples, rápido e seguro para quem passa a maior parte de seu tempo conectado à internet. Esse sistema operacional não possui a tão comum área de trabalho, pois a janela de trabalho é o próprio navegador semelhante com a do navegador Google chrome. Resumindo, a tela de trabalho é como uma janela do navegador Chrome maximizada e com informações adicionais como nível de bateria, data e hora e nível de sinal (Wi-Fi ou 3G).

Quando o computador é ligado, a primeira coisa que o usuário tem que fazer é entrar com as informações de login de sua conta Google. Caso ele não possua uma, pode usar o computador como visitante. Feito o login, o Chrome OS fará a sincronização dos dados e informações do usuário, fazendo com que documentos do Google Docs, fotos do Picasa, compromissos do Google Agenda e todos os outros serviços da gigante das buscas fiquem constantemente atualizados na nuvem.

Algumas desvantagens da vida no navegador estão principalmente no costume que os usuários de PCs – seja Windows ou Linux – e Macs têm de ver todo o seu conteúdo em pastas, em arquivos, em ícones. No Chrome OS isso não existe. O usuário consegue trabalhar com as pastas de downloads do navegador e as pastas de unidades móveis, porém apenas para visualização. As operações que podem ser feitas são baseadas também na nuvem, ou seja, o usuário pode baixar arquivos para sua unidade móvel ou subir arquivos para a nuvem. Mais um detalhe é que os Chromebooks não possuem disco rígido, utilizando memória de estado sólido (SSD) de 16 GB, o que deixa claro que armazenar milhões de arquivos não é o propósito do sistema.

Outro detalhe muito importante e que poderá trazer alguns problemas para usuários comuns é a não possibilidade de instalação de aplicativos bastante populares como clientes de email, programas de mensagens instantâneas, editores de imagem, tocadores de vídeo, entre outros. Porém, a Google possui a Chrome Web Store, que já oferece uma boa quantidade de aplicativos web que podem ser instalados diretamente no navegador.

EyeOS

EyeOS é um sistema do linux para escritórios, de código aberto, gratuito e multi-plataforma. É licenciado sobre a licença GPL. O pacote básico inclui uma estrutura completa de um sistema operacional e algumas aplicações de escritório, como um processador de texto, calendário, gerenciador de arquivos, programa mensageiro, navegador, calculadora, entre outros. O eyeOS é um projeto que iniciou com um pequeno grupo de programadores em Barcelona, na Espanha.

Neste aplicativo você pode instalar novos aplicativos, como editor de texto, mp3 player, entre outros plug-ins.

Ele usa os poderes atuais do HTML, PHP, AJAX e JavaScript para disponibilizar um ambiente de área de trabalho dinâmico e com mobilidade. O eyeOS pode ser utilizado de várias maneiras desde empresas a escolas. Uma das características do sistema voltadas para o uso pessoal é a mobilidade de arquivos. Ele permite o acesso aos arquivos do usuário armazenados e ainda permite o usuário editar os arquivos pela internet. Já para o ramo de administração o eyeOS permite a comunicação entre os usuários que utilizam o sistema, sendo que devido ele rodar diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com